cidade de

EXPERIÊNCIA

Plataforma para registrar histórico de saúde dos pets vence 12ª edição do JEDI

Entre os dez projetos de empreendedorismo, WikiPet levou o prêmio de R$ 12 mil reais. Na categoria intraempreendedorismo foram cinco concorrentes e o time da BMW ficou em primeiro.

Com apresentação final de 15 projetos (dez de empreendedorismo e cinco de intraempreendedorismo) o JEDI - Jornada de Empreendedorismo, Desenvolvimento e Inovação - reuniu mais de 60 participantes, de 17 equipes, e um grupo de 30 mentores, que atuam de forma voluntária, com conhecimentos e experiências diversos. Durante dez dias, em atividades presenciais no Ágora Tech Park e Link Lab Acate ou atividades online, os times trabalharam para transformar uma ideia em um novo negócio ou solucionar um problema do negócio já existente de forma inovadora.


Na categoria empreendedorismo o prêmio de R$ 12 mil, entre outros benefícios, ficou com o WikiPet, time que desenvolveu uma plataforma para registrar o histórico de saúde dos pets, desde exames, vacinas entre outras informações de saúde. Quatro projetos foram considerados aprovados pelos jurados: Hallco, AGRVision, CleverCo e Therapy Box. E três projetos foram aprovados com ressalvas: Economi-Z, DevolveAí e SafeRoad.


Na categoria intraempreendedorismo, o primeiro lugar ficou com um projeto do time da BMW, segundo lugar com o Bonja e terceiro lugar com a Fundação Pró-Rim. São projetos de melhorias de processos que serão implementadas internamente pelas empresas, pois representam ganhos de eficiência para os negócios. A apresentação dos pitches aos jurados, no último dia do evento, contou com a presença de público convidado e familiares dos participantes da jornada.


Cada time apresentou sua ideia em três minutos e teve quatro minutos para responder às dúvidas do time de jurados: Fernando Nunes, CEO e fundador da Transfeera; Tyara Nascimento, designer têxtil e fundadora da Molde.me; e Jorge Fernandes, diretor-presidente da Softville e sócio fundador da Young Tech Sistemas. “Bons times, muito preparo e boas ideias. Vi engajamento e foco em construir valor e entregar soluções que ajudem pessoas e negócios e possam transformar a sociedade”, destaca Fernando.


Tyara acredita que os projetos apresentaram um alto nível, e que foi possível observar validação em cada um dos aspectos, tanto que a maioria dos projetos foi aprovada. “Também foi perceptível o trabalho dos mentores em conduzir os empreendedores nas melhores práticas de validação de negócios. Não foi uma escolha fácil, pois vários projetos mereciam o prêmio. Também me chamou atenção os projetos de intraempreendedorismo e o alto grau de comprometimento dos colaboradores em buscar soluções para grandes problemas das empresas em que trabalham”, conta.


Jorge reforça que é sempre uma honra participar de eventos relevantes como o JEDI. “Fiquei muito feliz com o nível dos projetos desta edição e com a variedade de ideias apresentadas. Tenho certeza de que logo vamos ouvir falar muito de algumas das startups que surgiram nesta jornada!". Mesmo após o encerramento da jornada, os times vão continuar recebendo apoio e mentoria para colocar seus negócios em prática. A 13ª edição do JEDI ocorre no mês de outubro.


Soluções inovadoras para problemas reais


Realizado pelo Join.Valle em parceria com o Sebrae Santa Catarina, o JEDI promove o empreendedorismo e busca soluções inovadoras para problemas enfrentados por empresas e pela sociedade. “O JEDI é muito mais que um programa de empreendedorismo. Com ênfase na inovação, tecnologia e modernos modelos de negócios é um verdadeiro catalisador para transformar ideias em empreendimentos de sucesso”, explica o diretor executivo do Join.Valle, Fabiano Dell Agnolo, que também atuou como mentor da jornada.


Nas onze edições realizadas até 2023, foram mais de 900 participantes, 80 mentores, 120 equipes formadas e 30 startups surgidas. Entre os objetivos do JEDI estão proporcionar a criação de novos negócios, capacitar e guiar os participantes em metodologias pré-definidas de empreendedorismo inovador, estimular e fomentar a prática do empreendedorismo e da inovação e proporcionar o desenvolvimento de soluções inovadoras de intraempreendedorismo.


Conforme Fabiano, o programa existe para transformar pessoas e promover o espírito empreendedor, independentemente se a pessoa vai abrir um novo negócio ou vai atuar dentro de uma empresa. Nesta edição ele destaca a maturidade da metodologia e projetos alinhados com reais do mercado. “Programas como o JEDI são essenciais porque observamos ideias se tornando negócios. No Sebrae temos como bandeiras prioritárias a inovação e a jornada do empreendedorismo inovador”, complementa Daniela Dalfovo, Gestora de projetos do Sebrae/SC.



