cidade de

EXPERIÊNCIA

Joinville apresenta experiências e atrativos a operadores de turismo corporativo e eventos

Experiências que transitaram entre visita técnica à indústria automobilística e passeio por coloridos campos de flores; que encantaram com a arte e dança e mostraram a diversidade cultural da cidade; que demonstraram a solidez nas áreas corporativa e tecnológica; e conquistaram pelos diferentes sabores da gastronomia regional.

 

Assim foi o roteiro do famtour realizado pelo Joinville e Região Convention & Visitors Bureau (JRCVB), com a participação de operadores de turismo especializados no segmento MICE Meetings, Incentives, Conferences and Exhibitions (ou, em português, reuniões, incentivos, conferências e exibições/feiras), e referência no setor.

 

Em três dias de visita a Joinville, representantes das empresas Tristar Turismo, TMI Mice e Jet Stream, de São Paulo, e Costa Brava Viagens e Eventos, de Campinas, tiveram a oportunidade de conhecer os atrativos e equipamentos turísticos da cidade, com o objetivo de oferecer Joinville aos seus clientes, como opção de destino para eventos e viagens corporativas e de incentivo.

 

O famtour para operadores de turismo MICE foi uma ação de promoção turística viabilizada por meio do convênio firmado entre o JRCVB e a Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult). A iniciativa teve o planejamento da Imaginadora, agência de marketing que representa a cidade como destino turístico.

 

“Foi mais uma ação estratégica de promoção de Joinville como destino turístico, dessa vez, tendo como foco empresas que são referência no segmento MICE e que atendem grandes clientes corporativos. Para receber esses operadores, preparamos um roteiro diversificado, onde tivemos a oportunidade de mostrar a pluralidade da cidade, com atrativos qualificados e robusta infraestrutura de serviços”, pontua Giuliano de Mello, presidente do Joinville e Região Convention & Visitors Bureau.

 

Experiências plurais

 

As visitas realizadas pelo grupo proporcionaram diferentes tipos de experiências. Na área de negócios, o roteiro incluiu visita ao Centro de Convenções e Exposições da Expoville que, na ocasião, recebia a 21ª Expogestão, maior evento de gestão do Brasil.

 

Os operadores também fizeram visita técnica à fábrica da BMW Group, em Araquari, município vizinho a Joinville; e ao parque tecnológico Ágora Tech Park, localizado no Perini Business Park, maior parque empresarial multissetorial da América do Sul.

 

A cultura, setor emblemático da cidade, apresentou aos visitantes ícones do seu cenário como a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, o Musicarium Academia Filarmônica Brasileira, o Instituto Internacional Juarez Machado, o Museu Nacional da Imigração e Colonização (MNIC) e a Rua das Palmeiras.

 

A exuberância da natureza pôde ser apreciada em locais como o Mirante de Joinville e o Parque Hemerocallis, onde jardins com milhares de flores e plantas de diversas espécies garantem cor e beleza durante o ano todo.


A diversidade da gastronomia de Joinville também foi apresentada aos convidados, que saborearam a tradição da culinária germânica preservada pelo RheinKeller Restaurante e Choperia; os sabores regionais ressignificados em criações sofisticadas do Combray Gastronomia, no Joinville Country Club; as delícias do mar com o toque especial da Petisqueira do Paulinho; e, para fechar o roteiro gastronômico, um brinde especial na joinvilense Opa Bier Cervejaria.

 

Emoção e surpresas: tônicos da experiência

 

A intensa agenda do famtour proporcionou aos operadores de turismo MICE diferentes percepções, mas uma certeza comum: de que Joinville é, sim, um destino repleto de experiências.

 

Flávia Michele Bueno, analista de Supplier & Revenue da Costa Brava Viagens & eventos, conta que, mesmo nunca tendo visitado, já era apaixonada pela região há muito tempo. Ao ser convidada para o roteiro, pela Imaginadora, veio com a expectativa de conhecer experiências que podem ser oferecidas aos seus clientes.

 

Joinville oferece ótimos produtos. Todos os locais que visitamos, têm experiências maravilhosas envolvidas e é isso que o cliente busca. Por traz de cada produto, existe cultura e muitas histórias”, avalia Flávia que elegeu o Parque Hemerocallis como seu atrativo favorito.

