cidade de

EXPERIÊNCIA

Joinville apresenta experiências e atrativos a operadores de turismo corporativo e eventos

Experiências que transitaram entre visita técnica à indústria automobilística e passeio por coloridos campos de flores; que encantaram com a arte e dança e mostraram a diversidade cultural da cidade; que demonstraram a solidez nas áreas corporativa e tecnológica; e conquistaram pelos diferentes sabores da gastronomia regional.

 

Assim foi o roteiro do famtour realizado pelo Joinville e Região Convention & Visitors Bureau (JRCVB), com a participação de operadores de turismo especializados no segmento MICE Meetings, Incentives, Conferences and Exhibitions (ou, em português, reuniões, incentivos, conferências e exibições/feiras), e referência no setor.

 

Em três dias de visita a Joinville, representantes das empresas Tristar Turismo, TMI Mice e Jet Stream, de São Paulo, e Costa Brava Viagens e Eventos, de Campinas, tiveram a oportunidade de conhecer os atrativos e equipamentos turísticos da cidade, com o objetivo de oferecer Joinville aos seus clientes, como opção de destino para eventos e viagens corporativas e de incentivo.

 

O famtour para operadores de turismo MICE foi uma ação de promoção turística viabilizada por meio do convênio firmado entre o JRCVB e a Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult). A iniciativa teve o planejamento da Imaginadora, agência de marketing que representa a cidade como destino turístico.

 

“Foi mais uma ação estratégica de promoção de Joinville como destino turístico, dessa vez, tendo como foco empresas que são referência no segmento MICE e que atendem grandes clientes corporativos. Para receber esses operadores, preparamos um roteiro diversificado, onde tivemos a oportunidade de mostrar a pluralidade da cidade, com atrativos qualificados e robusta infraestrutura de serviços”, pontua Giuliano de Mello, presidente do Joinville e Região Convention & Visitors Bureau.

 

Experiências plurais

 

As visitas realizadas pelo grupo proporcionaram diferentes tipos de experiências. Na área de negócios, o roteiro incluiu visita ao Centro de Convenções e Exposições da Expoville que, na ocasião, recebia a 21ª Expogestão, maior evento de gestão do Brasil.

 

Os operadores também fizeram visita técnica à fábrica da BMW Group, em Araquari, município vizinho a Joinville; e ao parque tecnológico Ágora Tech Park, localizado no Perini Business Park, maior parque empresarial multissetorial da América do Sul.

 

A cultura, setor emblemático da cidade, apresentou aos visitantes ícones do seu cenário como a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, o Musicarium Academia Filarmônica Brasileira, o Instituto Internacional Juarez Machado, o Museu Nacional da Imigração e Colonização (MNIC) e a Rua das Palmeiras.

 

A exuberância da natureza pôde ser apreciada em locais como o Mirante de Joinville e o Parque Hemerocallis, onde jardins com milhares de flores e plantas de diversas espécies garantem cor e beleza durante o ano todo.


A diversidade da gastronomia de Joinville também foi apresentada aos convidados, que saborearam a tradição da culinária germânica preservada pelo RheinKeller Restaurante e Choperia; os sabores regionais ressignificados em criações sofisticadas do Combray Gastronomia, no Joinville Country Club; as delícias do mar com o toque especial da Petisqueira do Paulinho; e, para fechar o roteiro gastronômico, um brinde especial na joinvilense Opa Bier Cervejaria.

 

Emoção e surpresas: tônicos da experiência

 

A intensa agenda do famtour proporcionou aos operadores de turismo MICE diferentes percepções, mas uma certeza comum: de que Joinville é, sim, um destino repleto de experiências.

 

Flávia Michele Bueno, analista de Supplier & Revenue da Costa Brava Viagens & eventos, conta que, mesmo nunca tendo visitado, já era apaixonada pela região há muito tempo. Ao ser convidada para o roteiro, pela Imaginadora, veio com a expectativa de conhecer experiências que podem ser oferecidas aos seus clientes.

 

Joinville oferece ótimos produtos. Todos os locais que visitamos, têm experiências maravilhosas envolvidas e é isso que o cliente busca. Por traz de cada produto, existe cultura e muitas histórias”, avalia Flávia que elegeu o Parque Hemerocallis como seu atrativo favorito.

 

E compartilha: “A natureza e as flores trouxeram lembranças da minha infância, da minha avó que amava plantas. É um local que reflete nostalgias e acho que a emoção traz essa sensação. Também percebemos todo o amor, cuidado e carinho que a equipe dedica em cada detalhe colocado aqui”.

