cidade de

EXPERIÊNCIA

O Retorno do Guará (Eudocimus ruber)

em Santa Catarina

Quem observa o belíssimo guará (Eudocimus ruber) em Joinville, não imagina o longo e difícil processo que foi para esta espécie voltar a ser observada na região.


Desde o descobrimento do Brasil, pelos portugueses, a espécie possui vários relatos de viajantes estrangeiros, que aqui desembarcavam, apontando para a sua presença em nosso litoral. Estes descrevem suas grandes aglomerações, belíssimas revoadas e até aspectos biológicos da espécie, nos estados de São Paulo, Paraná e Santa Catarina. Na época era comum, e muitas vezes era o objetivo principal, relatar tudo que era observado por aqui, desde a flora, a fauna e qualquer outra informação característica da região. Estas viagens exploratórias de época nos ajudam a entender a presença histórica de diversas espécies por todo o Brasil.


A partir de 1900, com o expressivo crescimento populacional no Brasil, e os principais centros urbanos concentrados no litoral, o Guará sofreu uma intensa redução populacional, causando sua extinção em várias regiões do Sul e Sudeste. Os impactos causados pela presença humana em áreas de manguezal na costa brasileira, ambiente necessário para todo o ciclo de vida desta espécie (alimentação, reprodução, etc) foram bastante significativos. O corte da vegetação, o aterro do manguezal, a coleta de penas (por muitos anos o Brasil exportou penas de diferentes espécies para produção de chapéus na Europa) estão entre as principais causas que culminaram com sua extinção.


Até a década de 70, não era conhecido nenhum registro da espécie, no litoral Sul e Sudeste do Brasil, portanto umas das mais belas espécies do planeta foi considerada extinta por aqui. 


O Retorno


A partir de 1980, alguns indivíduos foram observados nos manguezais de Santos, no litoral de São Paulo. O reaparecimento na época foi uma importante notícia, pouco se sabia sobre a origem destes indivíduos, mas trouxeram uma grande esperança de que a espécie pudesse retornar a ser abundante nos manguezais, onde já foi observada historicamente aos milhares. A partir de ações de proteção destes indivíduos, envolvendo várias instituições, foram observados ninhos quase 10 anos depois, no ano de 1989. O crescimento populacional da espécie se tornou realidade e em 1995 a estimativa era de mais de 500 indivíduos na região de Santos.

Mas nem tudo deu certo, uma espécie com coloração viva e intensa não passaria despercebida pelos mal-intencionados. Durante este período, várias ações predatórias foram observadas na época, como caça, captura, coleta de ovos, corte do manguezal, entre outras intervenções. Por vários momentos a população voltou a reduzir drasticamente, fazendo com que a esperança de retorno voltasse a níveis desanimadores.


Sabiamente, alguns guarás decidiram explorar novas áreas, em busca de manguezais mais afastados de centros urbanos. A partir de 2002, foram observados ninhos no litoral sul de São Paulo (ilha comprida e Cananéia) em uma região que ainda preserva extensas áreas de manguezal. O novo local, contribuiu muito com o crescimento populacional da espécie, protegendo e garantindo a sobrevivência dos filhotes. A população voltou a crescer e se continuasse assim, ocupando áreas mais ao sul do Brasil, a esperança do seu retorno e expansão estaria mais viva do que nunca.


Fato que foi observado em 2006, com registros da espécie ainda mais ao sul, em Guaraqueçaba e em 2008 em Guaratuba, no litoral do Paraná. O que fez com que a possibilidade de retorno da espécie para o estado de Santa Catarina estivesse próxima de se tornar realidade.

Em 2008 as buscas começaram, a partir do monitoramento do estuário da Babitonga (litoral norte do estado de Santa Catarina) financiado por instituição de ensino da região (UNIVILLE). Mas foi somente no final de 2011 que em alguns indivíduos foram observados, reaparecendo no estado após mais de 150 anos sem registros. Não somente apareceram, como decidiram construir ninhos no estuário da Babitonga. Desde 2011 até hoje, portanto por 13 anos consecutivos a Babitonga é o único local no estado de Santa Catarina em que o guará constrói seus ninhos. A população do guará cresceu e em 2018 foram observados mais de 1000 indivíduos, sendo que hoje a estimativa é de mais de 3000 indivíduos.