 

E compartilha: “A natureza e as flores trouxeram lembranças da minha infância, da minha avó que amava plantas. É um local que reflete nostalgias e acho que a emoção traz essa sensação. Também percebemos todo o amor, cuidado e carinho que a equipe dedica em cada detalhe colocado aqui”.

 

Ao retornar a Campinas, Flavia vai compartilhar a experiência com o time de eventos da Costa Brava, formada por aproximadamente 90 profissionais.

 

A vocação tecnológica e industrial de Joinville já era conhecida por Alexandre Santos, diretor da Tristar Turismo. Com a visita, a expectativa era conhecer outras experiências existentes na cidade.

 

Me surpreendi com o que foi demonstrado nas visitas técnicas, que foram muito produtivas. Joinville oferece um mundo de experiências muito diferentes e as pessoas envolvidas são muito focadas. Precisamos avaliar cada cliente, mas acreditamos que a cidade pode ser um grande destino a ser oferecido”, afirma o operador MICE que atende a grandes empresas e realiza eventos e congressos que reúnem até 5 mil pessoas.


Joinville de experiências


De acordo com a sócia-diretora da Imaginadora, Marjori Schroeder, o trabalho de promoção turística de Joinville está baseado em diferentes pilares, sendo um deles o apoio aos canais de comercialização.


Entre as ferramentas consideradas mais eficientes para priorizar um destino junto a esses canais, estão as viagens de familiarização (famtour), onde os participantes podem não apenas conhecer o destino, mas vivenciar as experiências.


Segundo a sócia-diretora, os projetos de viagens são sempre realizados de maneira segmentada, por interesse de mercado. No famtour realizado em Joinville, estiveram reunidos  importantes player do setor MICE, empresas empresas que organizam viagens corporativas, grandes eventos e congressos ao redor do mundo.


Definitivamente, queremos que Joinville esteja entre os destinos preferenciais para essas e outras empresas deste segmento, por isso esse é só o pontapé inicial de um trabalho mais duradouro”, conclui Marjori.


Um novo famtour para promoção turística de Joinville está sendo organizado pelo JRCVB e pela Imaginadora, e acontecerá no mês de julho, com a participação de operadores de turismo de lazer. 

Por Joinville Convention Bureau 15 de setembro de 2025
Joinville promove encontro estratégico para empresários do trade turístico. Evento acontece no dia 24 de setembro, é gratuito e as inscrições são limitadas
Por Joinville Convention Bureau 15 de setembro de 2025
A Fenachopp está oficialmente de volta! 25–28 de setembro | 03–05 de outubro Na Sociedade Rio da Prata.
Por Joinville Convention Bureau 11 de setembro de 2025
No dia 13 de setembro, a Praça Cidade das Águas (rua Gothard Kaesemodel, 254), recebe a @turmadobixcoito em uma tarde cheia de alegria, brincadeiras e muita diversão para os pequenos. Para completar, o @verdelevecafe estará presente com cafés e quitutes que agradam a todos. Tudo a partir das 15h.
Por Joinville Convention Bureau 10 de setembro de 2025
Joinville se prepara para receber evento com 5 mil participantes, 100 startups, 160 marcas e 50 horas de conteúdo, nos dias 17 e 18 de setembro 2025
Por Joinville Convention Bureau 3 de setembro de 2025
O Festival Catarinense de Aves é um evento anual dedicado à valorização da natureza e à observação de aves em Joinville. Realizado entre 2 e 5 de outubro de 2025, no Ágora Tech Park.
Por Joinville Convention Bureau 3 de setembro de 2025
No dia 10 de setembro, a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, realiza duas apresentações do espetáculo Suíte Joinvilense, às 19h e 20h30, no Teatro Juarez Machado, em Joinville.
Por Joinville Convention Bureau 31 de agosto de 2025
Redescubra o Centro de Joinville! Um roteiro a pé com 10 lugares imperdíveis para viver a rua, explorar a cultura e conhecer nossa história de perto.
Por Joinville Convention Bureau 29 de agosto de 2025
Já estão à venda os ingressos para a 85.a Festa das Flores de Joinville, que ocorre de 18 a 23 de novembro, na Expoville.
Por Joinville Convention Bureau 27 de agosto de 2025
Neste sábado, 30 de agosto, a partir das 10h da manhã, Joinville será tomada pela alegria, pelas cores e pelos símbolos da tradição italiana durante o Desfile Oficial da 16ª VinVeneto.
Por Joinville Convention Bureau 25 de agosto de 2025
Você já pode garantir seu lugar no 2º Sakura Joinville, festival de cultura japonesa agendado para 12 a 14 de setembro, no Parque Expoville.
Por Joinville Convention Bureau 25 de agosto de 2025
Espetáculo “Antes do Ano que Vem”, que integra 2ª edição do Diversão e Arte, projeto cultural da ArcelorMittal, será apresentado no dia 4 de setembro, no Teatro da Liga. Ingressos estarão disponíveis a partir desta sexta (29)
Joinville lança a 12ª Semana Lixo Zero no dia 9 de setembro, com abertura na UniSociesc e palestra d
Por Joinville Convention Bureau 22 de agosto de 2025
Joinville lança a 12ª Semana Lixo Zero no dia 9 de setembro, com abertura na UniSociesc e palestra do especialista André Carvalhal. O evento é gratuito, mediante inscrição e doação de 1kg de alimento.
Mais Posts

