cidade de

EXPERIÊNCIA

Turismo de Joinville ganha força com convênio inédito firmado entre Prefeitura e Convention Bureau

.O setor de turismo de Joinville celebra o atual momento de crescimento e transformação que será impulsionado com o convênio inédito firmado entre a Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), e o Joinville e Região Convention & Visitors Bureau (JRCVB). Os detalhes do Termo de Colaboração e as ações que deverão ser implementadas por meio da parceria, foram o tema central do “Encontro com Associados”, realizado pelo JRCVB, na quarta-feira (3/5), na Expoville.


O evento teve a presença do Prefeito de Joinville Adriano Silva, e da Vice-Prefeita Rejane Gambin; do secretário de Turismo do Estado de Santa Catarina, Evandro Neiva; e do secretário de Cultura e Turismo de Joinville, Guilherme Gassenferth.


O encontro também foi prestigiado por autoridades do município, representantes do trade turístico, lideranças de entidades representativas, profissionais e empresários do setor, imprensa e convidados.

Formalizado no último mês de março, o convênio terá investimento total de R$ 2 milhões e prazo de execução de dois anos. O objetivo é promover Joinville como destino em todo o Brasil e também no exterior, por meio de estratégias fundamentadas na inteligência de mercado, que deverão impulsionar a comercialização dos produtos turísticos oferecidos pela cidade.

 

De acordo com o presidente do JRCVB, Giuliano Rodrigo de Mello, o convênio vai ampliar e fortalecer a atuação da entidade que, há 26 anos, trabalha com foco no desenvolvimento do turismo de lazer e negócios.


“Para nós, o convênio é um marco na história do turismo de Joinville. Mostra a visão do Governo Municipal em dar autonomia ao Joinville Convention Bureau e permitir a continuidade de vários projetos. O turismo é um propulsor da economia da cidade e a partir de agora estaremos melhor estruturados para fazer boas entregas aos empresários do setor”, comemora o presidente.


Destacando os valores e atrativos de Joinville, as reestruturações e revitalizações implementadas nas áreas rural e náutica, bem como projetos como o Palácio das Orquídeas, que darão ainda mais visibilidade e força ao turismo da cidade, o prefeito Adriano Silva reiterou a importância da parceria.


“O turismo faz com que as cidades se reinventem e que façam o que há de melhor para as pessoas. Dar liberdade para o Joinville Convention Bureau conduzir o futuro do turismo de Joinville é fundamental. Os recursos desse convênio darão à entidade a liberdade administrativa e econômica para fazer da nossa cidade uma referência mundial em turismo”, afirma o prefeito Adriano Silva.


Já o secretário de Turismo de Santa Catarina, Evandro Neiva, reforçou a importância da iniciativa para o turismo do Estado. Para ele, a parceria entre a Prefeitura do município e o Joinville Convention Bureau, demonstra a maturidade com que a gestão pública trata o setor.


E declarou: “Turismo se faz na base dos municípios. E municípios fortes, significam estado forte. Esse convênio demonstra a capacidade de Joinville entender que agentes públicos e privados são, juntos, responsáveis pela transformação turística de um município”.

 

Turismo de Joinville em ascensão


Para o secretário de Cultura e Turismo de Joinville, Guilherme Gassenferth, o convênio acontece em um momento de crescimento que pode ser demonstrado por números e dados obtidos por entidades do setor.


Em 2022, 63% dos visitantes recebidos pelos três principais museus de Joinville, o Museu Nacional da Imigração e Colonização (MNIC), o Museu Arqueológico de Sambaqui e o Memorial da Bicicleta, foram turistas. Em anos anteriores, a maioria dos visitantes dessas Unidades era público local.


Na rede hoteleira, a taxa de ocupação dos hotéis de Joinville bateu recorde ao alcançar o índice de 60%. Da mesma forma, a permanência média na cidade foi de 2,2 dias, melhor número dos últimos seis anos.


Em âmbito estadual, Joinville foi a 3ª cidade catarinense com maior arrecadação do turismo, alcançado R$ 3,9 milhões, de acordo com o ranking das cidades de maior Valor Agregado do Turismo (VAT).


