cidade de

EXPERIÊNCIA

O Retorno do Guará (Eudocimus ruber)

em Santa Catarina

Quem observa o belíssimo guará (Eudocimus ruber) em Joinville, não imagina o longo e difícil processo que foi para esta espécie voltar a ser observada na região.


Desde o descobrimento do Brasil, pelos portugueses, a espécie possui vários relatos de viajantes estrangeiros, que aqui desembarcavam, apontando para a sua presença em nosso litoral. Estes descrevem suas grandes aglomerações, belíssimas revoadas e até aspectos biológicos da espécie, nos estados de São Paulo, Paraná e Santa Catarina. Na época era comum, e muitas vezes era o objetivo principal, relatar tudo que era observado por aqui, desde a flora, a fauna e qualquer outra informação característica da região. Estas viagens exploratórias de época nos ajudam a entender a presença histórica de diversas espécies por todo o Brasil.


A partir de 1900, com o expressivo crescimento populacional no Brasil, e os principais centros urbanos concentrados no litoral, o Guará sofreu uma intensa redução populacional, causando sua extinção em várias regiões do Sul e Sudeste. Os impactos causados pela presença humana em áreas de manguezal na costa brasileira, ambiente necessário para todo o ciclo de vida desta espécie (alimentação, reprodução, etc) foram bastante significativos. O corte da vegetação, o aterro do manguezal, a coleta de penas (por muitos anos o Brasil exportou penas de diferentes espécies para produção de chapéus na Europa) estão entre as principais causas que culminaram com sua extinção.


Até a década de 70, não era conhecido nenhum registro da espécie, no litoral Sul e Sudeste do Brasil, portanto umas das mais belas espécies do planeta foi considerada extinta por aqui. 


O Retorno


A partir de 1980, alguns indivíduos foram observados nos manguezais de Santos, no litoral de São Paulo. O reaparecimento na época foi uma importante notícia, pouco se sabia sobre a origem destes indivíduos, mas trouxeram uma grande esperança de que a espécie pudesse retornar a ser abundante nos manguezais, onde já foi observada historicamente aos milhares. A partir de ações de proteção destes indivíduos, envolvendo várias instituições, foram observados ninhos quase 10 anos depois, no ano de 1989. O crescimento populacional da espécie se tornou realidade e em 1995 a estimativa era de mais de 500 indivíduos na região de Santos.

Mas nem tudo deu certo, uma espécie com coloração viva e intensa não passaria despercebida pelos mal-intencionados. Durante este período, várias ações predatórias foram observadas na época, como caça, captura, coleta de ovos, corte do manguezal, entre outras intervenções. Por vários momentos a população voltou a reduzir drasticamente, fazendo com que a esperança de retorno voltasse a níveis desanimadores.


Sabiamente, alguns guarás decidiram explorar novas áreas, em busca de manguezais mais afastados de centros urbanos. A partir de 2002, foram observados ninhos no litoral sul de São Paulo (ilha comprida e Cananéia) em uma região que ainda preserva extensas áreas de manguezal. O novo local, contribuiu muito com o crescimento populacional da espécie, protegendo e garantindo a sobrevivência dos filhotes. A população voltou a crescer e se continuasse assim, ocupando áreas mais ao sul do Brasil, a esperança do seu retorno e expansão estaria mais viva do que nunca.


Fato que foi observado em 2006, com registros da espécie ainda mais ao sul, em Guaraqueçaba e em 2008 em Guaratuba, no litoral do Paraná. O que fez com que a possibilidade de retorno da espécie para o estado de Santa Catarina estivesse próxima de se tornar realidade.

Em 2008 as buscas começaram, a partir do monitoramento do estuário da Babitonga (litoral norte do estado de Santa Catarina) financiado por instituição de ensino da região (UNIVILLE). Mas foi somente no final de 2011 que em alguns indivíduos foram observados, reaparecendo no estado após mais de 150 anos sem registros. Não somente apareceram, como decidiram construir ninhos no estuário da Babitonga. Desde 2011 até hoje, portanto por 13 anos consecutivos a Babitonga é o único local no estado de Santa Catarina em que o guará constrói seus ninhos. A população do guará cresceu e em 2018 foram observados mais de 1000 indivíduos, sendo que hoje a estimativa é de mais de 3000 indivíduos.