 

Ao retornar a Campinas, Flavia vai compartilhar a experiência com o time de eventos da Costa Brava, formada por aproximadamente 90 profissionais.

 

A vocação tecnológica e industrial de Joinville já era conhecida por Alexandre Santos, diretor da Tristar Turismo. Com a visita, a expectativa era conhecer outras experiências existentes na cidade.

 

Me surpreendi com o que foi demonstrado nas visitas técnicas, que foram muito produtivas. Joinville oferece um mundo de experiências muito diferentes e as pessoas envolvidas são muito focadas. Precisamos avaliar cada cliente, mas acreditamos que a cidade pode ser um grande destino a ser oferecido”, afirma o operador MICE que atende a grandes empresas e realiza eventos e congressos que reúnem até 5 mil pessoas.


Joinville de experiências


De acordo com a sócia-diretora da Imaginadora, Marjori Schroeder, o trabalho de promoção turística de Joinville está baseado em diferentes pilares, sendo um deles o apoio aos canais de comercialização.


Entre as ferramentas consideradas mais eficientes para priorizar um destino junto a esses canais, estão as viagens de familiarização (famtour), onde os participantes podem não apenas conhecer o destino, mas vivenciar as experiências.


Segundo a sócia-diretora, os projetos de viagens são sempre realizados de maneira segmentada, por interesse de mercado. No famtour realizado em Joinville, estiveram reunidos  importantes player do setor MICE, empresas empresas que organizam viagens corporativas, grandes eventos e congressos ao redor do mundo.


Definitivamente, queremos que Joinville esteja entre os destinos preferenciais para essas e outras empresas deste segmento, por isso esse é só o pontapé inicial de um trabalho mais duradouro”, conclui Marjori.


Um novo famtour para promoção turística de Joinville está sendo organizado pelo JRCVB e pela Imaginadora, e acontecerá no mês de julho, com a participação de operadores de turismo de lazer. 

Por Joinville Convention Bureau 1 de agosto de 2025
Joinville será palco de uma noite histórica. No sábado, 9 de agosto, ocorre o Musicarium in Concert, o maior concerto de música clássica aberto de Santa Catarina. A apresentação, gratuita, reunirá mais de 2 mil pessoas no emblemático Moinho Joinville, patrimônio histórico da cidade.
30 de julho de 2025
O programa "Por Dentro do BMW Group Brasil" proporciona uma imersão profunda na história e nos processos de produção da BMW, destacando a precisão e a tecnologia que tornam os carros da marca sinônimo de qualidade e inovação.
Por Joinville Convention Bureau 29 de julho de 2025
O Museu de Arte de Joinville (MAJ) apresenta a exposição "Corpo-carne Corpo-sagrado", uma instigante mostra que coloca em diálogo a produção contemporânea do artista Smekatz com obras selecionadas do acervo do museu, assinadas por Hamilton Machado, Luiz Henrique Schwanke, Rosana Bortolin e Siron Franco.
Por Joinville Convention Bureau 24 de julho de 2025
Pelo terceiro ano consecutivo a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil realiza uma participação especial no palco do Garten Shopping, no dia 25 de julho, durante o Festival de Dança de Joinville.
Por Joinville Convention Bureau 23 de julho de 2025
Shopping Mueller anuncia programação especial durante o 42º Festival de Dança de Joinville
Por Joinville Convention Bureau 21 de julho de 2025
Nos dias 22, 25 e 27 de julho o Musicarium preparou uma programação especial com três apresentações no Teatro Coree.
Por Joinville Convention Bureau 21 de julho de 2025
A programação contará com a inauguração do Espaço Lago, uma ambientação especial dedicada ao universo do livro e à beleza do ballet, aberta ao público a partir de 21 de julho. Uma manhã de autógrafos com a autora será realizada no dia 26 de julho, das 10h às 13h. Ambas as atrações ocorrerão no piso térreo.
Por Joinville Convention Bureau 16 de julho de 2025
Se existe uma cidade onde a dança encontra cenários perfeitos, essa cidade é Joinville. Se você dança (ou ama o universo da dança!), prepare o figurino tenha os melhores registros da Capital Nacional da Dança.
Por Joinville Convention Bureau 10 de julho de 2025
De 21 de julho a 2 de agosto de 2025, Joinville se transforma na capital mundial da dança. Sabemos que o evento é gigante e pode gerar dúvidas para quem vem pela primeira vez — por isso, preparamos um RESUMÃO com tudo o que vai rolar no Festival de Dança 2025.
Por Joinville Convention Bureau 10 de julho de 2025
A 61ª Festa do Colono de Joinville promete quatro dias de celebração às tradições germânicas! De 17 a 20 de julho, a Sociedade Rio da Prata recebe o público com gastronomia típica, danças folclóricas, jogos, bandas, feira colonial e muito mais. E no domingo (20/07), tem a tradicional Corrida da Banana.
Por Joinville Convention Bureau 4 de julho de 2025
Nos dias 5 e 6 de julho de 2025, Joinville será palco da quarta edição do Medieval Joinville, um evento imersivo que celebra o universo medieval e da fantasia, com atrações para todas as idades em meio à natureza exuberante do Parque Caminho das Águas.
Por Joinville Convention Bureau 30 de junho de 2025
De 3 a 6 de julho, Joinville se transforma na cidade das vozes! O 5º Festival de Corais Joinville chega com tudo, reunindo 42 grupos vocais de 21 cidades do Brasil e da Argentina para celebrar a beleza do canto coral em uma programação recheada de emoção, aprendizado e arte — e o melhor: com entrada gratuita!
Mais Posts

