cidade de

EXPERIÊNCIA

Ações de promoção turística projetam Joinville como destino de lazer e negócios

Uma série de ações direcionadas a diferentes públicos vem sendo executadas com o objetivo de promover Joinville como destino turístico de lazer e de negócios, em âmbito nacional.


Desde o último mês de março, o plano de ação elaborado para a promoção turística da cidade ganhou força com o convênio firmado entre Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), e o Joinville e Região Convention & Visitors Bureau.


As iniciativas vão desde visitas técnicas de operadores de viagem que vieram a Joinville conhecer suas experiências e potencialidades, capacitação do trade turístico, maior presença no ambiente digital, participação arrojada nas feiras de turismo, até criação e produção de novos materiais promocionais impressos, digitais e audiovisuais.


“O Joinville Convention Bureau sempre atuou de maneira efetiva na promoção do turismo da cidade. A parceria inédita firmada com a Prefeitura de Joinville está nos permitindo expandir e fortalecer essas iniciativas que já demonstram resultados positivos”, avalia Giuliano de Mello, presidente do JRCVB.


Uma das ações viabilizadas pelo convênio foi a contratação da Imaginadora. A agência de marketing que representa a cidade como destino turístico tem a missão de desenvolver estratégias voltadas aos canais de comunicação (operadoras e agências de viagens), treinamentos e capacitações para agentes do trade turístico, além de ações de marketing digital.


Entre as ações já executadas para o primeiro público, estão dois famtours que apresentaram as experiências e atrativos que Joinville oferece. O primeiro grupo foi formado por operadores de turismo especializados no segmento MICE (Meetings, Incentives, Conferences and Exhibitions) e, o segundo, reuniu operadores e jornalistas que vieram conhecer o turismo de lazer da cidade.


Já para o trade turístico de Joinville, a Imaginadora articulou o seminário “Redefinindo o Turismo: Experiências que Transformam”. No evento on line, profissionais especializados no segmento MICE apresentaram aos empresários e representantes locais, experiências, tendências e dicas sobre como impulsionar o turismo corporativo.


Presença digital


Essenciais para o trabalho de promoção turística, as redes sociais também passaram por realinhamentos.


Com gestão estratégica, as ações orgânicas e patrocinadas publicadas no perfil @visitejoinville, no Instagram, alcançaram 325 mil pessoas, desde o início do mês de março. Já o público alcançado pela página Visite Joinville – SC, no Facebook, superou 1 milhão de pessoas, no mesmo período.


Ainda por meio do convênio, outras ações digitais estão em desenvolvimento para promover a marca Joinville como destino turístico.


Entre elas, a criação de uma plataforma digital com fotos e informações sobre a cidade e seus atrativos. O turista poderá acessá-la por meio de quatro totens e QR codes que serão instalados diferentes locais. Ao navegar, o visitante será guiado por atendentes virtuais. Em quatro idiomas, os avatares darão informações ao turista que poderá percorrer a cidade e visualizar os locais em fotos 360º.


Feiras e materiais promocionais


A participação de Joinville em feiras e eventos do setor ganhará mais impulso por meio do convênio da Prefeitura de Joinville e Joinville Convention Bureau.


Na ABAV Expo, que acontecerá no Rio de Janeiro (RJ), em setembro, e na Festuris Gramado, programada para o mês de novembro, Joinville estará presente com estande próprio. Com projeto exclusivo, o espaço de 30 metros quadrados vai retratar elementos que compõem a identidade da cidade, destacando suas potencialidades culturais, artísticas e naturais.


Para completar a customização do estande, a equipe estará uniformizada e treinada para divulgar aos operadores e agentes de turismo vindos de todas as regiões do Brasil e também do exterior, os atrativos e experiências que Joinville oferece a públicos de todos os estilos e idades. Ativações e atividades interativas também serão realizadas com o objetivo de atrair o público ao estande.


Ainda durante os eventos, serão distribuídos novos materiais promocionais que estão sendo produzidos. Entre eles, mapas turísticos, folders e uma revista atualizada especialmente utilizada em ações para captação de eventos.