O Guará voltou!

 

A partir de 2017, vários outros municípios de Santa Catarina foram agraciados com a presença da espécie. Como Araquari, Balneário Barra Velha, Balneário Piçarras, Itajaí, Tijucas e até mesmo  Florianópolis, somente em 2019. Mas a grande maioria destes municípios a espécie faz apenas algumas visitas, ou seja, somente é possível observa-la em curtos períodos. Acreditamos que a redução significativa de áreas de manguezal nestes municípios seja o principal responsável.


Felizmente em Joinville o Guará decidiu ficar e hoje pode ser observada o ano inteiro. Com muita facilidade no Parque Caieiras, na Vigorelli, nos espinheiros e até na região central da cidade, como no rio Cachoeira. O que faz com que pessoas de diferentes regiões do estado e também do Brasil venham até aqui, considerando a certeza de sua observação.

O Guará voltou, mas este retorno recomeçou em 1980 levando mais de 30 anos para de fato acontecer. Hoje a espécie faz parte do cartão postal da cidade, contrastando com exuberantes áreas de manguezal ainda existentes. Cabe a todos nós garantir que desta vez seja para sempre!


Você também vai gostar:



Olá eu sou Alexandre Grose!


Biólogo, Doutor em Zoologia. Joinvilense e observador de Aves.


Por Joinville Convention Bureau 29 de julho de 2025
O Museu de Arte de Joinville (MAJ) apresenta a exposição "Corpo-carne Corpo-sagrado", uma instigante mostra que coloca em diálogo a produção contemporânea do artista Smekatz com obras selecionadas do acervo do museu, assinadas por Hamilton Machado, Luiz Henrique Schwanke, Rosana Bortolin e Siron Franco.
Por Joinville Convention Bureau 24 de julho de 2025
Pelo terceiro ano consecutivo a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil realiza uma participação especial no palco do Garten Shopping, no dia 25 de julho, durante o Festival de Dança de Joinville.
Por Joinville Convention Bureau 23 de julho de 2025
Shopping Mueller anuncia programação especial durante o 42º Festival de Dança de Joinville
Por Joinville Convention Bureau 21 de julho de 2025
Nos dias 22, 25 e 27 de julho o Musicarium preparou uma programação especial com três apresentações no Teatro Coree.
Por Joinville Convention Bureau 21 de julho de 2025
A programação contará com a inauguração do Espaço Lago, uma ambientação especial dedicada ao universo do livro e à beleza do ballet, aberta ao público a partir de 21 de julho. Uma manhã de autógrafos com a autora será realizada no dia 26 de julho, das 10h às 13h. Ambas as atrações ocorrerão no piso térreo.
Por Joinville Convention Bureau 16 de julho de 2025
Se existe uma cidade onde a dança encontra cenários perfeitos, essa cidade é Joinville. Se você dança (ou ama o universo da dança!), prepare o figurino tenha os melhores registros da Capital Nacional da Dança.
Por Joinville Convention Bureau 10 de julho de 2025
De 21 de julho a 2 de agosto de 2025, Joinville se transforma na capital mundial da dança. Sabemos que o evento é gigante e pode gerar dúvidas para quem vem pela primeira vez — por isso, preparamos um RESUMÃO com tudo o que vai rolar no Festival de Dança 2025.
Por Joinville Convention Bureau 10 de julho de 2025
A 61ª Festa do Colono de Joinville promete quatro dias de celebração às tradições germânicas! De 17 a 20 de julho, a Sociedade Rio da Prata recebe o público com gastronomia típica, danças folclóricas, jogos, bandas, feira colonial e muito mais. E no domingo (20/07), tem a tradicional Corrida da Banana.
Por Joinville Convention Bureau 4 de julho de 2025
Nos dias 5 e 6 de julho de 2025, Joinville será palco da quarta edição do Medieval Joinville, um evento imersivo que celebra o universo medieval e da fantasia, com atrações para todas as idades em meio à natureza exuberante do Parque Caminho das Águas.
Por Joinville Convention Bureau 30 de junho de 2025
De 3 a 6 de julho, Joinville se transforma na cidade das vozes! O 5º Festival de Corais Joinville chega com tudo, reunindo 42 grupos vocais de 21 cidades do Brasil e da Argentina para celebrar a beleza do canto coral em uma programação recheada de emoção, aprendizado e arte — e o melhor: com entrada gratuita!
Por Joinville Convention Bureau 24 de junho de 2025
Joinville vem se consolidando como um dos polos de inovação mais promissores do Brasil. Essa vocação não é fruto do acaso, mas de um esforço coletivo que envolve empresários, academia, poder público e a sociedade civil organizada. Para Rogers Pereira, diretor executivo do Join.Valle, associação que atua como promotora do ecossistema local de inovação, o segredo está na visão de longo prazo que começou a ser desenhada há alguns anos.
Por Joinville Convention Bureau 20 de junho de 2025
Entre os dias 18 de julho e 10 de agosto ocorre a 8ª edição da florada dos girassóis, no parque Hemero, em Joinville.
Mais Posts

