
No dia 10 de setembro, a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, realiza duas apresentações do espetáculo Suíte Joinvilense, às 19h e 20h30, no Teatro Juarez Machado, em Joinville. O balé foi criado em homenagem à cidade que abriga a única filial do Teatro Bolshoi fora da Rússia. Em cena, temos a contribuição artística da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil valorizando a herança cultural de Joinville, celebrada por meio dessa apresentação única.
Coreografado pelo joinvilense e professor da Escola Bolshoi, Maikon Golini, o espetáculo traz músicas de compositores do século XIX e conta com mais de 60 bailarinos em cena, desde os alunos mais jovens da instituição até os profissionais da Cia. Jovem.
Os ingressos estão à venda no site www.enjoyticket.com.br e na secretaria da Escola Bolshoi, a partir de R$21 (ingresso cultural meia entrada).
O balé
O espetáculo transporta o público para o mundo dos sonhos da jovem joinvilense Francisca. Inspirada por seu desejo de ser bailarina e pelas figuras da Princesa Dona Francisca e do Príncipe François Ferdinand, a menina imagina como seria a festa de casamento entre a princesa brasileira e o príncipe francês.
Os textos históricos que narram alguns trechos desse balé contaram com o apoio da jornalista Maria Cristina Dias, estudiosa da história de Joinville. A montagem do balé tem o apoio da Funarte por meio de verba parlamentar da Senadora Ivete Appel da Silveira e os espetáculos tem patrocínio do Ministério da Cultura.
Bolshoi Brasil
A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil é a única extensão do Teatro Bolshoi no mundo e, pela primeira vez, transfere a outro país o método de ensino de balé que consagrou uma das mais respeitadas instituições do mundo. Com 25 anos de implantação no Brasil, a Escola está localizada na cidade de Joinville/SC e concede bolsas de estudo 100% gratuitas para 264 alunos do curso técnico de 24 estados do Brasil. A instituição busca a melhor formação e garante o acesso de crianças ao mundo da cultura, ampliando seus horizontes. A missão da escola é formar artistas-cidadãos, promovendo e difundindo a arte-educação.
O complexo escolar é formado por salas para aulas de balé, estúdios de música, ateliê, núcleo de saúde, biblioteca, cantina, espaços culturais e dois laboratórios cênicos. Cerca de 6 mil metros quadrados de absoluta dedicação profissional ao ensino. Espaço ideal para formar artistas da dança dentro da metodologia do Teatro Bolshoi.
Além de ensino gratuito, os alunos recebem benefícios como alimentação, transporte, uniformes, figurinos, assistência social, orientação pedagógica, assistência odontológica preventiva, atendimento fisioterápico, nutricional e assistência médica de emergência/urgência pré-hospitalar. Os alunos recebem educação, aprendem uma profissão, exercitam responsabilidade e constroem cidadania.
A Escola é uma instituição, com personalidade jurídica, de direito privado, sem fins lucrativos, que tem apoio da Prefeitura Municipal de Joinville, do Governo do Estado de Santa Catarina e dos “Amigos do Bolshoi”, empresas e pessoas físicas socialmente responsáveis que contribuem com o projeto por meio de serviços prestados e patrocínios não incentivados ou incentivados por leis de incentivo à cultura municipal, estadual e federal. A Escola Bolshoi conta com o patrocínio de empresas como: Caixa, Britânia, Diamante Energia, Whirlpool, Aurora, BRDE, Engie, Havan, Nidec, Supermix, TK Elevator, Ventisol e demais Amigos que contribuem com a arte no país.
Serviço: Suíte Joinvilense
Quanto: 10 de setembro
Horário: 19h e 20h30
Onde: Teatro Juarez Machado em Joinville
Quanto: A partir de R$ 21 + taxas administrativas
Ingressos: Enjoyticket
Notícias do Convention Bureau