Completando o conjunto de novos materiais promocionais, está a produção de um audiovisual de Joinville que vai apresentar a cidade, suas forças e vocações, em quatro idiomas. O filme terá cerca de três minutos de duração e versões compactas adaptadas para as redes sociais.


O lançamento da plataforma digital e do audiovisual deverão acontecer no mês de setembro, sendo que o vídeo já será exibido durante a ABAV Expo no estande de Joinville.


De acordo como presidente do JRCVB, o apoio do Poder Público e o trabalho conjunto do trade turístico, representam a oportunidade de Joinville se projetar no cenário do turismo nacional.


“Além de potencializar o trabalho realizado pelo Joinville Convention Bureau, o convênio com a Prefeitura de Joinville ajuda a desburocratizar o processo e agilizar a execução de ações estratégicas. Em um trabalho conjunto com a Secretaria de Cultura e Turismo, estamos buscando as melhores soluções para tornar a nossa cidade cada vez mais atrativa para o turismo de negócios e de lazer”, conclui Giuliano de Mello.

30 de julho de 2025
O programa "Por Dentro do BMW Group Brasil" proporciona uma imersão profunda na história e nos processos de produção da BMW, destacando a precisão e a tecnologia que tornam os carros da marca sinônimo de qualidade e inovação.
Por Joinville Convention Bureau 29 de julho de 2025
O Museu de Arte de Joinville (MAJ) apresenta a exposição "Corpo-carne Corpo-sagrado", uma instigante mostra que coloca em diálogo a produção contemporânea do artista Smekatz com obras selecionadas do acervo do museu, assinadas por Hamilton Machado, Luiz Henrique Schwanke, Rosana Bortolin e Siron Franco.
Por Joinville Convention Bureau 24 de julho de 2025
Pelo terceiro ano consecutivo a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil realiza uma participação especial no palco do Garten Shopping, no dia 25 de julho, durante o Festival de Dança de Joinville.
Por Joinville Convention Bureau 23 de julho de 2025
Shopping Mueller anuncia programação especial durante o 42º Festival de Dança de Joinville
Por Joinville Convention Bureau 21 de julho de 2025
Nos dias 22, 25 e 27 de julho o Musicarium preparou uma programação especial com três apresentações no Teatro Coree.
Por Joinville Convention Bureau 21 de julho de 2025
A programação contará com a inauguração do Espaço Lago, uma ambientação especial dedicada ao universo do livro e à beleza do ballet, aberta ao público a partir de 21 de julho. Uma manhã de autógrafos com a autora será realizada no dia 26 de julho, das 10h às 13h. Ambas as atrações ocorrerão no piso térreo.
Por Joinville Convention Bureau 16 de julho de 2025
Se existe uma cidade onde a dança encontra cenários perfeitos, essa cidade é Joinville. Se você dança (ou ama o universo da dança!), prepare o figurino tenha os melhores registros da Capital Nacional da Dança.
Por Joinville Convention Bureau 10 de julho de 2025
De 21 de julho a 2 de agosto de 2025, Joinville se transforma na capital mundial da dança. Sabemos que o evento é gigante e pode gerar dúvidas para quem vem pela primeira vez — por isso, preparamos um RESUMÃO com tudo o que vai rolar no Festival de Dança 2025.
Por Joinville Convention Bureau 10 de julho de 2025
A 61ª Festa do Colono de Joinville promete quatro dias de celebração às tradições germânicas! De 17 a 20 de julho, a Sociedade Rio da Prata recebe o público com gastronomia típica, danças folclóricas, jogos, bandas, feira colonial e muito mais. E no domingo (20/07), tem a tradicional Corrida da Banana.
Por Joinville Convention Bureau 4 de julho de 2025
Nos dias 5 e 6 de julho de 2025, Joinville será palco da quarta edição do Medieval Joinville, um evento imersivo que celebra o universo medieval e da fantasia, com atrações para todas as idades em meio à natureza exuberante do Parque Caminho das Águas.
Por Joinville Convention Bureau 30 de junho de 2025
De 3 a 6 de julho, Joinville se transforma na cidade das vozes! O 5º Festival de Corais Joinville chega com tudo, reunindo 42 grupos vocais de 21 cidades do Brasil e da Argentina para celebrar a beleza do canto coral em uma programação recheada de emoção, aprendizado e arte — e o melhor: com entrada gratuita!
Por Joinville Convention Bureau 24 de junho de 2025
Joinville vem se consolidando como um dos polos de inovação mais promissores do Brasil. Essa vocação não é fruto do acaso, mas de um esforço coletivo que envolve empresários, academia, poder público e a sociedade civil organizada. Para Rogers Pereira, diretor executivo do Join.Valle, associação que atua como promotora do ecossistema local de inovação, o segredo está na visão de longo prazo que começou a ser desenhada há alguns anos.
Mais Posts

