Turismo de Joinville ganha força com convênio inédito firmado entre Prefeitura e Convention Bureau

.O setor de turismo de Joinville celebra o atual momento de crescimento e transformação que será impulsionado com o convênio inédito firmado entre a Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), e o Joinville e Região Convention & Visitors Bureau (JRCVB). Os detalhes do Termo de Colaboração e as ações que deverão ser implementadas por meio da parceria, foram o tema central do “Encontro com Associados”, realizado pelo JRCVB, na quarta-feira (3/5), na Expoville.


O evento teve a presença do Prefeito de Joinville Adriano Silva, e da Vice-Prefeita Rejane Gambin; do secretário de Turismo do Estado de Santa Catarina, Evandro Neiva; e do secretário de Cultura e Turismo de Joinville, Guilherme Gassenferth.


O encontro também foi prestigiado por autoridades do município, representantes do trade turístico, lideranças de entidades representativas, profissionais e empresários do setor, imprensa e convidados.

Formalizado no último mês de março, o convênio terá investimento total de R$ 2 milhões e prazo de execução de dois anos. O objetivo é promover Joinville como destino em todo o Brasil e também no exterior, por meio de estratégias fundamentadas na inteligência de mercado, que deverão impulsionar a comercialização dos produtos turísticos oferecidos pela cidade.

 

De acordo com o presidente do JRCVB, Giuliano Rodrigo de Mello, o convênio vai ampliar e fortalecer a atuação da entidade que, há 26 anos, trabalha com foco no desenvolvimento do turismo de lazer e negócios.


“Para nós, o convênio é um marco na história do turismo de Joinville. Mostra a visão do Governo Municipal em dar autonomia ao Joinville Convention Bureau e permitir a continuidade de vários projetos. O turismo é um propulsor da economia da cidade e a partir de agora estaremos melhor estruturados para fazer boas entregas aos empresários do setor”, comemora o presidente.


Destacando os valores e atrativos de Joinville, as reestruturações e revitalizações implementadas nas áreas rural e náutica, bem como projetos como o Palácio das Orquídeas, que darão ainda mais visibilidade e força ao turismo da cidade, o prefeito Adriano Silva reiterou a importância da parceria.


“O turismo faz com que as cidades se reinventem e que façam o que há de melhor para as pessoas. Dar liberdade para o Joinville Convention Bureau conduzir o futuro do turismo de Joinville é fundamental. Os recursos desse convênio darão à entidade a liberdade administrativa e econômica para fazer da nossa cidade uma referência mundial em turismo”, afirma o prefeito Adriano Silva.


Já o secretário de Turismo de Santa Catarina, Evandro Neiva, reforçou a importância da iniciativa para o turismo do Estado. Para ele, a parceria entre a Prefeitura do município e o Joinville Convention Bureau, demonstra a maturidade com que a gestão pública trata o setor.


E declarou: “Turismo se faz na base dos municípios. E municípios fortes, significam estado forte. Esse convênio demonstra a capacidade de Joinville entender que agentes públicos e privados são, juntos, responsáveis pela transformação turística de um município”.

 

Turismo de Joinville em ascensão


Para o secretário de Cultura e Turismo de Joinville, Guilherme Gassenferth, o convênio acontece em um momento de crescimento que pode ser demonstrado por números e dados obtidos por entidades do setor.


Em 2022, 63% dos visitantes recebidos pelos três principais museus de Joinville, o Museu Nacional da Imigração e Colonização (MNIC), o Museu Arqueológico de Sambaqui e o Memorial da Bicicleta, foram turistas. Em anos anteriores, a maioria dos visitantes dessas Unidades era público local.


Na rede hoteleira, a taxa de ocupação dos hotéis de Joinville bateu recorde ao alcançar o índice de 60%. Da mesma forma, a permanência média na cidade foi de 2,2 dias, melhor número dos últimos seis anos.


Em âmbito estadual, Joinville foi a 3ª cidade catarinense com maior arrecadação do turismo, alcançado R$ 3,9 milhões, de acordo com o ranking das cidades de maior Valor Agregado do Turismo (VAT).