Grupo unido pelo amor aos pets


Manuella Sissy, Hebert Barbosa, Pietro Kucharski, João Otávio e Ryan Gustavo Benevides de Souza têm em comum o amor pelos pets e, agora, a vontade de empreender com o Wiki Pet - projeto que levou o prêmio da 12ª edição do JEDI. O caminho deles se cruzou durante o Startup Weekend Joinville no final do mês de abril. Para quem não conhece, o SW tem uma proposta de unir pessoas diversas e montar uma startup em 54 horas de atividades, entre sexta e domingo.


É importante detalhar tudo isso porque quando o grupo se conheceu e começou a trabalhar junto o projeto não tinha nada a ver com pets. Eles são unânimes em dizer que até a noite de sábado poderiam ser considerados o pior time do SW. E foi num momento de crise, mas também de conversa sincera que os pets entraram na jogada e mudaram o rumo das coisas. O grupo pivotou - no universo das startups, o termo tem o sentido de mudar o direcionamento do negócio - e acabou vencendo o SW com o projeto do WikiPet. Com isso, ganharam a inscrição para a 12ª edição do JEDI.


Eles chegaram ao JEDI cheios de vontade de lapidar o WikiPet para de fato transformar a ideia num negócio. “Nos conhecemos há pouco mais de 30 dias e somos praticamente uma família. No SW foram tantas reviravoltas que nós fomos para a final muito despretensiosos. Dei o meu melhor no pitch, mas não imaginávamos ganhar. A partir dali, fizemos reuniões semanais e entramos no JEDI com foco em vencer e ter a oportunidade de fazer nosso negócio acontecer”, explica Manuella, advogada, apaixonada por pets. “Eu soluciono problemas na área do direito e agora quero solucionar esta dificuldade dos pais de pet, porque os pets são muito importantes para seus tutores e fazem parte das famílias”.


Hebert é formado em Medicina Veterinária, mas fez uma transição de carreira para a área de tecnologia em função de um tratamento de saúde. Foi por tudo isso que chegou em Joinville e agora se sente realizado em unir os conhecimentos com algo relacionado aos pets. João é de Canoinhas, Planalto Norte de Santa Catarina, e mora em Joinville desde 2011. Veio para estudar Tecnologia da Informação, mudou para Publicidade e há alguns anos trabalha como fotógrafo e videomaker. Entre as paixões está o trabalho de fotografia profissional de animais.


Pietro se inscreveu no SW por incentivo da mãe. A vontade de empreender surgiu durante o programa e foi reforçada agora, com o JEDI. “Mudei minha visão sobre empreendedorismo. Estes programas despertaram uma vontade de fazer a coisa acontecer”, explica. Com 21 anos, Pietro faz Ciência da Computação, desenvolve aplicativos e é também apaixonado por tecnologia. Nasceu em Santos e mora há dez anos em Joinville e é atleta de futebol americano pelo Timbó Rex. Tem pets desde que se conhece por gente. Já Ryan, também apaixonado por pets, faz Comércio Exterior na Univille e foi num sorteio da universidade que ganhou o ingresso para o SW e segundo ele, mergulhou nesse maravilhoso mundo do empreendedorismo.


JEDI tem metodologia diferenciada


Na avaliação de Fabiano Dell Agnolo o que torna o JEDI especial é a metodologia diferenciada. “A metodologia foca em problemas reais e relevantes no mercado, tem processos de validação robustos e consistentes, um time de mentores altamente qualificados, acesso à parceiros de tecnologias avançadas, além de curadoria no perfil dos participantes e auxílio pré e pós JEDI”, destaca.


Durante atividades presenciais e online da jornada, além das mentorias individualizadas e uma série de dinâmicas práticas realizadas pelo time de mentores, os participantes recebem uma série de treinamentos e novos conhecimentos que ajudam a transformar aquela ideia inicial de fato em um possível negócio. Fabiano apresentou o workshop “Definição de Problema”. Grasiéle Nazário, executiva da Softville apresentou o workshop “Processo de Validação”. Giovani Zamboni, líder da equipe de desenvolvimento da TOTVs Labs, apresentou o workshop “Ideação e MVP” (mínimo produto viável, em tradução para o português). Rogers Pereira, CEO da Magrathea Labs, apresentou o workshop “Pitch Matador”.