Notícias do Convention Bureau

Por Luciana Imhof 1 de agosto de 2025
Durante a estadia, o jornalista visitará pontos turísticos, culturais e gastronômicos. Todo o conteúdo gerado será compartilhado com o público da BandNews e em seus canais digitais, ampliando o alcance e a visibilidade de Joinville como destino de turismo.
30 de julho de 2025
O programa "Por Dentro do BMW Group Brasil" proporciona uma imersão profunda na história e nos processos de produção da BMW, destacando a precisão e a tecnologia que tornam os carros da marca sinônimo de qualidade e inovação.
Por Luciana Imhof 24 de julho de 2025
“É a primeira vez que participamos desse congresso e a ideia é mostrar a nossa infraestrutura para a realização de diversificados eventos, de pequeno a grande porte, a qualidade da rede de serviços e os atrativos que a cidade oferece”, destaca Giorgio Augusto Souza, executivo do Joinville e Região Convention & Visitors
Por Luciana Imhof 23 de julho de 2025
De 21 a 2 de julho, Joinville recebe um FAM Trip estratégico promovido pelo Joinville e Região Convention & Visitors Bureau em parceria com o HotelDo, do Grupo Decolar. A ação reúne 14 agentes de viagem vindos do Sudeste e Centro-oeste, dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Goiás, Minas Gerais e Distrito Federal.
Por Luciana Imhof 15 de julho de 2025
o La Faet oferece uma experiência gastronômica que combina técnica, elegância e sabor em cada prato.
Por Luciana Imhof 15 de julho de 2025
Localizado em um ambiente acolhedor, O Guará é um convite para quem deseja explorar o melhor da culinária catarinense com um toque autoral.
Por Luciana Imhof 11 de julho de 2025
Para participar do concurso Sabor de Pinhão, o candidato pode inscrever uma sugestão de receita doce ou salgada. É necessário informar a lista de ingredientes, descrever o modo de preparo e enviar uma foto do prato.
Por Luciana Imhof 9 de julho de 2025
A Banda Encantada, também conhecida como Banda do Noel, é um grupo musical temático e performático de Joinville reconhecido por sua criatividade e excelência artística.
Por Luciana Imhof 9 de julho de 2025
Ao longo do segundo semestre, outros perfis com alto engajamento nas redes sociais passarão pela cidade, incluindo jornalistas e influenciadores especializados em viagens
Por Luciana Imhof 8 de julho de 2025
Esta é a segunda vez que Joinville marca presença na feira, reforçando a estratégia de ampliar a divulgação do destino para além do eixo Sul-Sudeste e explorar o potencial emissor de turistas dos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.
Por Luciana Imhof 7 de julho de 2025
Consolidado como o principal evento da região Sul do Brasil e um dos principais da indústria metalmecânica da América Latina, a feira concentra 250 estandes e mais de mil marcas expositoras.
Por Joinville Convention Bureau 4 de julho de 2025
Nos dias 5 e 6 de julho de 2025, Joinville será palco da quarta edição do Medieval Joinville, um evento imersivo que celebra o universo medieval e da fantasia, com atrações para todas as idades em meio à natureza exuberante do Parque Caminho das Águas.
Mais Posts