cidade de

EXPERIÊNCIA

Turismo de Joinville ganha força com convênio inédito firmado entre Prefeitura e Convention Bureau

.O setor de turismo de Joinville celebra o atual momento de crescimento e transformação que será impulsionado com o convênio inédito firmado entre a Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), e o Joinville e Região Convention & Visitors Bureau (JRCVB). Os detalhes do Termo de Colaboração e as ações que deverão ser implementadas por meio da parceria, foram o tema central do “Encontro com Associados”, realizado pelo JRCVB, na quarta-feira (3/5), na Expoville.


O evento teve a presença do Prefeito de Joinville Adriano Silva, e da Vice-Prefeita Rejane Gambin; do secretário de Turismo do Estado de Santa Catarina, Evandro Neiva; e do secretário de Cultura e Turismo de Joinville, Guilherme Gassenferth.


O encontro também foi prestigiado por autoridades do município, representantes do trade turístico, lideranças de entidades representativas, profissionais e empresários do setor, imprensa e convidados.

Formalizado no último mês de março, o convênio terá investimento total de R$ 2 milhões e prazo de execução de dois anos. O objetivo é promover Joinville como destino em todo o Brasil e também no exterior, por meio de estratégias fundamentadas na inteligência de mercado, que deverão impulsionar a comercialização dos produtos turísticos oferecidos pela cidade.

 

De acordo com o presidente do JRCVB, Giuliano Rodrigo de Mello, o convênio vai ampliar e fortalecer a atuação da entidade que, há 26 anos, trabalha com foco no desenvolvimento do turismo de lazer e negócios.


“Para nós, o convênio é um marco na história do turismo de Joinville. Mostra a visão do Governo Municipal em dar autonomia ao Joinville Convention Bureau e permitir a continuidade de vários projetos. O turismo é um propulsor da economia da cidade e a partir de agora estaremos melhor estruturados para fazer boas entregas aos empresários do setor”, comemora o presidente.


Destacando os valores e atrativos de Joinville, as reestruturações e revitalizações implementadas nas áreas rural e náutica, bem como projetos como o Palácio das Orquídeas, que darão ainda mais visibilidade e força ao turismo da cidade, o prefeito Adriano Silva reiterou a importância da parceria.


“O turismo faz com que as cidades se reinventem e que façam o que há de melhor para as pessoas. Dar liberdade para o Joinville Convention Bureau conduzir o futuro do turismo de Joinville é fundamental. Os recursos desse convênio darão à entidade a liberdade administrativa e econômica para fazer da nossa cidade uma referência mundial em turismo”, afirma o prefeito Adriano Silva.


Já o secretário de Turismo de Santa Catarina, Evandro Neiva, reforçou a importância da iniciativa para o turismo do Estado. Para ele, a parceria entre a Prefeitura do município e o Joinville Convention Bureau, demonstra a maturidade com que a gestão pública trata o setor.


E declarou: “Turismo se faz na base dos municípios. E municípios fortes, significam estado forte. Esse convênio demonstra a capacidade de Joinville entender que agentes públicos e privados são, juntos, responsáveis pela transformação turística de um município”.

 

Turismo de Joinville em ascensão


Para o secretário de Cultura e Turismo de Joinville, Guilherme Gassenferth, o convênio acontece em um momento de crescimento que pode ser demonstrado por números e dados obtidos por entidades do setor.


Em 2022, 63% dos visitantes recebidos pelos três principais museus de Joinville, o Museu Nacional da Imigração e Colonização (MNIC), o Museu Arqueológico de Sambaqui e o Memorial da Bicicleta, foram turistas. Em anos anteriores, a maioria dos visitantes dessas Unidades era público local.


Na rede hoteleira, a taxa de ocupação dos hotéis de Joinville bateu recorde ao alcançar o índice de 60%. Da mesma forma, a permanência média na cidade foi de 2,2 dias, melhor número dos últimos seis anos.


Em âmbito estadual, Joinville foi a 3ª cidade catarinense com maior arrecadação do turismo, alcançado R$ 3,9 milhões, de acordo com o ranking das cidades de maior Valor Agregado do Turismo (VAT).