Recentemente, Joinville recebeu nota máxima na avaliação do Mapa do Turismo Brasileiro 2023, de acordo com avaliação do Ministério do Turismo (MTur), que considera o desempenho da economia no turismo do local, de acordo com diversas variáveis.


“O momento que o turismo de Joinville vive, graças à parceria entre a Prefeitura e o setor privado, é especial. E o convênio coroa isso, a partir do estabelecimento de metas, estratégias e ações conjuntas para divulgar Joinville. Temos infraestrutura relevante, atrativos ainda pouco conhecidos, então entendemos a importância de fazer esse trabalho de promoção da cidade com estratégias de marketing, ações e eventos em todo o Brasil e também no exterior”, reforça Gassenferth.


Ações em andamento


Logo após a assinatura do termo colaborativo, o Joinville e Região Convention & Visitors Bureau deu início às ações que ajudarão a promover a cidade como destino e consolidar a sua marca. O investimento total do convênio será de R$ 2 milhões, sendo que R$ 800 mil já foram repassados pela Prefeitura de Joinville ao JRCVB. No início de 2024, será feita a transferência de mais R$ 1,2 milhão para desenvolver as ações no decorrer do próximo ano.


O trabalho será dividido em quatro etapas que contemplam trabalhos de prospecção de eventos, produção de materiais promocionais, audiovisuais, entre outras iniciativas.

 

Para a primeira fase, as ações preveem a participação em feiras e eventos nacionais e internacionais, bem como captação de eventos para Joinville. A etapa seguinte contempla a realização de famtours com a participação de agentes de turismo, promotores de eventos e representantes do trade turístico que virão a Joinville conhecer e vivenciar os produtos da cidade. Já no terceiro momento, o foco será a promoção da cidade em âmbito nacional por meio das plataformas digitais, com ações em redes sociais e plataformas de viagem. E a quarta etapa será voltada à promoção interna do destino, mostrando ao público joinvilense tudo o que a cidade oferece e estimulando-o a vivenciar cada experiência.


“Todo esse trabalho está alinhado com o Place Branding, com os planos de marketing turístico e com o Plano Municipal de turismo. Será um trabalho robusto, alicerçado por estudos já desenvolvidos em Joinville”, completa o executivo do JRCVB, Giorgio Souza.



Campanha de promoção do destino


Um dos primeiros resultados concretos obtidos por meio do convênio é a contratação de uma empresa de marketing e promoção de destino. A estratégia e a execução do trabalho serão assinadas pela Imaginadora, empresa especializada em marketing, eventos e relações públicas no mercado de viagens. Com 15 anos de história, a Imaginadora atende a empresas e destinos turísticos de grande relevância global, como o grupo SeaWorld Parks, Miami, Serviço Nacional de Turismo do Chile (Sernatur) e a Inclusive Collection, grupo de marcas de resorts all inclusive presentes em diferentes destinos, entre outros.


Para Joinville, a Imaginadora elaborou o plano de ação fundamentado em três pilares: ações B2B (business to business) direcionadas aos canais de distribuição, ou seja, operadoras e agências de viagens que vendem Joinville; treinamentos e capacitações para agentes do trade turístico; e, ainda, ações de marketing digital.


Parte do time da Imaginadora está em Joinville para visita de imersão a Joinville, onde terá a oportunidade de conhecer e vivenciar as atrações e equipamentos turísticos, a infraestrutura da cidade.


“Também vamos conversar com empresários locais e entender os propósitos e objetivos de Joinville e buscar engajar o trade local. Teremos a oportunidade de vivenciar e conhecer quem faz o turismo local. A partir daí, vamos pensar as capacitações e treinamentos. É importante estar atualizado sobre o que está acontecendo e sobre o que vai acontecer em Joinville e levar tudo isso ao mercado”, antecipa a sócia-diretora da Imaginadora, Marjori Schroeder.


