
PALESTRAS SOBRE LITERATURA, CINEMA, MÚSICA E APRESENTAÇÕES TEATRAIS FAZEM PARTE DA PROGRAMAÇÃO DA FLIJ

Além de atrações musicais, expositores de diversas marcas autorias e editoras, a primeira edição da Festa Literária de Joinville, também será palco de palestras sobre literatura aliada à outras manifestações culturais, além de apresentações teatrais, com grandes nomes nacionais.
A primeira edição da FLIJ – Festa Literária de Joinville, terá sua primeira edição nos dias 5, 6 e 7 de dezembro, de sexta a domingo, no Saltare Centro de Dança. Com uma proposta inovadora, o evento irá se destacar por explorar a literatura em diálogo com outras linguagens artísticas, como música, dança, artes visuais, ações interatividade, e muito mais, promovendo conexões entre a palavra escrita e formas diversas de expressão. O projeto é financiado pelo Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura de Joinville (Simdec).
Com entrada gratuita, a programação da primeira edição, irá contemplar apresentações musicais, teatrais e de dança, além de palestras literárias com grandes nomes nacionais como: Hugo Passolo, que é palhaço, ator e diretor, que se apresentará no primeiro dia, às 18h15, e logo em seguida, explanará para o púbico presente sobre literatura e circo. Passolo é ex diretor artístico do Theatro Municipal de São Paulo e fundador do importante grupo Parlapatões, também atuou como coordenador nacional de circo da Funarte, no Ministério da Cultura.
No sábado dia 6, um dos destaques será a apresentação do espetáculo: “O último dia de um condenado”, às 14h. Com atuação de Sérgio Fabi e direção de Mauro Schames, o espetáculo acompanha as últimas seis semanas de vida de um condenado à morte. A ação é discreta: um único personagem desenvolve uma narrativa que questiona a moralidade e a justiça do sistema penal, colocando em pauta reflexões sobre a pena de morte na sociedade francesa do século XIX. A intensidade emocional e o suspense são explorados em cena através de uma estética minimalista que reforça o impacto do texto de Victor Hugo. O espetáculo O Último Dia de um Condenado vem, desde sua estreia em 2014, não apenas evidenciando a crítica social da obra de Victor Hugo, mas fomentando a reflexão sobre questões éticas contemporâneas por meio de um debate, que será realizado pelo diretor, logo após a apresentação do espetáculo.
Também no dia 6 de novembro, sábado, às 17h, o diretor, ator dramaturgo e roteirista Rodrigo França, é presença confirmada na FLIJ e fará um a roda de conversa especial sobre literatura e cinema, explorando como obras literárias ganham vida no cinema. Rodrigo é ativista pelos direitos civis, sociais e políticos da população negra no Brasil. O carioca é responsável pela dramaturgia e direção do espetáculo infanto-juvenil O Pequeno Príncipe Preto, que discute os estereótipos associados à representação dos negros como heróis infantis, onde foi assistido por mais de 60 mil espectadores. Em 2024 lançou o livro infantil – O menino e sua árvore. Em 2020, lançou seu primeiro livro infantil – O pequeno príncipe preto – que anteriormente era uma peça teatral e sofreu algumas alterações para a publicação no novo formato, publicando pela editora Nova Fronteira. No best seller, o escritor aborda questões de representatividade, exaltação da beleza negra, além de trazer a mensagem de que negros descendem de reis e rainhas. Com o filme Barba, Cabelo & Bigode, Rodrigo França entra na história sendo o primeiro diretor negro da Netflix Brasil a produzir conteúdo original.
Constam ainda na programação desta primeira edição: palestra sobre “Literatura nas Artes Visuais” com Carlos Dalla Stella, “Literatura na Dança” com Liliana Vieira, “Literatura na Música” com Jesus Lumma, mesa redonda sobre “IA na Literatura” com Arthur Menezes, “Livros Infantis”, com ChicoLam e “Mercado Editorial” com Liliam Cardoso, além da participação da editora joinvilense Manuscritos.
Serviço
O quê: FLIJ – Festa Literária de Joinville
Quando: 5, 6 e 7 de dezembro de 2025 – de sexta a domingo
Horário: dia 5 (das 18h às 21h), dia 6 (das 11h às 21h), dia 7 (das 11h às 20h)
Onde: Saltare - Centro de Dança - Rua Orestes Guimarães, 406 - América, Joinville - SC
Quanto: Entrada gratuita
Mais informações nas redes sociais e canais oficiais da FLIJ: @festaliterariadejoinville
Notícias do Convention Bureau

























