cidade de

EXPERIÊNCIA

O Retorno do Guará (Eudocimus ruber)

em Santa Catarina

Quem observa o belíssimo guará (Eudocimus ruber) em Joinville, não imagina o longo e difícil processo que foi para esta espécie voltar a ser observada na região.


Desde o descobrimento do Brasil, pelos portugueses, a espécie possui vários relatos de viajantes estrangeiros, que aqui desembarcavam, apontando para a sua presença em nosso litoral. Estes descrevem suas grandes aglomerações, belíssimas revoadas e até aspectos biológicos da espécie, nos estados de São Paulo, Paraná e Santa Catarina. Na época era comum, e muitas vezes era o objetivo principal, relatar tudo que era observado por aqui, desde a flora, a fauna e qualquer outra informação característica da região. Estas viagens exploratórias de época nos ajudam a entender a presença histórica de diversas espécies por todo o Brasil.


A partir de 1900, com o expressivo crescimento populacional no Brasil, e os principais centros urbanos concentrados no litoral, o Guará sofreu uma intensa redução populacional, causando sua extinção em várias regiões do Sul e Sudeste. Os impactos causados pela presença humana em áreas de manguezal na costa brasileira, ambiente necessário para todo o ciclo de vida desta espécie (alimentação, reprodução, etc) foram bastante significativos. O corte da vegetação, o aterro do manguezal, a coleta de penas (por muitos anos o Brasil exportou penas de diferentes espécies para produção de chapéus na Europa) estão entre as principais causas que culminaram com sua extinção.


Até a década de 70, não era conhecido nenhum registro da espécie, no litoral Sul e Sudeste do Brasil, portanto umas das mais belas espécies do planeta foi considerada extinta por aqui. 


O Retorno


A partir de 1980, alguns indivíduos foram observados nos manguezais de Santos, no litoral de São Paulo. O reaparecimento na época foi uma importante notícia, pouco se sabia sobre a origem destes indivíduos, mas trouxeram uma grande esperança de que a espécie pudesse retornar a ser abundante nos manguezais, onde já foi observada historicamente aos milhares. A partir de ações de proteção destes indivíduos, envolvendo várias instituições, foram observados ninhos quase 10 anos depois, no ano de 1989. O crescimento populacional da espécie se tornou realidade e em 1995 a estimativa era de mais de 500 indivíduos na região de Santos.

Mas nem tudo deu certo, uma espécie com coloração viva e intensa não passaria despercebida pelos mal-intencionados. Durante este período, várias ações predatórias foram observadas na época, como caça, captura, coleta de ovos, corte do manguezal, entre outras intervenções. Por vários momentos a população voltou a reduzir drasticamente, fazendo com que a esperança de retorno voltasse a níveis desanimadores.


Sabiamente, alguns guarás decidiram explorar novas áreas, em busca de manguezais mais afastados de centros urbanos. A partir de 2002, foram observados ninhos no litoral sul de São Paulo (ilha comprida e Cananéia) em uma região que ainda preserva extensas áreas de manguezal. O novo local, contribuiu muito com o crescimento populacional da espécie, protegendo e garantindo a sobrevivência dos filhotes. A população voltou a crescer e se continuasse assim, ocupando áreas mais ao sul do Brasil, a esperança do seu retorno e expansão estaria mais viva do que nunca.


Fato que foi observado em 2006, com registros da espécie ainda mais ao sul, em Guaraqueçaba e em 2008 em Guaratuba, no litoral do Paraná. O que fez com que a possibilidade de retorno da espécie para o estado de Santa Catarina estivesse próxima de se tornar realidade.

Em 2008 as buscas começaram, a partir do monitoramento do estuário da Babitonga (litoral norte do estado de Santa Catarina) financiado por instituição de ensino da região (UNIVILLE). Mas foi somente no final de 2011 que em alguns indivíduos foram observados, reaparecendo no estado após mais de 150 anos sem registros. Não somente apareceram, como decidiram construir ninhos no estuário da Babitonga. Desde 2011 até hoje, portanto por 13 anos consecutivos a Babitonga é o único local no estado de Santa Catarina em que o guará constrói seus ninhos. A população do guará cresceu e em 2018 foram observados mais de 1000 indivíduos, sendo que hoje a estimativa é de mais de 3000 indivíduos.