O Guará voltou!

 

A partir de 2017, vários outros municípios de Santa Catarina foram agraciados com a presença da espécie. Como Araquari, Balneário Barra Velha, Balneário Piçarras, Itajaí, Tijucas e até mesmo  Florianópolis, somente em 2019. Mas a grande maioria destes municípios a espécie faz apenas algumas visitas, ou seja, somente é possível observa-la em curtos períodos. Acreditamos que a redução significativa de áreas de manguezal nestes municípios seja o principal responsável.


Felizmente em Joinville o Guará decidiu ficar e hoje pode ser observada o ano inteiro. Com muita facilidade no Parque Caieiras, na Vigorelli, nos espinheiros e até na região central da cidade, como no rio Cachoeira. O que faz com que pessoas de diferentes regiões do estado e também do Brasil venham até aqui, considerando a certeza de sua observação.

O Guará voltou, mas este retorno recomeçou em 1980 levando mais de 30 anos para de fato acontecer. Hoje a espécie faz parte do cartão postal da cidade, contrastando com exuberantes áreas de manguezal ainda existentes. Cabe a todos nós garantir que desta vez seja para sempre!


Você também vai gostar:



Olá eu sou Alexandre Grose!


Biólogo, Doutor em Zoologia. Joinvilense e observador de Aves.


Por Joinville Convention Bureau 21 de janeiro de 2026
O Carnaval de Joinville: 7 de fevereiro tem desfiles das Escolas de Samba na Avenida Beira Rio e dia 8 de fevereiro os blocos de Rua animam o Centro da Cidade.
Por Joinville Convention Bureau 21 de janeiro de 2026
O Instituto Festival de Dança de Joinville e o Saltare Centro de Dança promovem na próxima semana, dias 27 e 28 de janeiro, uma audição para seleção de novos integrantes da segunda edição do Projeto Saltare – Formação de Bailarinos. Ela ocorrerá na sede do Saltare, em Joinville.
Por Joinville Convention Bureau 21 de janeiro de 2026
Em setembro, o Museu de Arte de Joinville (MAJ) completa 50 anos e, para iniciar as comemorações, vai receber o primeiro Convescote de 2026 no domingo, dia 25 de janeiro.
Por Joinville Convention Bureau 15 de janeiro de 2026
A Galeria 33 abre ao público, em 22 de janeiro de 2026 (quinta-feira), às 19h, a exposição Cidade em Processo, resultado de três residências artísticas realizadas em Joinville no contexto do projeto Arte e a Cidade.
Por Joinville Convention Bureau 15 de janeiro de 2026
Joinville integra novamente o circuito internacional do cinema de curta-metragem no dia 21 de janeiro, às 19h, com a exibição do Shortcutz Amsterdam – Prêmio do Público Internacional, na Galeria 33. O evento faz parte da turnê mundial do festival holandês e marca mais de uma década de parceria entre o Shortcutz Amsterd
Por Joinville Convention Bureau 13 de janeiro de 2026
Príncipes do Samba, escola ligada a um dos primeiros clubes sociais negros do sul do Brasil, o Kênia Clube, segue com sua agenda de ensaios técnicos para abrilhantar e fazer bonito no carnaval 2026 de Joinville, norte catarinense. A escola nasceu em 1986, e o clube no ano passado, completou 65 anos.
Por Joinville Convention Bureau 22 de dezembro de 2025
O que fazer em Joinville entre Natal e Ano Novo! Atrativos e Gastronomia que estarão abertos neste período.
Por Joinville Convention Bureau 19 de dezembro de 2025
O Natal se aproxima e o comércio em Joinville se prepara para os dias mais movimentados das festividades: o horário de funcionamento das lojas (tanto de rua quanto shoppings) segue estendido de forma a favorecer o cliente, ampliando o tempo de procura e de compra de presentes para os eventos natalinos e de final de ano
Por Joinville Convention Bureau 17 de dezembro de 2025
Virada Criativa encerra temporada com shows, dança, circo e feira de artesanato neste fim de semana em Joinville. Programação gratuita ocupa a Praça Tiradentes e a GutBrau Expoville com atrações multiculturais para despedida do evento antes do Natal.
Por Joinville Convention Bureau 17 de dezembro de 2025
A Leebri passará a operar voos de helicóptero por aplicativo, utilizando o Heliporto do Shopping Mueller. O serviço estará disponível a partir do dia 20 de dezembro, com rotas que incluem São Francisco, BC, Blumenau, Brusque e Florianópolis.
Por Joinville Convention Bureau 12 de dezembro de 2025
Cantos e encantos natalinos são a atração deste fim de semana, no palco da Praça Nereu Ramos, Centro de Joinville. Em uma parceria do Festival de Corais Joinville com o Instituto Natal, onze corais levam ao público o melhor do repertório alusivo às boas festas.
Evento aconteceu no último final de semana no Saltare Centro de Dança em Joinville, com a presença d
Por Joinville Convention Bureau 9 de dezembro de 2025
Evento aconteceu no último final de semana no Saltare Centro de Dança em Joinville, com a presença de grandes nomes do cenário artístico e literário nacional
Mais Posts

