cidade de

EXPERIÊNCIA

Workshops do Ágora.Connect - A cocriação na prática

O ponto de partida dos workshops do Ágora.Connect era criar uma experiência única, fugindo dos métodos tradicionais e transformando a simples coleta de dados em um movimento interativo de conhecimento. Foi utilizada a plataforma Mentimeter como ferramenta de interação e os participantes acessaram as perguntas no celular, com um propósito específico: gerar reflexão sobre o estágio de maturidade, identificar obstáculos enfrentados e estimular a observação de semelhanças ou diferenças nas prioridades entre empresas e universidades.



Durante os workshops, foram adotadas duas dinâmicas principais: o uso de tecnologia para transformar os feedbacks, opiniões e ideias em apresentações em tempo real; e painéis de discussão para destacar desafios e possíveis soluções. Os resultados revelaram preocupações comuns como a
burocracia nos processos administrativos e a necessidade de alinhar expectativas e prazos. Nos painéis de desafios, foram discutidos aspectos cruciais como a gestão, os processos e os resultados esperados de parcerias entre universidades e empresas.


"Um dos papéis estratégicos do Ágora UNI é estabelecer mecanismos para desburocratizar os procedimentos para a contratação dos projetos de pesquisa envolvendo ambas as partes, facilitar os registros de propriedade intelectual e facilitar os processos de transferência de tecnologia", opina o professor
Modesto Hurtado Ferrer (UFSC) e diretor Técnico do Ágora Tech Park. "A colaboração efetiva entre academia e mercado pode potencializar a transferência de conhecimento, acelerar o desenvolvimento de novas tecnologias e estimular o crescimento econômico", completa.


A dinâmica incluiu várias etapas, como a definição de práticas recomendadas e desafios, discussões internas nos grupos, e votações para eleger os aspectos mais relevantes. Cada grupo teve a oportunidade de apresentar e discutir suas conclusões, fomentando uma troca de conhecimentos e perspectivas. "Essa abordagem permitiu uma análise coletiva dos obstáculos e soluções potenciais para fortalecer a integração entre universidades e o setor empresarial no contexto da inovação", aponta a analista Janaina Sehnem
.


Durante os workshops, representantes do mercado e da academia debateram 

demandas, desafios e sugestões para interação e atuação conjunta. 


Na avaliação de
Ricardo Santin, Diretor de Montagem BMW Group Brasil, "participar da construção do projeto Ágora.Connect através do debate construtivo com Líderes de Inovação do nosso Ecossistema foi muito gratificante. Iniciativas como esta, transformam os desafios de inovação aberta em oportunidades de trabalho conjunto entre academia e mercado e reforçam o compromisso BMW Group Brasil com o desenvolvimento regional". 


"Você só consegue aumentar a chance de sucesso de um projeto quando você mapeia realmente os benefícios, os desafios e os problemas que cada lado tem", comenta
Alexandre Barros, head de Inovação Aberta na WEG. "A empresa tem objetivos, ela quer atingir esses objetivos mas a universidade também tem, então como você consegue alinhar toda essa expectativa e toda essa demanda de todos os lados, e principalmente cada um com as suas características".


"Os insights obtidos nos workshops foram fundamentais para o desenvolvimento de programas e iniciativas no Ágora UNI, e terá aplicação direta a empresas, pesquisadores, alunos e Instituições de pesquisa. A colaboração efetiva entre academia e empresas é o caminho que iremos seguir a partir desse novo espaço que teremos à disposição do ecossistema nos próximos meses", detalha Fantinelli.


O próximo passo é a realização de um workshop com a governança do ecossistema de Joinville para apresentar os resultados e também coletar insights dos participantes, integrando a visão inicial de especialistas de mercado e pesquisados às demais lideranças que compõem o ambiente de inovação. Assim, o Ágora.Connect nasce "validado" pelo ecossistema e com um caminho claro de como desenvolver projetos e gerar resultados por meio de uma construção conjunta.