O Guará voltou!

 

A partir de 2017, vários outros municípios de Santa Catarina foram agraciados com a presença da espécie. Como Araquari, Balneário Barra Velha, Balneário Piçarras, Itajaí, Tijucas e até mesmo  Florianópolis, somente em 2019. Mas a grande maioria destes municípios a espécie faz apenas algumas visitas, ou seja, somente é possível observa-la em curtos períodos. Acreditamos que a redução significativa de áreas de manguezal nestes municípios seja o principal responsável.


Felizmente em Joinville o Guará decidiu ficar e hoje pode ser observada o ano inteiro. Com muita facilidade no Parque Caieiras, na Vigorelli, nos espinheiros e até na região central da cidade, como no rio Cachoeira. O que faz com que pessoas de diferentes regiões do estado e também do Brasil venham até aqui, considerando a certeza de sua observação.

O Guará voltou, mas este retorno recomeçou em 1980 levando mais de 30 anos para de fato acontecer. Hoje a espécie faz parte do cartão postal da cidade, contrastando com exuberantes áreas de manguezal ainda existentes. Cabe a todos nós garantir que desta vez seja para sempre!


Você também vai gostar:



Olá eu sou Alexandre Grose!


Biólogo, Doutor em Zoologia. Joinvilense e observador de Aves.


Por Joinville Convention Bureau 28 de outubro de 2025
A força e a beleza dos fios crespos são o ponto de partida de “Kizzy, que cabelo é esse, hein!”, livro infantojuvenil escrito por Mônica Silva e Jura Arruda, com ilustrações de Lara Oliveira, que será lançado em Joinville no dia 30 de outubro.
Por Joinville Convention Bureau 28 de outubro de 2025
Grupo de Percussão Musicarium apresenta concerto gratuito no Teatro Coree Apresentação será nesta terça-feira, 28/10, às 19h
Por Joinville Convention Bureau 22 de outubro de 2025
O espetáculo “Frágil, ou, essa dança é 30 minutos mais longa do que poderia ser para competir” será apresentado nos dias 23 e 24 de outubro, às 20h, no Galpão de Teatro da AJOTE.
Por Joinville Convention Bureau 13 de outubro de 2025
No próximo dia 18 de outubro, das 8h às 20h, a cidade recebe o 3º Festival de Cultura Ambiental, que marca a abertura da 12ª Semana Lixo Zero de Joinville.
Por Joinville Convention Bureau 13 de outubro de 2025
Entre os dias 7 e 9 de novembro, a Sociedade Harmonia-Lyra será palco do 3º Harmonia Jazz Festival — um grande encontro de sons, harmonias, ritmos e tendências. Estrelas internacionais, vindas da Escócia, Alemanha e Israel, além de artistas nacionais e locais, se reúnem para três dias de grandes shows e workshops que p
Por Joinville Convention Bureau 13 de outubro de 2025
Neste guia, reunimos 40 lugares para conhecer com crianças em Joinville, opções para brincar, aprender e se conectar com tudo o que faz de Joinville uma verdadeira cidade de experiências.
Por Joinville Convention Bureau 6 de outubro de 2025
13ª edição do evento será realizada de 7 a 10 de outubro, em Joinville-SC, um dos principais polos da indústria de fundição do Brasil
Por Joinville Convention Bureau 2 de outubro de 2025
O festival acontece nos dias 04 e 05 de outubro, na Rua do Lazer (Hermann Lepper), e terá entrada gratuita mediante cadastro no perfil oficial @partiurocklegends.
Por Joinville Convention Bureau 2 de outubro de 2025
12 de outubro - Dia das Crianças 31 de outubro — Halloween na Cidade das Águas
Por Joinville Convention Bureau 23 de setembro de 2025
De 18 de outubro a 21 de dezembro, Joinville celebra a estação mais florida do ano no Hemero, que se transforma em um palco natural com cores, aromas e lembranças. O Festival de Primavera promete encantar visitantes com sete flores que tornam o jardim ainda mais especial.
Por Joinville Convention Bureau 23 de setembro de 2025
A 12ª edição da ExpoInovação terminou com chave de ouro na noite desta quinta-feira em Joinville, com a esperada Batalha de Startups e a palestra inspiradora do comunicador Arthur Gubert, “Guia de sobrevivência para o futuro”. Com público recorde de 5 mil visitantes, superando 2024, a ExpoInovação se consolida como um
Por Joinville Convention Bureau 23 de setembro de 2025
Entre os dias 11 e 12 de outubro, sábado das 10h às 22h, domingo, das 10h às 20h, acontece gratuitamente em uma arena especialmente montada anexo à Arena Joinville, mais precisamente no estacionamento, a primeira edição do Jec Rock Festival
Mais Posts

