cidade de

EXPERIÊNCIA

Turismo de Joinville ganha força com convênio inédito firmado entre Prefeitura e Convention Bureau

.O setor de turismo de Joinville celebra o atual momento de crescimento e transformação que será impulsionado com o convênio inédito firmado entre a Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), e o Joinville e Região Convention & Visitors Bureau (JRCVB). Os detalhes do Termo de Colaboração e as ações que deverão ser implementadas por meio da parceria, foram o tema central do “Encontro com Associados”, realizado pelo JRCVB, na quarta-feira (3/5), na Expoville.


O evento teve a presença do Prefeito de Joinville Adriano Silva, e da Vice-Prefeita Rejane Gambin; do secretário de Turismo do Estado de Santa Catarina, Evandro Neiva; e do secretário de Cultura e Turismo de Joinville, Guilherme Gassenferth.


O encontro também foi prestigiado por autoridades do município, representantes do trade turístico, lideranças de entidades representativas, profissionais e empresários do setor, imprensa e convidados.

Formalizado no último mês de março, o convênio terá investimento total de R$ 2 milhões e prazo de execução de dois anos. O objetivo é promover Joinville como destino em todo o Brasil e também no exterior, por meio de estratégias fundamentadas na inteligência de mercado, que deverão impulsionar a comercialização dos produtos turísticos oferecidos pela cidade.

 

De acordo com o presidente do JRCVB, Giuliano Rodrigo de Mello, o convênio vai ampliar e fortalecer a atuação da entidade que, há 26 anos, trabalha com foco no desenvolvimento do turismo de lazer e negócios.


“Para nós, o convênio é um marco na história do turismo de Joinville. Mostra a visão do Governo Municipal em dar autonomia ao Joinville Convention Bureau e permitir a continuidade de vários projetos. O turismo é um propulsor da economia da cidade e a partir de agora estaremos melhor estruturados para fazer boas entregas aos empresários do setor”, comemora o presidente.


Destacando os valores e atrativos de Joinville, as reestruturações e revitalizações implementadas nas áreas rural e náutica, bem como projetos como o Palácio das Orquídeas, que darão ainda mais visibilidade e força ao turismo da cidade, o prefeito Adriano Silva reiterou a importância da parceria.


“O turismo faz com que as cidades se reinventem e que façam o que há de melhor para as pessoas. Dar liberdade para o Joinville Convention Bureau conduzir o futuro do turismo de Joinville é fundamental. Os recursos desse convênio darão à entidade a liberdade administrativa e econômica para fazer da nossa cidade uma referência mundial em turismo”, afirma o prefeito Adriano Silva.


Já o secretário de Turismo de Santa Catarina, Evandro Neiva, reforçou a importância da iniciativa para o turismo do Estado. Para ele, a parceria entre a Prefeitura do município e o Joinville Convention Bureau, demonstra a maturidade com que a gestão pública trata o setor.


E declarou: “Turismo se faz na base dos municípios. E municípios fortes, significam estado forte. Esse convênio demonstra a capacidade de Joinville entender que agentes públicos e privados são, juntos, responsáveis pela transformação turística de um município”.

 

Turismo de Joinville em ascensão


Para o secretário de Cultura e Turismo de Joinville, Guilherme Gassenferth, o convênio acontece em um momento de crescimento que pode ser demonstrado por números e dados obtidos por entidades do setor.


Em 2022, 63% dos visitantes recebidos pelos três principais museus de Joinville, o Museu Nacional da Imigração e Colonização (MNIC), o Museu Arqueológico de Sambaqui e o Memorial da Bicicleta, foram turistas. Em anos anteriores, a maioria dos visitantes dessas Unidades era público local.


Na rede hoteleira, a taxa de ocupação dos hotéis de Joinville bateu recorde ao alcançar o índice de 60%. Da mesma forma, a permanência média na cidade foi de 2,2 dias, melhor número dos últimos seis anos.


Em âmbito estadual, Joinville foi a 3ª cidade catarinense com maior arrecadação do turismo, alcançado R$ 3,9 milhões, de acordo com o ranking das cidades de maior Valor Agregado do Turismo (VAT).


Recentemente, Joinville recebeu nota máxima na avaliação do Mapa do Turismo Brasileiro 2023, de acordo com avaliação do Ministério do Turismo (MTur), que considera o desempenho da economia no turismo do local, de acordo com diversas variáveis.


“O momento que o turismo de Joinville vive, graças à parceria entre a Prefeitura e o setor privado, é especial. E o convênio coroa isso, a partir do estabelecimento de metas, estratégias e ações conjuntas para divulgar Joinville. Temos infraestrutura relevante, atrativos ainda pouco conhecidos, então entendemos a importância de fazer esse trabalho de promoção da cidade com estratégias de marketing, ações e eventos em todo o Brasil e também no exterior”, reforça Gassenferth.