Notícias do Convention Bureau

Por Mariana Tomita 11 de setembro de 2025
Agência de receptivo especializada em turismo criativo e afetivo. Oferece curadoria de experiências autênticas em Joinville e região, turismo de incentivo e corporativo, grupos temáticos, reservas e transfers. Seu propósito é criar vínculos entre pessoas, lugares e histórias, com acolhimento e profissionalismo em todas
Por Luciana Imhof 4 de setembro de 2025
Com um estilo de comunicação autêntico e envolvente, eles compartilham conteúdos sobre viagens, aventuras e descobertas culturais, aproximando seus seguidores de diferentes destinos e inspirando novas experiências.
Ágora Tech Park
Por Mariana Tomita 2 de setembro de 2025
A Mourão Serviços, de Joinville, é especializada em limpeza profissional para residências, empresas e eventos. Com equipe qualificada e produtos adequados, oferece soluções em limpeza geral, especializada e manutenção, sempre com foco em qualidade, segurança e atendimento personalizado.
Ágora Tech Park
Por Mariana Tomita 28 de agosto de 2025
Ambiente de inovação localizado no coração do Perini Business Park, em Joinville. Mais do que um espaço físico, é um ecossistema que conecta empresas, startups, universidades, investidores e o poder público para transformar ideias em soluções de impacto.
Jonni’s
Por Mariana Tomita 26 de agosto de 2025
Jonni’s é um restaurante com alma, inspirado na tradição mediterrânea e na paixão pela gastronomia. Cada prato é preparado diariamente pelo chef Jonni Collin, com técnica, criatividade e muito sentimento. Com ambiente acolhedor e atendimento de excelência, o Jonni’s transforma cada refeição em uma experiência.
Por Luciana Imhof 26 de agosto de 2025
A Festa das Flores de Joinville é a mais antiga do gênero, no Brasil. A cada ano, sua exposição temática garante um espetáculo de cores e formas, e encanta o público com a beleza e a exuberância das milhares de orquídeas, flores e plantas ornamentais.
Por Mariana Tomita 25 de agosto de 2025
A Haenschbier é uma cervejaria artesanal de Joinville, reconhecida por unir tradição, inovação e qualidade.
Por Luciana Imhof 22 de agosto de 2025
As iniciativas reforçam a estratégia da cidade de ampliar sua divulgação nos mercados nacional e internacional, fortalecendo sua presença nos segmentos de lazer, negócios e eventos.
Por Mariana Tomita 18 de agosto de 2025
Porão da Liga Pub: música, nostalgia e descontração. Revivendo sucessos dos anos 80 e 90. O verdadeiro Pub de Joinville!
Por Mariana Tomita 18 de agosto de 2025
Mais que um espaço cultural, é um epicentro vibrante de entretenimento e arte, que oferece uma programação diversificada para todos os gostos, desde espetáculos de humor e MPB até eventos musicais memoráveis.
Por Mariana Tomita 13 de agosto de 2025
No coração de Joinville, o Kodashi Sushi Bar encanta com ambiente acolhedor, buffet saboroso e atendimento simpático — um ótimo endereço para saborear o melhor custo-benefício da culinária japonesa local.
Por Luciana Imhof 12 de agosto de 2025
As 33 empresas inscritas tiveram a oportunidade de compartilhar suas atividades e segmentos de atuação nas rodadas de conversa entre os participantes.
Mais Posts