Recentemente, Joinville recebeu nota máxima na avaliação do Mapa do Turismo Brasileiro 2023, de acordo com avaliação do Ministério do Turismo (MTur), que considera o desempenho da economia no turismo do local, de acordo com diversas variáveis.


“O momento que o turismo de Joinville vive, graças à parceria entre a Prefeitura e o setor privado, é especial. E o convênio coroa isso, a partir do estabelecimento de metas, estratégias e ações conjuntas para divulgar Joinville. Temos infraestrutura relevante, atrativos ainda pouco conhecidos, então entendemos a importância de fazer esse trabalho de promoção da cidade com estratégias de marketing, ações e eventos em todo o Brasil e também no exterior”, reforça Gassenferth.


Ações em andamento


Logo após a assinatura do termo colaborativo, o Joinville e Região Convention & Visitors Bureau deu início às ações que ajudarão a promover a cidade como destino e consolidar a sua marca. O investimento total do convênio será de R$ 2 milhões, sendo que R$ 800 mil já foram repassados pela Prefeitura de Joinville ao JRCVB. No início de 2024, será feita a transferência de mais R$ 1,2 milhão para desenvolver as ações no decorrer do próximo ano.


O trabalho será dividido em quatro etapas que contemplam trabalhos de prospecção de eventos, produção de materiais promocionais, audiovisuais, entre outras iniciativas.

 

Para a primeira fase, as ações preveem a participação em feiras e eventos nacionais e internacionais, bem como captação de eventos para Joinville. A etapa seguinte contempla a realização de famtours com a participação de agentes de turismo, promotores de eventos e representantes do trade turístico que virão a Joinville conhecer e vivenciar os produtos da cidade. Já no terceiro momento, o foco será a promoção da cidade em âmbito nacional por meio das plataformas digitais, com ações em redes sociais e plataformas de viagem. E a quarta etapa será voltada à promoção interna do destino, mostrando ao público joinvilense tudo o que a cidade oferece e estimulando-o a vivenciar cada experiência.


“Todo esse trabalho está alinhado com o Place Branding, com os planos de marketing turístico e com o Plano Municipal de turismo. Será um trabalho robusto, alicerçado por estudos já desenvolvidos em Joinville”, completa o executivo do JRCVB, Giorgio Souza.



Campanha de promoção do destino


Um dos primeiros resultados concretos obtidos por meio do convênio é a contratação de uma empresa de marketing e promoção de destino. A estratégia e a execução do trabalho serão assinadas pela Imaginadora, empresa especializada em marketing, eventos e relações públicas no mercado de viagens. Com 15 anos de história, a Imaginadora atende a empresas e destinos turísticos de grande relevância global, como o grupo SeaWorld Parks, Miami, Serviço Nacional de Turismo do Chile (Sernatur) e a Inclusive Collection, grupo de marcas de resorts all inclusive presentes em diferentes destinos, entre outros.


Para Joinville, a Imaginadora elaborou o plano de ação fundamentado em três pilares: ações B2B (business to business) direcionadas aos canais de distribuição, ou seja, operadoras e agências de viagens que vendem Joinville; treinamentos e capacitações para agentes do trade turístico; e, ainda, ações de marketing digital.


Parte do time da Imaginadora está em Joinville para visita de imersão a Joinville, onde terá a oportunidade de conhecer e vivenciar as atrações e equipamentos turísticos, a infraestrutura da cidade.


“Também vamos conversar com empresários locais e entender os propósitos e objetivos de Joinville e buscar engajar o trade local. Teremos a oportunidade de vivenciar e conhecer quem faz o turismo local. A partir daí, vamos pensar as capacitações e treinamentos. É importante estar atualizado sobre o que está acontecendo e sobre o que vai acontecer em Joinville e levar tudo isso ao mercado”, antecipa a sócia-diretora da Imaginadora, Marjori Schroeder.


