Encontro 06

Rua do Príncipe esquina com a  Rua Engenheiro Niemeyer

http://

 

Neste encontro, estamos na esquina com a Rua Engenheiro Niemeyer (antiga Ludwigstrasse, ou Rua Ludovico), que homenageia o precursor da família Niemeyer em Joinville, Johann Otto Louis Niemeyer, engenheiro e militar que ocupou o cargo de diretor da Colônia Dona Francisca. 


Na esquina com a Rua Eng. Niemeyer, está situado o prédio construído por encomenda do Sr. Abdon Baptista, que além de possuir empreendimentos industriais e serviços, como navegação e jornal, ocupou vários cargos políticos: foi prefeito, deputado estadual, deputado federal, vice-governador, governador em exercício e senador. O edifício é tombado como patrimônio cultural de Santa Catarina, e foi construído na primeira década do século XX. Abrigou também o Banco do Brasil e a financeira Fininvest.


Estilo Eclético


É um típico sobrado comercial urbano de esquina no estilo eclético. De composição simétrica vertical a partir do eixo da esquina arredondada e horizontalmente tripartida em base, corpo e coroamento. A base incorpora o sóculo - cujas gateiras revelam o antigo piso em madeira com porão ventilado - ao piso térreo que recebe um tratamento rusticado e falsa estereotomia como se fosse construído com grandes blocos de pedra. As aberturas são em arco pleno com folhas e bandeiras em ferro emolduradas por frisos com colunetas com capitel compósito e chave do arco com mascarão. O corpo é constituído pelo andar superior e possui janelas em verga reta com falsos balcões metálicos levemente curvados. Frisos emolduram as janelas e pilastras marcam o ritmo entre elas. Cada pilastra tem na sua parte inferior um losango que é uma forma muito utilizada no período do positivismo e na maçonaria como símbolo do feminino. O coroamento feito pela platibanda ornamentada com painéis e frisos lisos e com dentículos, infelizmente perdeu seu conjuntos escultóricos que estava colocados na esquina e seus pináculos nas suas extremidades. Uma placa na face voltada à praça assinala o Jardim Nereu Ramos, seu nome original.


Conjunto Eclético


Na Rua do Príncipe, nos números 405 e 415, encontram-se dois edifícios que parecem um só. O do número 405, que agora abriga a farmácia Preço Popular e outro comércio, foi construído em 1925, pelo construtor Max Miers, tendo como primeiro proprietário o Sr. José de Paula Souza. Já funcionou no local o Bazar Nippon e o Supermercado Riachuelo. Para o mesmo proprietário e pelas mãos do mesmo construtor, foi feito o edifício do número 415, em 1927, com estilo similar, onde hoje se encontra a loja Casa China.


Este conjunto eclético, inicialmente harmônico, e com os mesmos princípios compositivos do prédio Abdon Batista, foi perdendo sua unidade com sucessivas alterações na sua fachada. O térreo do número 405 foi totalmente e desnecessariamente destruído, visto que o de número 415 mantém suas portas originais e não impede o seu uso comercial. Além disso, foi construído, no seu lado esquerdo, um volume visível da fachada e no lado esquerdo foram trocadas as janelas do andar superior. Uma restauração restabeleceria sua unidade e seu valor arquitetônico e urbanístico obtido quando da construção do prédio de número 415 que respeitou e se integrou ao de número 405.



 

PARA IR ALÉM


Ao lado do número 415, encontra-se a Galeria das Palmeiras, mais um exemplar do Pós-Modernismo encravado entre dois prédios históricos e tombados.




Encontro 06

Rua Do Príncipe 434, Centro, Joinville - Santa Catarina, 89201, Brazil

Outros Encontros

Compartilhar