Notícias do Convention Bureau

Por Luciana Imhof 24 de julho de 2025
“É a primeira vez que participamos desse congresso e a ideia é mostrar a nossa infraestrutura para a realização de diversificados eventos, de pequeno a grande porte, a qualidade da rede de serviços e os atrativos que a cidade oferece”, destaca Giorgio Augusto Souza, executivo do Joinville e Região Convention & Visitors
Por Luciana Imhof 23 de julho de 2025
De 21 a 2 de julho, Joinville recebe um FAM Trip estratégico promovido pelo Joinville e Região Convention & Visitors Bureau em parceria com o HotelDo, do Grupo Decolar. A ação reúne 14 agentes de viagem vindos do Sudeste e Centro-oeste, dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Goiás, Minas Gerais e Distrito Federal.
Por Luciana Imhof 15 de julho de 2025
o La Faet oferece uma experiência gastronômica que combina técnica, elegância e sabor em cada prato.
Por Luciana Imhof 15 de julho de 2025
Localizado em um ambiente acolhedor, O Guará é um convite para quem deseja explorar o melhor da culinária catarinense com um toque autoral.
Por Luciana Imhof 11 de julho de 2025
Para participar do concurso Sabor de Pinhão, o candidato pode inscrever uma sugestão de receita doce ou salgada. É necessário informar a lista de ingredientes, descrever o modo de preparo e enviar uma foto do prato.
Por Luciana Imhof 9 de julho de 2025
A Banda Encantada, também conhecida como Banda do Noel, é um grupo musical temático e performático de Joinville reconhecido por sua criatividade e excelência artística.
Por Luciana Imhof 9 de julho de 2025
Ao longo do segundo semestre, outros perfis com alto engajamento nas redes sociais passarão pela cidade, incluindo jornalistas e influenciadores especializados em viagens
Por Luciana Imhof 8 de julho de 2025
Esta é a segunda vez que Joinville marca presença na feira, reforçando a estratégia de ampliar a divulgação do destino para além do eixo Sul-Sudeste e explorar o potencial emissor de turistas dos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.
Por Luciana Imhof 7 de julho de 2025
Consolidado como o principal evento da região Sul do Brasil e um dos principais da indústria metalmecânica da América Latina, a feira concentra 250 estandes e mais de mil marcas expositoras.
Por Joinville Convention Bureau 4 de julho de 2025
Nos dias 5 e 6 de julho de 2025, Joinville será palco da quarta edição do Medieval Joinville, um evento imersivo que celebra o universo medieval e da fantasia, com atrações para todas as idades em meio à natureza exuberante do Parque Caminho das Águas.
Por Luciana Imhof 2 de julho de 2025
A iniciativa integra as estratégias de divulgação do destino e reúne representantes da Catraca Livre, Melhor Viagem, Jornal O Tempo (MG), Mercado & Eventos e Folha de Pernambuco, além da Imaginadora, agência de marketing de destino que promove Joinville.
Por Luciana Imhof 27 de junho de 2025
Localizado em Joinville, o Celeiro Bar e Brasa é uma parada obrigatória para os amantes da boa gastronomia e experiências autênticas. Com ambiente inspirado nos antigos celeiros, une o charme rústico ao conforto moderno.
Mais Posts