
Lançamento do livro "Kizzy, que cabelo é esse, hein!" em Joinville celebra identidade e autoestima na infância

A força e a beleza dos fios crespos são o ponto de partida de “Kizzy, que cabelo é esse, hein!”, livro infantojuvenil escrito por Mônica Silva e Jura Arruda, com ilustrações de Lara Oliveira, que será lançado em Joinville no dia 30 de outubro. O evento será na Praça Central do Shopping Mueller, com uma programação voltada para o tema. A publicação é da Editora Areia, com produção viabilizada por recursos da Política Nacional Aldir Blanc, do Ministério da Cultura.
Mônica, que estreia na literatura com esta obra, e Jura Arruda, que chega agora ao 15o livro publicado, estarão no Mueller a partir das 10 horas para conversar com os leitores e autografar a obra.
O lançamento ocorre oficialmente às 19 horas, com uma mesa redonda entre os autores. O livro estará à venda a R$15.
No período da tarde, serão realizadas duas mini oficinas sobre cuidados com os cabelos; uma roda de conversa sobre autoestima capilar e os impactos dos padrões estéticos impostos historicamente sobre meninas e mulheres com mediação da psicóloga Ana Luiza Vilhena e da médica especialista em saúde da família Carla Aida Cechinel de Carvalho. A participação em todas as atividades serão gratuitas.
Uma exclamação nada positiva
“Kizzy, que cabelo é esse, hein!” nasceu das inúmeras histórias que Mônica ouviu em sua carreira como cabeleireira, inclusive, de sua própria experiência como mulher negra de cabelos crespos, mãe de três meninas. A interjeição e a exclamação nada positiva ao fim do título não são ficção: fazem parte destes episódios em que os cabelos crespos, usados naturalmente e sem interferências de acessórios para prendê-los, geraram comentários críticos.
Jura Arruda uniu-se a ela na missão de transformar o argumento em livro para jovens, e a jovem ilustradora Lara Oliveira, de São Paulo (SP), criou um mundo para Kizzy, com uma narrativa visual vibrante e bem-humorada.
Na história, a protagonista que dá nome ao livro é uma menina pré-adolescente que precisa aprender a lidar com os olhares e comentários que seu cabelo desperta. Quando uma professora determina que ele deve ser preso, o episódio se transforma em um julgamento simbólico: os fios de Kizzy passam a responder, diante de um tribunal, pela acusação de serem “indomáveis e inadequados”.
“Neste processo, a personagem aprende sobre ancestralidade e a importância histórica dos fios crespos para a sobrevivência da humanidade, um conhecimento que não é difundido em nossa sociedade. É dessa forma que Kizzy recupera sua autoestima, e nossa expectativa é que as crianças e adolescentes possam aprender a amar seus cabelos também ao conhecerem esta história — com sorte, talvez alguns adultos possam aprender também”, torce Mônica.
Para Jura Arruda, a obra vai além da jornada de Kizzy. “Queríamos criar uma história capaz de divertir e, ao mesmo tempo, provocar reflexão. Falamos de racismo estrutural e padrões de beleza, mas com a delicadeza que esta fase da vida em que você está começando a entender o mundo e a si mesmo merece. Mais do que uma obra de ficção, ‘Kizzy, que cabelo é esse, hein!’ é um manifesto pela liberdade de amar quem você vê ao olhar no espelho”, destaca ele.
Agenda
Lançamento do livro “Kizzy, que cabelo é esse, hein!”
Autores: Mônica Silva e Jura Arruda
Ilustrações: Lara Oliveira
Data: 30 de outubro, a partir das 10 horas, com lançamento oficial às 19 horas
Local: Praça Central do Shopping Mueller


Notícias do Convention Bureau





