Notícias do Convention Bureau

Por Luciana Imhof 19 de dezembro de 2025
Boas Festas!!!
Por Luciana Imhof 19 de dezembro de 2025
A cidade esteve presente em 14 feiras nacionais e internacionais, com estande próprio ou compartilhado, além da participação ativa em road shows e sessões de negócios estratégicos. As ações de promoção contemplaram mercados internacionais como Portugal, Argentina, Chile e Costa Rica,
Por Mariana Tomita 18 de dezembro de 2025
Ridein Transportes: Excelência em Transporte Executivo em Joinville
Referência em entretenimento de alto padrão para eventos corporativos, congressos e feiras.
Por Mariana Tomita 18 de dezembro de 2025
Rodrigo Auad é o Novo Associado do Joinville Convention Bureau
Por Luciana Imhof 17 de dezembro de 2025
De acordo com a coordenadora da pesquisa, Profª. Dra. Yoná da Silva Dalonso, o levantamento permitirá construir um retrato detalhado do visitante e de sua relação com a cidade.
Por Luciana Imhof 4 de dezembro de 2025
O portfólio reúne atrativos culturais, naturais e de turismo rural, além de serviços, espaços e experiências desenhadas para receber demandas personalizadas do mercado corporativo.
Por Mariana Tomita 4 de dezembro de 2025
Villa Passaredo: charme, natureza e estrutura em Tijucas do Sul (PR)
Por Luciana Imhof 27 de novembro de 2025
O 2º Encontro de Líderes da Hotelaria de Joinville e Região reuniu nesta 3ªfeira (25), no Rooftop Rolf Colin, diretores e gerentes dos hotéis da região. Organizado pelo Joinville e Região Convention & Visitors Bureau (JRCVB), o evento possibilitou a troca de conteúdo e networking, em comemoração ao Dia do Hoteleiro.
Por Mariana Tomita 27 de novembro de 2025
Meu Menu é a Nova Associada do Joinville Convention Bureau
Por Luciana Imhof 26 de novembro de 2025
Em parceria com a Associação Joinvilense de Amadores de Orquídeas (AJAO), o Joinville e Região Convention & Visitors Bureau (JRCVB) levou os Embaixadores de Eventos para a Festa das Flores, na noite de segunda-feira (17), antes mesmo da sua abertura oficial.
Por Luciana Imhof 26 de novembro de 2025
“A escolha de Joinville reforça o posicionamento da cidade como um destino de destaque no turismo de negócios e eventos, segmento que movimenta a economia local e impulsiona setores como hospedagem, gastronomia, transporte e serviços”, comenta o executivo.
Por Luciana Imhof 26 de novembro de 2025
A programação contou com rodadas de negócios, capacitações e encontros Institucionais, reunindo representantes do trade turístico catarinense, operadoras internacionais, companhias aéreas e autoridades dos dois países.
Mais Posts