Foto: Crédito André Kopsch

Por Sabrina Schmitz 03 mai., 2024
Artista visual e performer buscou sua identidade artística desde sua adolescência, inicialmente nos palcos teatrais, da dança ou da moda, e subsequente também nas telas, onde suas pinceladas passaram a ganhar vida.
Por Sabrina Schmitz 03 mai., 2024
Dia 21 de maio 2024, o Grupo de Percussão Musicarium realizará um concerto especial, mergulhando em obras que destacam a riqueza e a diversidade da percussão brasileira e mundial.
Por Sabrina Schmitz 02 mai., 2024
O Desafix 3.0 busca startups com soluções voltadas para cinco linhas estratégicas de tendências tecnológicas: Fixação Inteligente, Indústria 4.0, Tecnologia Digital, ESG (Ambiente, Social e Governança) e Logística.
Por Sabrina Schmitz 01 mai., 2024
Fizemos uma lista de diversos presentes criativos para você presentear sua mãe no Dia das Mães que esta chegando!
Por Sabrina Schmitz 12 abr., 2024
Nos dias 06 e 07/Abril, mais de 60 pessoas participaram do Observa Joinville 2024 - Fomento ao Turismo de Observação de Aves em um sítio na Estrada do Pico, em Pirabeiraba.
Por Sabrina Schmitz 11 abr., 2024
Venha conferir a receita tradicional do Chineque da Confeitaria Amor e Canela de Joinville.
Hoje vamos falar aqui sobre algo que tem ganhado cada vez mais relevância no mundo dos negócios: as
Por Sabrina Schmitz 08 abr., 2024
Hoje vamos falar aqui sobre algo que tem ganhado cada vez mais relevância no mundo dos negócios: as startups e a importância de acelerar um negócio.
Por Sabrina Schmitz 04 abr., 2024
Superação é o que move os 170 atletas, representantes de oito Estados brasileiros, que participarão dos Jogos de Integração do Parkinson – iniciativa inédita em todo o mundo que movimentará a cidade de Joinville (SC), neste fim de semana (6 e 7/4).
Por Sabrina Schmitz 04 abr., 2024
Abertura das exposições “Entre Fronteiras” e lançamento do livro “Haigas Ocidentais” de ANAVAZ, “Autorretrato” de Hirooki Hatori e “FAFS” de Flavio Augusto de Faria Souto. Lançamento do livro “Entre a Babitonga e o Capibaribe” de José Alfredo Abrão.
Por Sabrina Schmitz 02 abr., 2024
De 09 a 13 de abril, Joinville será palco do Shortcutz, uma festival de filmes de curta-metragem, ou seja, filmes com menos de 60 minutos.
Mais Posts

Notícias do Convention Bureau

Por Luciana Imhof 30 abr., 2024
Petisqueira do Paulinho é novo associado do Joinville Convention Bureau
Por Luciana Imhof 30 abr., 2024
Jacques Eventos e Produções, nova associada do Joinville Convention Bureau
Por Luciana Imhof 24 abr., 2024
Joinville Convention Bureau realiza 14ª Rodada de Negócios
Por Luciana Imhof 24 abr., 2024
Joinville Convention Bureau celebra 27 anos de fortalecimento do turismo
Por Luciana Imhof 24 abr., 2024
Joinville anuncia novas parcerias na WTM Latin America
Por Luciana Imhof 24 abr., 2024
Fórum Regional de Turismo Caminho dos Príncipes acontece durante a SC Outdoor Expo
Por Luciana Imhof 24 abr., 2024
Joinville Matsuri 2024 celebra a cultura japonesa com música, dança e entretenimento
Por Luciana Imhof 24 abr., 2024
ExpoGestão 2024 debate o Futuro da Indústria
Por Sabrina Schmitz 24 abr., 2024
Level Garden é novo associado do Joinville Convention Bureau
Por Luciana Imhof 10 abr., 2024
Joinville participa da WTM Latin America 2024
Por Luciana Imhof 10 abr., 2024
Construção da marca Joinville é destaque em evento de turismo em Ituporanga
Por Luciana Imhof 09 abr., 2024
Pesquisa revela impactos positivos do setor de eventos na economia e no turismo de Joinville e região
Mais Posts
Share by:
...