Ações em andamento


Logo após a assinatura do termo colaborativo, o Joinville e Região Convention & Visitors Bureau deu início às ações que ajudarão a promover a cidade como destino e consolidar a sua marca. O investimento total do convênio será de R$ 2 milhões, sendo que R$ 800 mil já foram repassados pela Prefeitura de Joinville ao JRCVB. No início de 2024, será feita a transferência de mais R$ 1,2 milhão para desenvolver as ações no decorrer do próximo ano.


O trabalho será dividido em quatro etapas que contemplam trabalhos de prospecção de eventos, produção de materiais promocionais, audiovisuais, entre outras iniciativas.

 

Para a primeira fase, as ações preveem a participação em feiras e eventos nacionais e internacionais, bem como captação de eventos para Joinville. A etapa seguinte contempla a realização de famtours com a participação de agentes de turismo, promotores de eventos e representantes do trade turístico que virão a Joinville conhecer e vivenciar os produtos da cidade. Já no terceiro momento, o foco será a promoção da cidade em âmbito nacional por meio das plataformas digitais, com ações em redes sociais e plataformas de viagem. E a quarta etapa será voltada à promoção interna do destino, mostrando ao público joinvilense tudo o que a cidade oferece e estimulando-o a vivenciar cada experiência.


“Todo esse trabalho está alinhado com o Place Branding, com os planos de marketing turístico e com o Plano Municipal de turismo. Será um trabalho robusto, alicerçado por estudos já desenvolvidos em Joinville”, completa o executivo do JRCVB, Giorgio Souza.



Campanha de promoção do destino


Um dos primeiros resultados concretos obtidos por meio do convênio é a contratação de uma empresa de marketing e promoção de destino. A estratégia e a execução do trabalho serão assinadas pela Imaginadora, empresa especializada em marketing, eventos e relações públicas no mercado de viagens. Com 15 anos de história, a Imaginadora atende a empresas e destinos turísticos de grande relevância global, como o grupo SeaWorld Parks, Miami, Serviço Nacional de Turismo do Chile (Sernatur) e a Inclusive Collection, grupo de marcas de resorts all inclusive presentes em diferentes destinos, entre outros.


Para Joinville, a Imaginadora elaborou o plano de ação fundamentado em três pilares: ações B2B (business to business) direcionadas aos canais de distribuição, ou seja, operadoras e agências de viagens que vendem Joinville; treinamentos e capacitações para agentes do trade turístico; e, ainda, ações de marketing digital.


Parte do time da Imaginadora está em Joinville para visita de imersão a Joinville, onde terá a oportunidade de conhecer e vivenciar as atrações e equipamentos turísticos, a infraestrutura da cidade.


“Também vamos conversar com empresários locais e entender os propósitos e objetivos de Joinville e buscar engajar o trade local. Teremos a oportunidade de vivenciar e conhecer quem faz o turismo local. A partir daí, vamos pensar as capacitações e treinamentos. É importante estar atualizado sobre o que está acontecendo e sobre o que vai acontecer em Joinville e levar tudo isso ao mercado”, antecipa a sócia-diretora da Imaginadora, Marjori Schroeder.


Foto: Crédito André Kopsch

Por Joinville Convention Bureau 15 de setembro de 2025
Joinville promove encontro estratégico para empresários do trade turístico. Evento acontece no dia 24 de setembro, é gratuito e as inscrições são limitadas
Por Joinville Convention Bureau 15 de setembro de 2025
A Fenachopp está oficialmente de volta! 25–28 de setembro | 03–05 de outubro Na Sociedade Rio da Prata.
Por Joinville Convention Bureau 11 de setembro de 2025
No dia 13 de setembro, a Praça Cidade das Águas (rua Gothard Kaesemodel, 254), recebe a @turmadobixcoito em uma tarde cheia de alegria, brincadeiras e muita diversão para os pequenos. Para completar, o @verdelevecafe estará presente com cafés e quitutes que agradam a todos. Tudo a partir das 15h.
Por Joinville Convention Bureau 10 de setembro de 2025
Joinville se prepara para receber evento com 5 mil participantes, 100 startups, 160 marcas e 50 horas de conteúdo, nos dias 17 e 18 de setembro 2025
Por Joinville Convention Bureau 3 de setembro de 2025
O Festival Catarinense de Aves é um evento anual dedicado à valorização da natureza e à observação de aves em Joinville. Realizado entre 2 e 5 de outubro de 2025, no Ágora Tech Park.
Por Joinville Convention Bureau 3 de setembro de 2025
No dia 10 de setembro, a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, realiza duas apresentações do espetáculo Suíte Joinvilense, às 19h e 20h30, no Teatro Juarez Machado, em Joinville.
Por Joinville Convention Bureau 31 de agosto de 2025
Redescubra o Centro de Joinville! Um roteiro a pé com 10 lugares imperdíveis para viver a rua, explorar a cultura e conhecer nossa história de perto.
Por Joinville Convention Bureau 29 de agosto de 2025
Já estão à venda os ingressos para a 85.a Festa das Flores de Joinville, que ocorre de 18 a 23 de novembro, na Expoville.
Por Joinville Convention Bureau 27 de agosto de 2025
Neste sábado, 30 de agosto, a partir das 10h da manhã, Joinville será tomada pela alegria, pelas cores e pelos símbolos da tradição italiana durante o Desfile Oficial da 16ª VinVeneto.
Por Joinville Convention Bureau 25 de agosto de 2025
Você já pode garantir seu lugar no 2º Sakura Joinville, festival de cultura japonesa agendado para 12 a 14 de setembro, no Parque Expoville.
Por Joinville Convention Bureau 25 de agosto de 2025
Espetáculo “Antes do Ano que Vem”, que integra 2ª edição do Diversão e Arte, projeto cultural da ArcelorMittal, será apresentado no dia 4 de setembro, no Teatro da Liga. Ingressos estarão disponíveis a partir desta sexta (29)
Joinville lança a 12ª Semana Lixo Zero no dia 9 de setembro, com abertura na UniSociesc e palestra d
Por Joinville Convention Bureau 22 de agosto de 2025
Joinville lança a 12ª Semana Lixo Zero no dia 9 de setembro, com abertura na UniSociesc e palestra do especialista André Carvalhal. O evento é gratuito, mediante inscrição e doação de 1kg de alimento.
Mais Posts

