
ExpoInovação reúne 5 mil visitantes e se consolida como um dos principais eventos de inovação do Sul do Brasil

A 12ª edição da ExpoInovação terminou com chave de ouro na noite desta quinta-feira em Joinville, com a esperada Batalha de Startups e a palestra inspiradora do comunicador Arthur Gubert, “Guia de sobrevivência para o futuro”. Com público recorde de 5 mil visitantes, superando 2024, a ExpoInovação se consolida como um dos principais eventos de inovação do Sul do Brasil, fortalecendo a economia e dando relevância ao ecossistema local.
Nos quatro palcos simultâneos foram 70 palestrantes e mais de 50 horas de conteúdo de temas variados, que dialogam com todas as áreas das empresas. Na feira de exposições, 160 marcas e 100 startups mostraram negócios e soluções que já estão no mercado. “Temos uma característica muito importante da ExpoInovação que é reunir tomadores de decisão das empresas. Por isso é um espaço relevante para o fechamento de negócios”, explica Grasiéle Nazário, executiva da Softville, responsável pela organização do evento.
“Na edição deste ano, cumprimos nosso propósito de ter um evento que reúne num mesmo ambiente a comunidade, as instituições, as empresas, as startups, as universidades e o poder público e ajuda a posicionar Joinville como referência em tecnologia, inovação e empreendedorismo. É o resultado visível do trabalho de todo o ecossistema”, destaca Grasiéle. A data da próxima ExpoInovação já está marcada: será nos dias 23 e 24 de setembro de 2026.
“A ExpoInovação está super consolidada e cada vez maior. Somos uma cidade de tecnologia e de inovação, por isso fazer esse tipo de evento é fundamental para a gente reunir o ecossistema. E inovação acontece dessa forma, com trocas de experiências e conexões. A ExpoInovação tem ajudado a cidade de Joinville a continuar crescendo e gerando oportunidades”, destaca o prefeito de Joinville, Adriano Silva.
O gerente da regional Norte do Sebrae, Jaime Dias Júnior, observa que o Sebrae participa justamente para impulsionar esses encontros e apoiar os empreendedores nos próximos passos. “A ExpoInovação 2025 reafirma seu papel como ambiente estratégico para quem empreende e inova. Mais do que conteúdos de qualidade, o evento cria oportunidades reais de negócios e acelera o amadurecimento de ideias. Essa energia favorece parcerias, rodadas de investimento e novas soluções para o mercado”, diz.
Modesto Ferrer, presidente do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Joinville (COMCITI) também reforça esse papel da ExpoInovação como espaço de conexão. “É mais do que uma feira ou uma conferência. É um espaço incrível de conexão, de troca de experiências e de construção coletiva do futuro”, reforça. A ExpoInovação 2025 foi organizada pela Softville, com realização da Prefeitura e Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia (COMCITI) e apoio do Sebrae/SC e todo o ecossistema de inovação de Joinville.
Conteúdo e emoção no palco
No encerramento da ExpoInovação 2025 Arthur Gubert trouxe para o debate os desafios da mudança, mostrando estratégias práticas para quem deseja se reinventar na era do conteúdo. O tema é complementar a palestra de abertura “Conflito de gerações: a gente vai ter que se entender!” de Dado Schneider, que fez o público refletir sobre o futuro do trabalho, e o que empresas e profissionais precisam fazer para prosperar em meio às transformações aceleradas. Entre os grandes nomes que subiram ao palco, destaque também para Luciano Potter com a palestra “Porque ouvir histórias vai mudar a sua vida”.
A Batalha de Startups, realizada pela segunda vez na ExpoInovação, foi uma atração à parte. Nove startups deram um show na Arena 360 defendendo seus negócios para uma banca de jurados, que atuam no mercado de investimentos e aceleração de negócios inovadores. Em rodadas de um minuto, as startups foram apresentando o problema que resolvem na sociedade, como é a solução e o modelo de negócio e responderam perguntas dos jurados. A Nanobiocell foi a grande vencedora e levou para casa o cheque de R$ 10 mil reais.
“Foi uma emoção participar da Batalha. Concorrentes muito fortes e todos estavam muito preparados. Eu fiquei muito feliz de poder trazer essa vitória para a Nanobiocell, porque mais importante do que o prêmio é a vitrine que essa batalha representa”, destaca Katiusca Wessler Miranda, CEO e fundadora da Nanobiocell, em Joinville. A partir de pesquisas de Katiusca e da sócia, Janaina Howarth, duas pós-doutoras em engenharia de materiais, surgiu um dos produtos da Nanobiocell: uma linha de curativos avançados com tecnologia de ponta para o tratamento e regeneração de feridas crônicas.
Realizada pelo JoinVC — Hub de Aceleração e Investimentos do Join.Valle, a Batalha tem o objetivo de dar visibilidade às soluções mais promissoras, gerar conexões relevantes e acelerar o crescimento de quem está pronto para escalar. “A arena da Batalha é, ao mesmo tempo, um palco de competição pelo prêmio financeiro e uma vitrine para oportunidades”, destaca o diretor executivo do Join.Valle, Rogers Pereira. Além da Nanobiocell, participaram da Batalha em 2025 as startups Aiooh, Evous, Orcon, Indicafy, Netcred, Coostura, Synvo e TEAjudo.
Notícias do Convention Bureau