Notícias do Convention Bureau

Por Luciana Imhof 6 de outubro de 2025
O futuro do Turismo na cidade foi o tema central do Joinville Hub, que ocorreu nesta semana no Ágora Tech Park. Referências nacionais do setor tiveram fala no evento e abordaram as tendências do mercado, fizeram apresentação de cases, painéis e troca de experiências.
Por Luciana Imhof 6 de outubro de 2025
A participação no RoadShow reforça a estratégia de atuação contínua no mercado argentino, aprofundando relações comerciais e ampliando a promoção de Joinville junto aos principais intermediários do setor.
Por Luciana Imhof 6 de outubro de 2025
Joinville marcou presença na FIT – Feira Internacional de Turismo da América Latina, realizada entre os dias 27 e 30 de setembro em Buenos Aires.
Por Mariana Tomita 26 de setembro de 2025
Com tradição em frutos do mar, o Restaurante Lagoa combina ingredientes frescos, cardápio variado e atendimento acolhedor. À beira da Baía Babitonga, oferece um ambiente agradável, ideal para momentos de lazer, encontros especiais e eventos gastronômicos.
Por Mariana Tomita 18 de setembro de 2025
Especializada em transporte executivo com conforto e segurança, a empresa oferece vans modernas, motoristas qualificados, atendimento personalizado e serviço 24h para eventos, transfers e viagens corporativas.
Por Mariana Tomita 11 de setembro de 2025
Agência de receptivo especializada em turismo criativo e afetivo. Oferece curadoria de experiências autênticas em Joinville e região, turismo de incentivo e corporativo, grupos temáticos, reservas e transfers. Seu propósito é criar vínculos entre pessoas, lugares e histórias, com acolhimento e profissionalismo em todas
Por Luciana Imhof 4 de setembro de 2025
Com um estilo de comunicação autêntico e envolvente, eles compartilham conteúdos sobre viagens, aventuras e descobertas culturais, aproximando seus seguidores de diferentes destinos e inspirando novas experiências.
Ágora Tech Park
Por Mariana Tomita 2 de setembro de 2025
A Mourão Serviços, de Joinville, é especializada em limpeza profissional para residências, empresas e eventos. Com equipe qualificada e produtos adequados, oferece soluções em limpeza geral, especializada e manutenção, sempre com foco em qualidade, segurança e atendimento personalizado.
Ágora Tech Park
Por Mariana Tomita 28 de agosto de 2025
Ambiente de inovação localizado no coração do Perini Business Park, em Joinville. Mais do que um espaço físico, é um ecossistema que conecta empresas, startups, universidades, investidores e o poder público para transformar ideias em soluções de impacto.
Jonni’s
Por Mariana Tomita 26 de agosto de 2025
Jonni’s é um restaurante com alma, inspirado na tradição mediterrânea e na paixão pela gastronomia. Cada prato é preparado diariamente pelo chef Jonni Collin, com técnica, criatividade e muito sentimento. Com ambiente acolhedor e atendimento de excelência, o Jonni’s transforma cada refeição em uma experiência.
Por Luciana Imhof 26 de agosto de 2025
A Festa das Flores de Joinville é a mais antiga do gênero, no Brasil. A cada ano, sua exposição temática garante um espetáculo de cores e formas, e encanta o público com a beleza e a exuberância das milhares de orquídeas, flores e plantas ornamentais.
Por Mariana Tomita 25 de agosto de 2025
A Haenschbier é uma cervejaria artesanal de Joinville, reconhecida por unir tradição, inovação e qualidade.
Mais Posts