cidade de

EXPERIÊNCIA

Turismo de Joinville ganha força com convênio inédito firmado entre Prefeitura e Convention Bureau

.O setor de turismo de Joinville celebra o atual momento de crescimento e transformação que será impulsionado com o convênio inédito firmado entre a Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), e o Joinville e Região Convention & Visitors Bureau (JRCVB). Os detalhes do Termo de Colaboração e as ações que deverão ser implementadas por meio da parceria, foram o tema central do “Encontro com Associados”, realizado pelo JRCVB, na quarta-feira (3/5), na Expoville.


O evento teve a presença do Prefeito de Joinville Adriano Silva, e da Vice-Prefeita Rejane Gambin; do secretário de Turismo do Estado de Santa Catarina, Evandro Neiva; e do secretário de Cultura e Turismo de Joinville, Guilherme Gassenferth.


O encontro também foi prestigiado por autoridades do município, representantes do trade turístico, lideranças de entidades representativas, profissionais e empresários do setor, imprensa e convidados.

Formalizado no último mês de março, o convênio terá investimento total de R$ 2 milhões e prazo de execução de dois anos. O objetivo é promover Joinville como destino em todo o Brasil e também no exterior, por meio de estratégias fundamentadas na inteligência de mercado, que deverão impulsionar a comercialização dos produtos turísticos oferecidos pela cidade.

 

De acordo com o presidente do JRCVB, Giuliano Rodrigo de Mello, o convênio vai ampliar e fortalecer a atuação da entidade que, há 26 anos, trabalha com foco no desenvolvimento do turismo de lazer e negócios.


“Para nós, o convênio é um marco na história do turismo de Joinville. Mostra a visão do Governo Municipal em dar autonomia ao Joinville Convention Bureau e permitir a continuidade de vários projetos. O turismo é um propulsor da economia da cidade e a partir de agora estaremos melhor estruturados para fazer boas entregas aos empresários do setor”, comemora o presidente.


Destacando os valores e atrativos de Joinville, as reestruturações e revitalizações implementadas nas áreas rural e náutica, bem como projetos como o Palácio das Orquídeas, que darão ainda mais visibilidade e força ao turismo da cidade, o prefeito Adriano Silva reiterou a importância da parceria.


“O turismo faz com que as cidades se reinventem e que façam o que há de melhor para as pessoas. Dar liberdade para o Joinville Convention Bureau conduzir o futuro do turismo de Joinville é fundamental. Os recursos desse convênio darão à entidade a liberdade administrativa e econômica para fazer da nossa cidade uma referência mundial em turismo”, afirma o prefeito Adriano Silva.


Já o secretário de Turismo de Santa Catarina, Evandro Neiva, reforçou a importância da iniciativa para o turismo do Estado. Para ele, a parceria entre a Prefeitura do município e o Joinville Convention Bureau, demonstra a maturidade com que a gestão pública trata o setor.


E declarou: “Turismo se faz na base dos municípios. E municípios fortes, significam estado forte. Esse convênio demonstra a capacidade de Joinville entender que agentes públicos e privados são, juntos, responsáveis pela transformação turística de um município”.

 

Turismo de Joinville em ascensão


Para o secretário de Cultura e Turismo de Joinville, Guilherme Gassenferth, o convênio acontece em um momento de crescimento que pode ser demonstrado por números e dados obtidos por entidades do setor.


Em 2022, 63% dos visitantes recebidos pelos três principais museus de Joinville, o Museu Nacional da Imigração e Colonização (MNIC), o Museu Arqueológico de Sambaqui e o Memorial da Bicicleta, foram turistas. Em anos anteriores, a maioria dos visitantes dessas Unidades era público local.


Na rede hoteleira, a taxa de ocupação dos hotéis de Joinville bateu recorde ao alcançar o índice de 60%. Da mesma forma, a permanência média na cidade foi de 2,2 dias, melhor número dos últimos seis anos.


Em âmbito estadual, Joinville foi a 3ª cidade catarinense com maior arrecadação do turismo, alcançado R$ 3,9 milhões, de acordo com o ranking das cidades de maior Valor Agregado do Turismo (VAT).


Recentemente, Joinville recebeu nota máxima na avaliação do Mapa do Turismo Brasileiro 2023, de acordo com avaliação do Ministério do Turismo (MTur), que considera o desempenho da economia no turismo do local, de acordo com diversas variáveis.


“O momento que o turismo de Joinville vive, graças à parceria entre a Prefeitura e o setor privado, é especial. E o convênio coroa isso, a partir do estabelecimento de metas, estratégias e ações conjuntas para divulgar Joinville. Temos infraestrutura relevante, atrativos ainda pouco conhecidos, então entendemos a importância de fazer esse trabalho de promoção da cidade com estratégias de marketing, ações e eventos em todo o Brasil e também no exterior”, reforça Gassenferth.