Foto: Crédito André Kopsch

Por Joinville Convention Bureau 16 de junho de 2025
O Musicarium – Academia Filarmônica Brasileira, em parceria com o Martinelli Advogados, realiza um concerto beneficente no Teatro Coree, em Joinville/SC.
Por Joinville Convention Bureau 16 de junho de 2025
A ExpoInovação 2025 foi oficialmente lançada na noite do dia 10 de junho, durante a ExpoGestão. O evento, realizado na Sala Sebrae, reuniu um grande público e funcionou como uma prévia da 12ª edição da ExpoInovação, marcada para 17 e 18 de setembro, no Expocentro Edmundo Doubrawa, em Joinville. A expectativa da organização é receber mais de 4 mil participantes, em uma estrutura que contará com 160 marcas expositoras, 100 startups e três palcos simultâneos com mais de 50 palestrantes.
Por Joinville Convention Bureau 16 de junho de 2025
A Galeria 33 inaugura, no dia 28 de junho (sábado), a exposição Cidade Máquina, com programação a partir das 16h, dando início à temporada de três meses. A mostra reúne obras de mais de 10 artistas catarinenses, questionando como a lógica industrial molda a paisagem urbana, o gesto artístico e os corpos que habitam a cidade.
Por Joinville Convention Bureau 6 de junho de 2025
A Feira do Livro de Joinville ocorre no Centreventos Cau Hansen, com entrada gratuita. O horário de funcionamento é de 9h às 21 horas (até sábado) e das 10h às 20 horas (no domingo).
Por Joinville Convention Bureau 5 de junho de 2025
De 24 a 27 de julho, Joinville será palco de um evento que valoriza o cinema feito por talentos da cidade. A Mostra Joinville Faz Cinema chega para celebrar a produção audiovisual joinvilense, promover encontros entre público e realizadores, e fortalecer a cena cultural local com uma programação totalmente gratuita no SESC Joinville.
Por Joinville Convention Bureau 5 de junho de 2025
No dia 21 de junho, o Centreventos Cau Hansen será palco do All Star Game Joinville – A Tradição Volta às Quadras, um reencontro histórico com ex-atletas que marcaram época no basquete da cidade.
Por Joinville Convention Bureau 5 de junho de 2025
A ExpoInovação 2025, um dos principais eventos de inovação e negócios do Sul do Brasil, será oficialmente lançada na próxima segunda-feira, 10 de junho, durante a programação da ExpoGestão, em Joinville.
Por Joinville Convention Bureau 4 de junho de 2025
Nos dias 5 e 6 de julho de 2025, Joinville será palco da quarta edição do Medieval Joinville, um evento imersivo que celebra o universo medieval e da fantasia, com atrações para todas as idades em meio à natureza exuberante do Parque Caminho das Águas.
Por Joinville Convention Bureau 4 de junho de 2025
A Intermach – Feira e Congresso de Tecnologia para a Indústria Metalmecânica está de volta a Joinville com sua maior edição até agora. De 15 a 18 de julho de 2025, o Complexo Expoville será o centro das atenções do setor industrial brasileiro, reunindo expositores nacionais e internacionais, soluções tecnológicas, rodadas de negócios e uma programação técnica de alto nível.
Por Joinville Convention Bureau 4 de junho de 2025
Joinville recebe, no dia 9 de julho, o renomado paisagista Raul Cânovas para um curso imersivo sobre paisagismo sustentável. Com iniciativa da AJAO – Agremiação Joinvilense dos Amadores de Orquídeas – e apoio de entidades parceiras, o evento terá uma programação completa, com manhã de palestras e tarde de vivências no encantador Parque Hemero.
Por Joinville Convention Bureau 29 de maio de 2025
Se você gosta de natureza, contemplação e momentos ao ar livre, vai adorar saber que Joinville está se destacando como um dos destinos mais promissores do Brasil para a prática de birdwatching — a observação de aves em seu habitat natural.
Por Joinville Convention Bureau 29 de maio de 2025
No sábado, 31 de maio, às 19h, a Casa da Memória recebe a estreia do curta-metragem “A Colina de Mittelweg”, uma obra poética que resgata a história e a memória dos imigrantes germânicos de Joinville. Dirigido por Anderson Dresch e com trilha musical interpretada por músicos do Musicarium – Academia Filarmônica Brasileira.
Mais Posts