Recentemente, Joinville recebeu nota máxima na avaliação do Mapa do Turismo Brasileiro 2023, de acordo com avaliação do Ministério do Turismo (MTur), que considera o desempenho da economia no turismo do local, de acordo com diversas variáveis.


“O momento que o turismo de Joinville vive, graças à parceria entre a Prefeitura e o setor privado, é especial. E o convênio coroa isso, a partir do estabelecimento de metas, estratégias e ações conjuntas para divulgar Joinville. Temos infraestrutura relevante, atrativos ainda pouco conhecidos, então entendemos a importância de fazer esse trabalho de promoção da cidade com estratégias de marketing, ações e eventos em todo o Brasil e também no exterior”, reforça Gassenferth.


Ações em andamento


Logo após a assinatura do termo colaborativo, o Joinville e Região Convention & Visitors Bureau deu início às ações que ajudarão a promover a cidade como destino e consolidar a sua marca. O investimento total do convênio será de R$ 2 milhões, sendo que R$ 800 mil já foram repassados pela Prefeitura de Joinville ao JRCVB. No início de 2024, será feita a transferência de mais R$ 1,2 milhão para desenvolver as ações no decorrer do próximo ano.


O trabalho será dividido em quatro etapas que contemplam trabalhos de prospecção de eventos, produção de materiais promocionais, audiovisuais, entre outras iniciativas.

 

Para a primeira fase, as ações preveem a participação em feiras e eventos nacionais e internacionais, bem como captação de eventos para Joinville. A etapa seguinte contempla a realização de famtours com a participação de agentes de turismo, promotores de eventos e representantes do trade turístico que virão a Joinville conhecer e vivenciar os produtos da cidade. Já no terceiro momento, o foco será a promoção da cidade em âmbito nacional por meio das plataformas digitais, com ações em redes sociais e plataformas de viagem. E a quarta etapa será voltada à promoção interna do destino, mostrando ao público joinvilense tudo o que a cidade oferece e estimulando-o a vivenciar cada experiência.


“Todo esse trabalho está alinhado com o Place Branding, com os planos de marketing turístico e com o Plano Municipal de turismo. Será um trabalho robusto, alicerçado por estudos já desenvolvidos em Joinville”, completa o executivo do JRCVB, Giorgio Souza.



Campanha de promoção do destino


Um dos primeiros resultados concretos obtidos por meio do convênio é a contratação de uma empresa de marketing e promoção de destino. A estratégia e a execução do trabalho serão assinadas pela Imaginadora, empresa especializada em marketing, eventos e relações públicas no mercado de viagens. Com 15 anos de história, a Imaginadora atende a empresas e destinos turísticos de grande relevância global, como o grupo SeaWorld Parks, Miami, Serviço Nacional de Turismo do Chile (Sernatur) e a Inclusive Collection, grupo de marcas de resorts all inclusive presentes em diferentes destinos, entre outros.


Para Joinville, a Imaginadora elaborou o plano de ação fundamentado em três pilares: ações B2B (business to business) direcionadas aos canais de distribuição, ou seja, operadoras e agências de viagens que vendem Joinville; treinamentos e capacitações para agentes do trade turístico; e, ainda, ações de marketing digital.


Parte do time da Imaginadora está em Joinville para visita de imersão a Joinville, onde terá a oportunidade de conhecer e vivenciar as atrações e equipamentos turísticos, a infraestrutura da cidade.


“Também vamos conversar com empresários locais e entender os propósitos e objetivos de Joinville e buscar engajar o trade local. Teremos a oportunidade de vivenciar e conhecer quem faz o turismo local. A partir daí, vamos pensar as capacitações e treinamentos. É importante estar atualizado sobre o que está acontecendo e sobre o que vai acontecer em Joinville e levar tudo isso ao mercado”, antecipa a sócia-diretora da Imaginadora, Marjori Schroeder.


