
MARTAS & MARIAS
Uma Performance de Jean Smekatz

A dança-performance “Martas & Marias”, aprovada pelo Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura de Joinville (SIMDEC), estreia na Galeria 33 como uma homenagem às mulheres que fizeram parte da formação do artista visual e performer Jean Smekatz.
“Este trabalho é, antes de tudo, um ato de afeto, memória e devoção. Ele nasce da necessidade de honrar as mulheres que, de formas profundas, teceram quem sou – tanto como artista quanto como pessoa. ‘Martas’ e ‘Marias’ são, primeiro, as minhas duas avós, Martha Matkievicz Smekatz e Maria Inez Pereira Endler, mulheres fortes cujas vidas, resistência e legado familiar sempre me inspiraram. Ao mesmo tempo, o título ecoa e reverencia duas gigantes que revolucionaram a arte do movimento no século XX: Martha Graham e Mary Wigman”, explica Smekatz.
O trabalho conta com a direção artística da coreógrafa, atriz-dançarina e performer Marta Soares, que tem um papel duplo no espetáculo. Além de assinar a direção, seu convívio nos últimos dois anos com o intérprete não só reacendeu a dança em sua vida, como o instigou a voltar-se para o legado dessas mulheres. Assim como Martha Graham e Mary Wigman, a obra de Soares também é revisitada durante a performance. O público é convidado a conhecer ainda a importância de Maria Duschenes, figura essencial para a dança moderna no Brasil, e a mergulhar em memórias que se tornam coletivas.
“Martas & Marias é um mapa espiritual. Há nomes que não são apenas nomes, são invocações. Marta é a mulher do trabalho, da presença terrena, da raiz que sustenta. Maria é a mulher da escuta, da entrega, do silêncio que acolhe o divino. Em minha dança-performance, essas forças complementares se encontram: cada gesto é o altar onde matéria e espírito se fundem”, conclui.
A dança foi o ingresso de Smekatz para o campo das artes. De mãos dadas, fez suas primeiras apresentações nos palcos, caminho pelo qual desejava seguir profissionalmente, não fosse uma lesão no joelho tê-lo guiado para outras áreas criativas. O movimento ritmado, no entanto, não o abandonou por completo. Pelo contrário: a memória corporal foi introduzida em suas diferentes frentes artísticas, plásticas e performáticas. “Este trabalho é, portanto, um cerimonial de regresso – não volto apesar da lesão, mas com toda a história que veio depois dela, integrando linguagens visuais, instalativas e performáticas em um rito de reconciliação”, acrescenta.
Mais do que espetáculo, “Martas & Marias” é um espaço de comunhão. Um corpo que dança não para contar uma história, mas para evocar uma memória. Que cada movimento seja uma oração e cada imagem, um gesto de gratidão às mulheres que o precederam, às artistas que abriram caminhos e ao público que testemunhará esta travessia.
INFORMAÇÕES GERAIS
- O quê: Espetáculo de Dança-Performance Martas & Marias
- Quando:
- 31 de outubro e 01 de novembro (sexta e sábado) – 20h
- 02 de novembro (domingo):
- 14h às 16h – Aula aberta (mediante inscrição antecipada via link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeDqwcTDy7z4irhhE6eoPbmbZMW2uoGWr2FewJr8t6-rR7-SA/viewform?usp=header
- 17h – Performance
- 18h – Mesa-redonda “Dança na Contemporaneidade”
- Onde: Galeria 33 (Rua Bento Gonçalves, 33 – Centro, Joinville/SC)
- Classificação: Livre
- Entrada gratuita, mediante reserva pelo Sympla https://www.sympla.com.br/evento/martas--marias/3158857
Este projeto é patrocinado pelo SIMDEC – Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura de Joinville, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, e contará também com ações de formação com alunos da rede pública de ensino de bairros em situação de vulnerabilidade social, reafirmando que a arte deve ser compartilhada e acessível a todos.

Notícias do Convention Bureau






