Ações em andamento


Logo após a assinatura do termo colaborativo, o Joinville e Região Convention & Visitors Bureau deu início às ações que ajudarão a promover a cidade como destino e consolidar a sua marca. O investimento total do convênio será de R$ 2 milhões, sendo que R$ 800 mil já foram repassados pela Prefeitura de Joinville ao JRCVB. No início de 2024, será feita a transferência de mais R$ 1,2 milhão para desenvolver as ações no decorrer do próximo ano.


O trabalho será dividido em quatro etapas que contemplam trabalhos de prospecção de eventos, produção de materiais promocionais, audiovisuais, entre outras iniciativas.

 

Para a primeira fase, as ações preveem a participação em feiras e eventos nacionais e internacionais, bem como captação de eventos para Joinville. A etapa seguinte contempla a realização de famtours com a participação de agentes de turismo, promotores de eventos e representantes do trade turístico que virão a Joinville conhecer e vivenciar os produtos da cidade. Já no terceiro momento, o foco será a promoção da cidade em âmbito nacional por meio das plataformas digitais, com ações em redes sociais e plataformas de viagem. E a quarta etapa será voltada à promoção interna do destino, mostrando ao público joinvilense tudo o que a cidade oferece e estimulando-o a vivenciar cada experiência.


“Todo esse trabalho está alinhado com o Place Branding, com os planos de marketing turístico e com o Plano Municipal de turismo. Será um trabalho robusto, alicerçado por estudos já desenvolvidos em Joinville”, completa o executivo do JRCVB, Giorgio Souza.



Campanha de promoção do destino


Um dos primeiros resultados concretos obtidos por meio do convênio é a contratação de uma empresa de marketing e promoção de destino. A estratégia e a execução do trabalho serão assinadas pela Imaginadora, empresa especializada em marketing, eventos e relações públicas no mercado de viagens. Com 15 anos de história, a Imaginadora atende a empresas e destinos turísticos de grande relevância global, como o grupo SeaWorld Parks, Miami, Serviço Nacional de Turismo do Chile (Sernatur) e a Inclusive Collection, grupo de marcas de resorts all inclusive presentes em diferentes destinos, entre outros.


Para Joinville, a Imaginadora elaborou o plano de ação fundamentado em três pilares: ações B2B (business to business) direcionadas aos canais de distribuição, ou seja, operadoras e agências de viagens que vendem Joinville; treinamentos e capacitações para agentes do trade turístico; e, ainda, ações de marketing digital.


Parte do time da Imaginadora está em Joinville para visita de imersão a Joinville, onde terá a oportunidade de conhecer e vivenciar as atrações e equipamentos turísticos, a infraestrutura da cidade.


“Também vamos conversar com empresários locais e entender os propósitos e objetivos de Joinville e buscar engajar o trade local. Teremos a oportunidade de vivenciar e conhecer quem faz o turismo local. A partir daí, vamos pensar as capacitações e treinamentos. É importante estar atualizado sobre o que está acontecendo e sobre o que vai acontecer em Joinville e levar tudo isso ao mercado”, antecipa a sócia-diretora da Imaginadora, Marjori Schroeder.


Foto: Crédito André Kopsch

Por Joinville Convention Bureau 26 de novembro de 2025
Programação gratuita ocorre nos dias 29 e 30 de novembro e 6 e 7 de dezembro, com oficinas, apresentações artísticas e a chegada especial do Papai Noel
Por Joinville Convention Bureau 26 de novembro de 2025
A programação no teatro vai de 2 a 6 de dezembro. No sábado, 6, às 16h, haverá a Sessão Azul. Nos outros dias, as sessões serão às 20h. Ingresso solidário disponível e o encerramento será gratuito.
Por Joinville Convention Bureau 26 de novembro de 2025
Com atrações gratuitas, o evento traz neste sábado (29) e domingo (30) apresentações musicais no Saguaçu, Vila Nova, Aventureiro e Pirabeiraba.
Por Joinville Convention Bureau 26 de novembro de 2025
No domingo, 30 de novembro de 2025, o Morro do Amaral, uma das comunidades tradicionais mais simbólicas de Joinville, recebe uma programação especial que une oficina e apresentação do auto folclórico Boi de Mamão, Boi de Inclusão.
Por Joinville Convention Bureau 26 de novembro de 2025
No verão, Joinville também é destino de água fresca: rios, cachoeiras, baía e até parque de flores viram convite para se molhar e aproveitar o calor. Neste guia, você descobre 8 lugares imperdíveis para tomar banho de rio, mar ou piscina natural e viver dias leves em meio à natureza.
Por Joinville Convention Bureau 17 de novembro de 2025
A primeira edição da FLIJ – Festa Literária de Joinville, terá sua primeira edição nos dias 5, 6 e 7 de dezembro, de sexta a domingo, no Saltare Centro de Dança. Com uma proposta inovadora, o evento irá se destacar por explorar a literatura em diálogo com outras linguagens artísticas, como música, dança, artes visuais,
Por Joinville Convention Bureau 17 de novembro de 2025
Chegada do Papai Noel do Shopping Mueller será na quinta-feira, dia 20 de novembro.
Por Joinville Convention Bureau 17 de novembro de 2025
A comédia com atriz Adriana Birolli será no próximo domingo, dia 23, às 18h, no Teatro da Liga em Joinville.
Por Joinville Convention Bureau 13 de novembro de 2025
No dia 22 de novembro, às 19h, o espetáculo “Show do Bita – Festa dos Bichos” transforma a Arena do Centreventos Cau Hansen em um grande palco para a imaginação infantil.
Por Joinville Convention Bureau 13 de novembro de 2025
Nos dias 21 e 23 de novembro, o Gala Joinville toma conta do Centreventos Cau Hansen com dois espetáculos especiais: “Clássicos da Música Sertaneja”, com a Camerata Florianópolis, e o balé “O Quebra-Nozes”, com a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil.
Por Joinville Convention Bureau 13 de novembro de 2025
Dia 20/11, às 20h, Diogo Portugal apresenta em Joinville o stand up “Burrice Artificial”. Com humor inteligente e irreverente, ele faz o público rir enquanto reflete sobre a nossa dependência da tecnologia.
Por Joinville Convention Bureau 11 de novembro de 2025
Para fortalecer o ambiente de negócios e fomentar o empreendedorismo, o Sebrae promove, no dia 26 de novembro, a primeira edição do Empreende Joinville com apoio da CDL Joinville e do Pedem Saúde. O evento é gratuito e será realizado na Expoville.
Mais Posts