Notícias do Convention Bureau

30 de julho de 2025
O programa "Por Dentro do BMW Group Brasil" proporciona uma imersão profunda na história e nos processos de produção da BMW, destacando a precisão e a tecnologia que tornam os carros da marca sinônimo de qualidade e inovação.
Por Luciana Imhof 24 de julho de 2025
“É a primeira vez que participamos desse congresso e a ideia é mostrar a nossa infraestrutura para a realização de diversificados eventos, de pequeno a grande porte, a qualidade da rede de serviços e os atrativos que a cidade oferece”, destaca Giorgio Augusto Souza, executivo do Joinville e Região Convention & Visitors
Por Luciana Imhof 23 de julho de 2025
De 21 a 2 de julho, Joinville recebe um FAM Trip estratégico promovido pelo Joinville e Região Convention & Visitors Bureau em parceria com o HotelDo, do Grupo Decolar. A ação reúne 14 agentes de viagem vindos do Sudeste e Centro-oeste, dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Goiás, Minas Gerais e Distrito Federal.
Por Luciana Imhof 15 de julho de 2025
o La Faet oferece uma experiência gastronômica que combina técnica, elegância e sabor em cada prato.
Por Luciana Imhof 15 de julho de 2025
Localizado em um ambiente acolhedor, O Guará é um convite para quem deseja explorar o melhor da culinária catarinense com um toque autoral.
Por Luciana Imhof 11 de julho de 2025
Para participar do concurso Sabor de Pinhão, o candidato pode inscrever uma sugestão de receita doce ou salgada. É necessário informar a lista de ingredientes, descrever o modo de preparo e enviar uma foto do prato.
Por Luciana Imhof 9 de julho de 2025
A Banda Encantada, também conhecida como Banda do Noel, é um grupo musical temático e performático de Joinville reconhecido por sua criatividade e excelência artística.
Por Luciana Imhof 9 de julho de 2025
Ao longo do segundo semestre, outros perfis com alto engajamento nas redes sociais passarão pela cidade, incluindo jornalistas e influenciadores especializados em viagens
Por Luciana Imhof 8 de julho de 2025
Esta é a segunda vez que Joinville marca presença na feira, reforçando a estratégia de ampliar a divulgação do destino para além do eixo Sul-Sudeste e explorar o potencial emissor de turistas dos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.
Por Luciana Imhof 7 de julho de 2025
Consolidado como o principal evento da região Sul do Brasil e um dos principais da indústria metalmecânica da América Latina, a feira concentra 250 estandes e mais de mil marcas expositoras.
Por Joinville Convention Bureau 4 de julho de 2025
Nos dias 5 e 6 de julho de 2025, Joinville será palco da quarta edição do Medieval Joinville, um evento imersivo que celebra o universo medieval e da fantasia, com atrações para todas as idades em meio à natureza exuberante do Parque Caminho das Águas.
Por Luciana Imhof 2 de julho de 2025
A iniciativa integra as estratégias de divulgação do destino e reúne representantes da Catraca Livre, Melhor Viagem, Jornal O Tempo (MG), Mercado & Eventos e Folha de Pernambuco, além da Imaginadora, agência de marketing de destino que promove Joinville.
Mais Posts