Foto: Crédito André Kopsch

Por Luciana Imhof 29 de abril de 2025
oncurso que elege o melhor buteco da maior cidade de SC entra na última semana; pratos custam R$ 35
Por Luciana Imhof 28 de abril de 2025
Após conquistar o público em sua edição de estreia no ano passado, o Joinville Matsuri 2025 promete movimentar mais uma vez a cidade com uma legítima imersão à cultura e à gastronomia japonesa.
Por Sabrina Schmitz 25 de abril de 2025
Competição que escolhe o melhor buteco de Joinville vai até 4 de maio. Ao todo, participam 16 estabelecimentos com petiscos com valor fixo de R$ 35.
Por Sabrina Schmitz 22 de abril de 2025
O evento que celebra a cultura cervejeira e reúne música, gastronomia e entretenimento para toda a família será realizado nos dias 26 e 27 de abril, no Expocentro Edmundo Doubrawa, em Joinville.
17 de abril de 2025
Nos dias 17 e 18 de abril (quinta e sexta-feira), a tradicional Feira do Peixe Vivo toma conta da Praça do Mercado Público Municipal com a venda de tilápia viva por R$ 18,50 o quilo. Uma oportunidade para garantir o almoço da Sexta-feira Santa com aquele toque fresquinho da roça!
Por Sabrina Schmitz 17 de abril de 2025
Oficinas recreativas, jogos e caça ao coelho estão na programação de Páscoa que o Shopping Mueller preparou para as crianças este ano. De 14 a 20 de abril, das 14h às 17h, as atividades serão realizadas gratuitamente, no primeiro piso, em frente à Marisa.
Por Luciana Imhof 9 de abril de 2025
Evento especial apresenta Lorenzo Thompson no dia 24 de abril e integra as ações comemorativas do principal shopping da cidade
Por Sabrina Schmitz 3 de abril de 2025
De 4 a 13 de abril, Joinville recebe a segunda edição do Teias de Ananse - Encontro de Contadores de Histórias, um festival que celebra a tradição oral e a arte de narrar histórias. Com programação gratuita, o evento reúne 21 espetáculos de diferentes estilos, além de oficinas e rodas de conversa.
Por Sabrina Schmitz 3 de abril de 2025
No primeiro sábado do mês, dia 5 de abril, a Praça Cidade das Águas recebe a Meraki Pocket em uma edição especial de Páscoa com 25 expositores e diversas atrações. Atividades para o bem-estar e Dia Mundial da Dança também estão na programação
Por Sabrina Schmitz 3 de abril de 2025
Participe do Circuito do Pedal Sesc Joinville no dia 1º de maio! 🚴‍♂️ Com um percurso de 5 km, o evento promove lazer ativo, saúde e integração para todas as idades. A concentração começa às 15h, com saída às 16h da Unidade do Sesc Joinville. O trajeto pode ser feito de bicicleta, triciclo, patins, roller e skate. Inscreva-se e aproveite esse passeio ciclístico especial!
Por Luciana Imhof 1 de abril de 2025
Um dos principais encontros de coralistas do Sul do país, o Festival de Corais Joinville abre inscrições para a 5ª edição, marcada para 3 a 6 de julho, na Sociedade Harmonia Lyra e em palcos externos. Até 20 de abril, regentes ou coordenadores de grupos interessados podem reservar sua vaga pelo site festivaldecoraisjoinville.com.br.
Por Luciana Imhof 1 de abril de 2025
Evento começa no dia 11 de abril e segue até 4 de maio, com petiscos autorais espalhados por diferentes bairros da cidade
Mais Posts