Notícias do Convention Bureau

Por Luciana Imhof 4 de dezembro de 2025
O portfólio reúne atrativos culturais, naturais e de turismo rural, além de serviços, espaços e experiências desenhadas para receber demandas personalizadas do mercado corporativo.
Por Mariana Tomita 4 de dezembro de 2025
Villa Passaredo: charme, natureza e estrutura em Tijucas do Sul (PR)
Por Luciana Imhof 27 de novembro de 2025
O 2º Encontro de Líderes da Hotelaria de Joinville e Região reuniu nesta 3ªfeira (25), no Rooftop Rolf Colin, diretores e gerentes dos hotéis da região. Organizado pelo Joinville e Região Convention & Visitors Bureau (JRCVB), o evento possibilitou a troca de conteúdo e networking, em comemoração ao Dia do Hoteleiro.
Por Mariana Tomita 27 de novembro de 2025
Meu Menu é a Nova Associada do Joinville Convention Bureau
Por Luciana Imhof 26 de novembro de 2025
Em parceria com a Associação Joinvilense de Amadores de Orquídeas (AJAO), o Joinville e Região Convention & Visitors Bureau (JRCVB) levou os Embaixadores de Eventos para a Festa das Flores, na noite de segunda-feira (17), antes mesmo da sua abertura oficial.
Por Luciana Imhof 26 de novembro de 2025
“A escolha de Joinville reforça o posicionamento da cidade como um destino de destaque no turismo de negócios e eventos, segmento que movimenta a economia local e impulsiona setores como hospedagem, gastronomia, transporte e serviços”, comenta o executivo.
Por Luciana Imhof 26 de novembro de 2025
A programação contou com rodadas de negócios, capacitações e encontros Institucionais, reunindo representantes do trade turístico catarinense, operadoras internacionais, companhias aéreas e autoridades dos dois países.
Por Luciana Imhof 6 de outubro de 2025
O futuro do Turismo na cidade foi o tema central do Joinville Hub, que ocorreu nesta semana no Ágora Tech Park. Referências nacionais do setor tiveram fala no evento e abordaram as tendências do mercado, fizeram apresentação de cases, painéis e troca de experiências.
Por Luciana Imhof 6 de outubro de 2025
A participação no RoadShow reforça a estratégia de atuação contínua no mercado argentino, aprofundando relações comerciais e ampliando a promoção de Joinville junto aos principais intermediários do setor.
Por Luciana Imhof 6 de outubro de 2025
Joinville marcou presença na FIT – Feira Internacional de Turismo da América Latina, realizada entre os dias 27 e 30 de setembro em Buenos Aires.
Por Mariana Tomita 26 de setembro de 2025
Com tradição em frutos do mar, o Restaurante Lagoa combina ingredientes frescos, cardápio variado e atendimento acolhedor. À beira da Baía Babitonga, oferece um ambiente agradável, ideal para momentos de lazer, encontros especiais e eventos gastronômicos.
Por Mariana Tomita 18 de setembro de 2025
Especializada em transporte executivo com conforto e segurança, a empresa oferece vans modernas, motoristas qualificados, atendimento personalizado e serviço 24h para eventos, transfers e viagens corporativas.
Mais Posts