A multi-empreendedora Déia Zoboli apresentou o workshop “Modelo de Negócio e Monetização”. “O objetivo era levar ferramentas para que as equipes pudessem olhar suas ideias estrategicamente, aplicar o Lean Startup e Canvas, para poder modelar as principais áreas envolvidas no negócio e analisar a viabilidade dele. Explicamos cada box, o que deveria ser pensado e estruturado ali. Com uma visão holística do negócio, o empreendedor consegue ter clareza que pontos precisam ser refinados, clareza de quem é o cliente, dos custos, de como estruturar a monetização e geração de receita”, pontua Déia.


O co-fundador e diretor de receita da Analisou, Vinícius Candil, apresentou o workshop “Mercado, Concorrência e Precificação”. “São informações fundamentais em um pitch, pontos que ajudam as equipes a definirem o potencial e escala de cada negócio. Foram abordados exemplos práticos de como grandes empresas definem o seu mercado, além de sugestões de onde obter esse tipo de dado. Em relação à concorrência, provocamos as equipes a pensarem não somente nos concorrentes diretos, mas também nos indiretos. No momento da definição do preço do seu produto ou serviço, abordamos tópicos como benchmarking com concorrentes, custos e a margem esperada, para que os negócios se sustentem”, explica Vinícius.


Palestra inspiradora na abertura


João Ozório, CEO da YAK Tratores Elétricos, foi participante das primeiras edições da jornada e contou um pouco da sua história na abertura da 12ª edição. "O JEDI foi superimportante para me ajudar a colocar em prática alguns conceitos que eu até conhecia, mas sem ajuda de mentores e outras pessoas do mercado era mais difícil aplicar. No programa você se força a usar esses conceitos para conseguir evoluir na jornada e isso é muito bom. Com o JEDI eu também criei conexões importantes e duradouras, que contribuíram muito para o meu negócio", explica.


A trajetória empreendedora de João teve início em 2011, quando junto com um sócio montou um escritório de publicidade e design. Ele acredita que a experiência acelerou sua formação como empreendedor. "Foi então que em 2016 surgiu a ideia da YAK, um sonho grandioso com o potencial de realizar todos os meus objetivos como empreendedor. Este projeto não representava apenas uma oportunidade de negócio, mas também a materialização de anos de aspirações e ambições", destaca.


Marcas que apoiam o evento


A 12ª edição do JEDI é uma realização do Join.Valle e Sebrae/SC, com patrocínio da Whirpool, Hub Colmeia, Sicoob e Stagio; parceria das empresas mantenedoras do Join.Valle (Arcelor Mittal, Acredicoop, BMW, Bonja, Fiesc, Martinelli Advogados, Metal Group, SoftExpert, Perini Business Park e SS&T Advogados); e apoio da Acate, Fab Lab Joinville, Ágora Tech Park e Softville.


Por Joinville Convention Bureau 26 de novembro de 2025
Programação gratuita ocorre nos dias 29 e 30 de novembro e 6 e 7 de dezembro, com oficinas, apresentações artísticas e a chegada especial do Papai Noel
Por Joinville Convention Bureau 26 de novembro de 2025
A programação no teatro vai de 2 a 6 de dezembro. No sábado, 6, às 16h, haverá a Sessão Azul. Nos outros dias, as sessões serão às 20h. Ingresso solidário disponível e o encerramento será gratuito.
Por Joinville Convention Bureau 26 de novembro de 2025
Com atrações gratuitas, o evento traz neste sábado (29) e domingo (30) apresentações musicais no Saguaçu, Vila Nova, Aventureiro e Pirabeiraba.
Por Joinville Convention Bureau 26 de novembro de 2025
No domingo, 30 de novembro de 2025, o Morro do Amaral, uma das comunidades tradicionais mais simbólicas de Joinville, recebe uma programação especial que une oficina e apresentação do auto folclórico Boi de Mamão, Boi de Inclusão.
Por Joinville Convention Bureau 26 de novembro de 2025
No verão, Joinville também é destino de água fresca: rios, cachoeiras, baía e até parque de flores viram convite para se molhar e aproveitar o calor. Neste guia, você descobre 8 lugares imperdíveis para tomar banho de rio, mar ou piscina natural e viver dias leves em meio à natureza.
Por Joinville Convention Bureau 17 de novembro de 2025
A primeira edição da FLIJ – Festa Literária de Joinville, terá sua primeira edição nos dias 5, 6 e 7 de dezembro, de sexta a domingo, no Saltare Centro de Dança. Com uma proposta inovadora, o evento irá se destacar por explorar a literatura em diálogo com outras linguagens artísticas, como música, dança, artes visuais,
Por Joinville Convention Bureau 17 de novembro de 2025
Chegada do Papai Noel do Shopping Mueller será na quinta-feira, dia 20 de novembro.
Por Joinville Convention Bureau 17 de novembro de 2025
A comédia com atriz Adriana Birolli será no próximo domingo, dia 23, às 18h, no Teatro da Liga em Joinville.
Por Joinville Convention Bureau 13 de novembro de 2025
No dia 22 de novembro, às 19h, o espetáculo “Show do Bita – Festa dos Bichos” transforma a Arena do Centreventos Cau Hansen em um grande palco para a imaginação infantil.
Por Joinville Convention Bureau 13 de novembro de 2025
Nos dias 21 e 23 de novembro, o Gala Joinville toma conta do Centreventos Cau Hansen com dois espetáculos especiais: “Clássicos da Música Sertaneja”, com a Camerata Florianópolis, e o balé “O Quebra-Nozes”, com a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil.
Por Joinville Convention Bureau 13 de novembro de 2025
Dia 20/11, às 20h, Diogo Portugal apresenta em Joinville o stand up “Burrice Artificial”. Com humor inteligente e irreverente, ele faz o público rir enquanto reflete sobre a nossa dependência da tecnologia.
Por Joinville Convention Bureau 11 de novembro de 2025
Para fortalecer o ambiente de negócios e fomentar o empreendedorismo, o Sebrae promove, no dia 26 de novembro, a primeira edição do Empreende Joinville com apoio da CDL Joinville e do Pedem Saúde. O evento é gratuito e será realizado na Expoville.
Mais Posts

