
Trade Turístico de Joinville debate o futuro do setor e fala sobre inovação

O futuro do Turismo na cidade foi o tema central do Joinville Hub, que ocorreu nesta semana no Ágora Tech Park. Referências nacionais do setor tiveram fala no evento e abordaram as tendências do mercado, fizeram apresentação de cases, painéis e troca de experiências. O empresário e referência em inovação e economia criativa, além de “tubarão” do programa Shark Tank Brasil, Facundo Guerra, apresentou como transformar ícones urbanos em experiências incríveis capazes de atrair e engajar visitantes.
O Joinville Hub também contou com a participação da fundadora da Imaginadora, Anna Donato, que destacou a combinação da inteligência artificial com o talento humano para criar significados e narrativas autênticas para destinos. Organizado pelo Joinville e Região Convention & Visitors Bureau (JRCVB), em parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), o evento tem tudo para ganhar uma segunda edição em 2026. "O Joinville Hub é importante por ser muito focado em negócio, naquilo que o nosso mercado precisa e também tem uma pegada de capacitação de tendências", avaliou pós evento o secretário da Secult, Guilherme Gassenferth.
Durante sua palestra
“O futuro do turismo em Joinville: visão e plano de ação colaborativo”,
Gassenferth apresentou os planos para 2026 e a visão de futuro para o setor. destacou que entre os dias 2 e 5 de outubro, a cidade recebe o
Festival Catarinense de Aves, também no
Ágora Tech Park.
"Totalmente gratuito, tem programação para iniciantes e para quem já é experiente. Somente no sábado são mais de 30 atividades para crianças. Com quase 500 espécies de aves registradas, trabalhamos para tornar Joinville a melhor cidade de observação do Brasil pois oferecemos boa hotelaria, segurança e um rico bioma", revelou.

O secretário também citou a criação do Observatório de Turismo para monitoramento de dados, a construção do Palácio das Orquídeas e o incentivo para a criação de experiências na cidade, sempre focando em inovação e consolidando Joinville como um destino turístico qualificado para vários públicos.
O presidente do JRCVB, Giuliano Rodrigo de Melo, destaca que o encontro nasceu com a proposta de trazer até Joinville especialistas de renome nacional para abordarem os mais diversos temas que englobam o setor de turismo, conectando empresários e criando espaços para parcerias estratégicas que podem transformar a percepção da cidade como destino turístico. “Foi um dia muito produtivo e inspirador, o evento se tornou um espaço de construção coletiva e alcançamos o nosso objetivo ao reunir quem faz a diferença no setor, o que é um passo importante com potencial de gerar ações concretas para integrar ainda mais os setores de eventos, equipamentos, gastronomia, hotelaria e atrações em benefício do desenvolvimento econômico da cidade”, avaliou.
Além do trade turístico de Joinville e região, o Joinville Hub contou participantes de outros estados. O presidente do Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Este do Paraná e representante do Convention Visitor Bureau e do Conselho Municipal de Turismo de Cascavel, Volnei Mecabo, ficou satisfeito com o que encontrou na cidade e no evento. "Secult e Convention estão de parabéns por serem referência no Brasil pelas ações desenvolvidas em parceria. É um exemplo que queremos seguir", revelou.

Notícias do Convention Bureau