Notícias do Convention Bureau

Por Luciana Imhof 1 de maio de 2025
Com totens de autoatendimento, leitores de QR Code e impressoras térmicas, a equipe especializada assegura o sucesso de eventos corporativos, congressos e feiras. Além disso, disponibiliza o aluguel de totens de LED, agregando impacto visual e interatividade à experiência do participante.
Por Luciana Imhof 24 de abril de 2025
O Joinville e Região Convention & Visitors Bureau (JRCVB) celebrou, na manhã desta quinta-feira (24), seus 28 anos de atuação com um café da manhã especial para associados, na Expoville. O encontro reuniu empresários que representam o trade turístico local para a confraternização, prestação de contas e balanço das atividades. Durante o evento, também foi realizada a eleição da nova diretoria para a gestão 2025/2027. O empresário Giuliano Rodrigo de Mello foi reconduzido à presidência da instituição, dando continuidade ao trabalho que vem sendo desenvolvido com foco na promoção de Joinville como destino de lazer, negócios e eventos.
Por Luciana Imhof 24 de abril de 2025
O evento de lançamento do Joinville Matsuri 2025 será no dia 30 de abril (quarta-feira), às 19h, no auditório da CDL - Câmara dos Dirigentes Lojistas de Joinville (rua Princesa Isabel, 447 – Centro - 2º andar). De acordo com Takao Sato, diretor da Tasa Eventos, empresa realizadora do Joinville Matsuri, mais uma vez o público joinvilense terá a oportunidade de vivenciar a cultura japonesa, com atrações que retratam desde as manifestações milenares até movimentos e tendências contemporâneas.
Por Luciana Imhof 14 de abril de 2025
Com um estande próprio de 38m², Joinville terá a oportunidade de apresentar ao público da WTM seus atrativos turísticos, a infraestrutura para eventos, além de sua rica programação cultural. Serão distribuídos materiais contemplando os destaques da cidade como o Festival de Dança – o maior do mundo em número de participantes, a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, o Musicarium Academia Filarmônica Brasileira, a tradicional Festa das Flores, o Turismo Rural e de Experiência que cresce ano após ano, entre outros atrativos. O espaço será um ponto estratégico para conexões e articulações com players nacionais e internacionais do trade turístico.
Por Luciana Imhof 4 de abril de 2025
“Toda a cadeia produtiva de Joinville acaba sendo beneficiada com mais esse evento, movimentando a economia em geral, de prestadores de serviços dos eventos a hotéis, restaurantes, espaços de turismo e lazer”, comenta o presidente do Convention Joinville, Giuliano Rodrigo de Mello.
Por Luciana Imhof 4 de abril de 2025
O objeto do Termo é a conjugação de esforços para ampliar a visibilidade de Joinville como destino turístico (Etapa 2), com valor total de R$ 2.500.000,00 (dois milhões e quinhentos mil reais). A vigência teve início na data de sua assinatura e se estenderá por 12 (doze) meses.
Por Luciana Imhof 4 de abril de 2025
Pelo presente, convocamos os Mantenedores e Parceiros Associados ao Joinville e Região Convention & Visitors Bureau, em cumprimento ao disposto no Capítulo IV, Seção I, Artigos 17 – 19 e 20 a 22 do Estatuto Social Consolidado e que estejam em dia com as suas obrigações, para comparecerem à Assembleia Geral Ordinária a ser realizada no dia 24 de abril de 2025 na Expoville, localizada na rua XV de Novembro, 4.315 – Glória – Joinville SC, às 09h00min em primeira convocação em número superior à metade dos votos válidos e, em segunda convocação, às 09h30min, ...
3 de abril de 2025
Lideranças nacionais do segmento de eventos associativos viveram a experiência de Joinville durante o fim de semana
Por Luciana Imhof 3 de abril de 2025
“O congresso é um evento multidisciplinar e prático, que reúne profissionais renomados em diversas especialidades e estudantes. Nosso objetivo é possibilitar uma atualização sobre os recentes estudos, técnicas e avançadas tecnologias aplicadas ao tratamento de doenças digestivas”, comenta o Dr. Aluisio Stoll, presidente do Congresso.
Por Luciana Imhof 3 de abril de 2025
Caça aos Ovos de Páscoa no Parque da Expoville está com inscrições aberta
Por Luciana Imhof 13 de março de 2025
A JoinViva nasceu do amor por Joinville e do desejo de transformar sua história, arquitetura e cultura em souvenirs únicos e cheios de identidade. Nossos produtos são ilustrados à mão, trazendo os ícones da cidade para itens como canecas, ecobags, azulejos, guarda-chuvas e muito mais.
Por Luciana Imhof 13 de março de 2025
EDITAL DE CONVOCAÇÃO ... convocamos os Mantenedores, Associados e Parceiros Associados ao Joinville e Região Convention & Visitors Bureau, em cumprimento ao disposto no Capítulo IV, Seção III, Artigo 20 do Estatuto Social Consolidado e que estejam em dia com as suas obrigações, para comparecerem à Assembleia Geral Extraordinária a ser realizada no dia 24 de março de 2025 em sua SEDE, localizada na rua Ottokar Doerffel, 1.733 – Prédio Baltasar Buschle – Anita Garibaldi – Joinville SC, às 08h30min em primeira convocação ...
Mais Posts