Notícias do Convention Bureau

Por Mariana Tomita 11 de setembro de 2025
Agência de receptivo especializada em turismo criativo e afetivo. Oferece curadoria de experiências autênticas em Joinville e região, turismo de incentivo e corporativo, grupos temáticos, reservas e transfers. Seu propósito é criar vínculos entre pessoas, lugares e histórias, com acolhimento e profissionalismo em todas
Por Luciana Imhof 4 de setembro de 2025
Com um estilo de comunicação autêntico e envolvente, eles compartilham conteúdos sobre viagens, aventuras e descobertas culturais, aproximando seus seguidores de diferentes destinos e inspirando novas experiências.
Ágora Tech Park
Por Mariana Tomita 2 de setembro de 2025
A Mourão Serviços, de Joinville, é especializada em limpeza profissional para residências, empresas e eventos. Com equipe qualificada e produtos adequados, oferece soluções em limpeza geral, especializada e manutenção, sempre com foco em qualidade, segurança e atendimento personalizado.
Ágora Tech Park
Por Mariana Tomita 28 de agosto de 2025
Ambiente de inovação localizado no coração do Perini Business Park, em Joinville. Mais do que um espaço físico, é um ecossistema que conecta empresas, startups, universidades, investidores e o poder público para transformar ideias em soluções de impacto.
Jonni’s
Por Mariana Tomita 26 de agosto de 2025
Jonni’s é um restaurante com alma, inspirado na tradição mediterrânea e na paixão pela gastronomia. Cada prato é preparado diariamente pelo chef Jonni Collin, com técnica, criatividade e muito sentimento. Com ambiente acolhedor e atendimento de excelência, o Jonni’s transforma cada refeição em uma experiência.
Por Luciana Imhof 26 de agosto de 2025
A Festa das Flores de Joinville é a mais antiga do gênero, no Brasil. A cada ano, sua exposição temática garante um espetáculo de cores e formas, e encanta o público com a beleza e a exuberância das milhares de orquídeas, flores e plantas ornamentais.
Por Mariana Tomita 25 de agosto de 2025
A Haenschbier é uma cervejaria artesanal de Joinville, reconhecida por unir tradição, inovação e qualidade.
Por Luciana Imhof 22 de agosto de 2025
As iniciativas reforçam a estratégia da cidade de ampliar sua divulgação nos mercados nacional e internacional, fortalecendo sua presença nos segmentos de lazer, negócios e eventos.
Por Mariana Tomita 18 de agosto de 2025
Porão da Liga Pub: música, nostalgia e descontração. Revivendo sucessos dos anos 80 e 90. O verdadeiro Pub de Joinville!
Por Mariana Tomita 18 de agosto de 2025
Mais que um espaço cultural, é um epicentro vibrante de entretenimento e arte, que oferece uma programação diversificada para todos os gostos, desde espetáculos de humor e MPB até eventos musicais memoráveis.
Por Mariana Tomita 13 de agosto de 2025
No coração de Joinville, o Kodashi Sushi Bar encanta com ambiente acolhedor, buffet saboroso e atendimento simpático — um ótimo endereço para saborear o melhor custo-benefício da culinária japonesa local.
Por Luciana Imhof 12 de agosto de 2025
As 33 empresas inscritas tiveram a oportunidade de compartilhar suas atividades e segmentos de atuação nas rodadas de conversa entre os participantes.
Mais Posts