Notícias do Convention Bureau

Por Luciana Imhof 6 de junho de 2025
Enquanto Santa Catarina apresenta queda de 1,4% no número de passageiros, nesse período, o Aeroporto Lauro Carneiro de Loyola tem alta de 31,5%. O levantamento foi feito pela ForwardKeys, líder global em inteligência de viagens, e contabiliza apenas viajantes que permanecem em Joinville entre uma e 22 noites, excluindo residentes e passageiros em conexão.
Por Luciana Imhof 4 de junho de 2025
A EBS reúne anualmente mais de 1.500 profissionais da cadeia de eventos, incluindo organizadores, fornecedores e compradores de grandes empresas, agências e associações. A edição de 2025 promete ampliar ainda mais as oportunidades de relacionamento e negócios para destinos que investem no turismo corporativo.
Por Luciana Imhof 29 de maio de 2025
Inscreva-se agora! Treinamento gratuito: 80 Experiências para se Apaixonar pela Minha Joinville
Por Luciana Imhof 29 de maio de 2025
Os visitantes serão recepcionados no estande por personagens do Natal de Joinville despertando a atenção para a magia e o encantamento do evento que transforma a cidade em um dos principais destinos natalinos da região Sul do Brasil. A ativação tem como objetivo apresentar a programação natalina ao trade turístico e fomentar o interesse por pacotes e visitas durante a temporada de fim de ano..
Por Luciana Imhof 26 de maio de 2025
A COEVO é uma agência de marketing especializada em turismo e hotelaria, com atuação desde 2019, com soluções personalizadas em branding, performance digital (Google Ads, Meta Ads, e-mail marketing), SEO, desenvolvimento de sites com motor de reservas e inteligência de dados — sempre focada em gerar resultados reais para hotéis, pousadas e destinos turísticos.
Por Luciana Imhof 22 de maio de 2025
Poial Tropeiro: 15 anos de sabor, tradição e tropeirismo em Joinville
Por Luciana Imhof 21 de maio de 2025
Com uma programação robusta e imersiva, o Summit IA 2025 terá mais de 30 palestras, 12 workshops interativos, seis painéis temáticos e uma ampla área de exposição com as últimas inovações do setor. A expectativa é reunir profissionais, empresários, pesquisadores, investidores e entusiastas para dois dias de intenso aprendizado, networking e geração de oportunidades.
Por Luciana Imhof 20 de maio de 2025
Em Santa Catarina, Joinville é líder neste tipo de atividade e está entre as 20 melhores cidades do Brasil, com ótimos espaços para observação, e com 488 espécies de aves registradas. Segundo o secretário de Cultura e Turismo, Guilherme Gassenferth, estar em eventos como o Avistar ajudam a fortalecer o relacionamento entre empresários do setor e observadores de aves, além de consolidar a cidade como destino estratégico de ecoturismo.
Por Luciana Imhof 20 de maio de 2025
O evento acontece no Parque Promosul, um dos principais espaços de eventos da região, em uma cidade reconhecida desde 2015 como a Capital Internacional dos Móveis. A feira já ultrapassou a marca de quase 1 milhão de visitantes ao longo de suas edições e atrai consumidores de todo o Sul do Brasil.
Por Luciana Imhof 16 de maio de 2025
Joinville se prepara para receber mais uma edição da Home Art, uma das principais feiras do setor de móveis, decoração e soluções para o lar do Sul do Brasil. O evento acontece de 23 a 25 de maio, no Complexo Expoville, reunindo expositores e visitantes em um ambiente que combina inspiração, tendências e bons negócios.
Por Luciana Imhof 15 de maio de 2025
O Buddha SPA é a maior rede de spas urbanos da América Latina, com mais de 125 unidades espalhadas pelo Brasil e cerca de 75 mil atendimentos por mês. Agora, também em Joinville, oferece comodidade e bem-estar dentro do Garten Shopping.
Por Luciana Imhof 14 de maio de 2025
Durante o Sindepat Summit serão destacados os diferenciais da cidade, como a forte tradição cultural herdada dos imigrantes europeus, os eventos reconhecidos nacionalmente, os ícones da dança e da música clássica, além das belezas naturais da região, com destaque para as experiências do turismo rural e do ecoturismo. Serão evidenciados ainda, os dados econômicos da maior cidade do Estado de Santa Catarina com sua diversificada economia, a localização estratégica entre a serra e o mar e os diferenciais logísticos de aeroportos e rodovias, que privilegiam o acesso a Joinville.
Mais Posts