Notícias do Convention Bureau

Por Luciana Imhof 4 de dezembro de 2025
O portfólio reúne atrativos culturais, naturais e de turismo rural, além de serviços, espaços e experiências desenhadas para receber demandas personalizadas do mercado corporativo.
Por Mariana Tomita 4 de dezembro de 2025
Villa Passaredo: charme, natureza e estrutura em Tijucas do Sul (PR)
Por Luciana Imhof 27 de novembro de 2025
O 2º Encontro de Líderes da Hotelaria de Joinville e Região reuniu nesta 3ªfeira (25), no Rooftop Rolf Colin, diretores e gerentes dos hotéis da região. Organizado pelo Joinville e Região Convention & Visitors Bureau (JRCVB), o evento possibilitou a troca de conteúdo e networking, em comemoração ao Dia do Hoteleiro.
Por Mariana Tomita 27 de novembro de 2025
Meu Menu é a Nova Associada do Joinville Convention Bureau
Por Luciana Imhof 26 de novembro de 2025
Em parceria com a Associação Joinvilense de Amadores de Orquídeas (AJAO), o Joinville e Região Convention & Visitors Bureau (JRCVB) levou os Embaixadores de Eventos para a Festa das Flores, na noite de segunda-feira (17), antes mesmo da sua abertura oficial.
Por Luciana Imhof 26 de novembro de 2025
“A escolha de Joinville reforça o posicionamento da cidade como um destino de destaque no turismo de negócios e eventos, segmento que movimenta a economia local e impulsiona setores como hospedagem, gastronomia, transporte e serviços”, comenta o executivo.
Por Luciana Imhof 26 de novembro de 2025
A programação contou com rodadas de negócios, capacitações e encontros Institucionais, reunindo representantes do trade turístico catarinense, operadoras internacionais, companhias aéreas e autoridades dos dois países.
Por Luciana Imhof 6 de outubro de 2025
O futuro do Turismo na cidade foi o tema central do Joinville Hub, que ocorreu nesta semana no Ágora Tech Park. Referências nacionais do setor tiveram fala no evento e abordaram as tendências do mercado, fizeram apresentação de cases, painéis e troca de experiências.
Por Luciana Imhof 6 de outubro de 2025
A participação no RoadShow reforça a estratégia de atuação contínua no mercado argentino, aprofundando relações comerciais e ampliando a promoção de Joinville junto aos principais intermediários do setor.
Por Luciana Imhof 6 de outubro de 2025
Joinville marcou presença na FIT – Feira Internacional de Turismo da América Latina, realizada entre os dias 27 e 30 de setembro em Buenos Aires.
Por Mariana Tomita 26 de setembro de 2025
Com tradição em frutos do mar, o Restaurante Lagoa combina ingredientes frescos, cardápio variado e atendimento acolhedor. À beira da Baía Babitonga, oferece um ambiente agradável, ideal para momentos de lazer, encontros especiais e eventos gastronômicos.
Por Mariana Tomita 18 de setembro de 2025
Especializada em transporte executivo com conforto e segurança, a empresa oferece vans modernas, motoristas qualificados, atendimento personalizado e serviço 24h para eventos, transfers e viagens corporativas.
Mais Posts