Conclusões e Desafios

  1. Burocracia é um obstáculo comum: tanto os heads de inovação quanto os pesquisadores enfrentam desafios similares relacionados aos processos administrativos. Desafio: simplificação e agilização desses procedimentos para uma colaboração mais eficaz;
  2. Alinhamento no Estágio de Maturidade: ambos os públicos reconhecem a necessidade de testar e validar ideias (prototipagem e prova de conceito) antes de escalá-las.
  3. Conexão com Universidades: os pesquisadores, em especial, indicaram que a colaboração universidade-empresa é essencial para o avanço em suas pesquisas. Uma demanda estratégica para todo o ecossistema.
  4. Realidades distintas: as barreiras culturais e estruturais mencionadas pelos Heads de Inovação indicam a necessidade de uma compreensão mais profunda dos contextos acadêmico e empresarial. 
  5. Parcerias e atração de talentos: mais um ponto de convergência entre mercado e academia. A busca por parcerias em projetos de P&D e atração de talentos é estratégica e atende demandas de ambas as áreas


Expectativas distintas
: ainda que ambos os lados desejem ampliar a capacidade de pesquisa e desenvolvimento, os pesquisadores ouvidos focam mais na validação do produto. Desafio: definir expectativas claras, e complementaridades, antes de iniciar parcerias


O que fazer para engajar Gestor / Colaborador no Programa de Inovação com Universidades?

  • Métricas claras: Payback/VPL
  • Fazer na universidade em vez de fazer em casa
  • Trazer cases que deram certo com resultados
  • Benchmarking com outras empresas
  • Clareza de proposta de valor para todos os envolvidos


O que não fazer.

  • Soberba tecnológica e de conhecimento (ambos os lados)
  • Falta de alinhamento de expectativas
  • Devaneios teóricos
  • Dificuldades burocráticas (falta de suprimentos)



QUER CONHECER EM DETALHES A METODOLOGIA E O RESULTADO DESTA COCRIAÇÃO? ACESSE O E-BOOK AQUI



30 de julho de 2025
O programa "Por Dentro do BMW Group Brasil" proporciona uma imersão profunda na história e nos processos de produção da BMW, destacando a precisão e a tecnologia que tornam os carros da marca sinônimo de qualidade e inovação.
Por Joinville Convention Bureau 29 de julho de 2025
O Museu de Arte de Joinville (MAJ) apresenta a exposição "Corpo-carne Corpo-sagrado", uma instigante mostra que coloca em diálogo a produção contemporânea do artista Smekatz com obras selecionadas do acervo do museu, assinadas por Hamilton Machado, Luiz Henrique Schwanke, Rosana Bortolin e Siron Franco.
Por Joinville Convention Bureau 24 de julho de 2025
Pelo terceiro ano consecutivo a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil realiza uma participação especial no palco do Garten Shopping, no dia 25 de julho, durante o Festival de Dança de Joinville.
Por Joinville Convention Bureau 23 de julho de 2025
Shopping Mueller anuncia programação especial durante o 42º Festival de Dança de Joinville
Por Joinville Convention Bureau 21 de julho de 2025
Nos dias 22, 25 e 27 de julho o Musicarium preparou uma programação especial com três apresentações no Teatro Coree.
Por Joinville Convention Bureau 21 de julho de 2025
A programação contará com a inauguração do Espaço Lago, uma ambientação especial dedicada ao universo do livro e à beleza do ballet, aberta ao público a partir de 21 de julho. Uma manhã de autógrafos com a autora será realizada no dia 26 de julho, das 10h às 13h. Ambas as atrações ocorrerão no piso térreo.
Por Joinville Convention Bureau 16 de julho de 2025
Se existe uma cidade onde a dança encontra cenários perfeitos, essa cidade é Joinville. Se você dança (ou ama o universo da dança!), prepare o figurino tenha os melhores registros da Capital Nacional da Dança.
Por Joinville Convention Bureau 10 de julho de 2025
De 21 de julho a 2 de agosto de 2025, Joinville se transforma na capital mundial da dança. Sabemos que o evento é gigante e pode gerar dúvidas para quem vem pela primeira vez — por isso, preparamos um RESUMÃO com tudo o que vai rolar no Festival de Dança 2025.
Por Joinville Convention Bureau 10 de julho de 2025
A 61ª Festa do Colono de Joinville promete quatro dias de celebração às tradições germânicas! De 17 a 20 de julho, a Sociedade Rio da Prata recebe o público com gastronomia típica, danças folclóricas, jogos, bandas, feira colonial e muito mais. E no domingo (20/07), tem a tradicional Corrida da Banana.
Por Joinville Convention Bureau 4 de julho de 2025
Nos dias 5 e 6 de julho de 2025, Joinville será palco da quarta edição do Medieval Joinville, um evento imersivo que celebra o universo medieval e da fantasia, com atrações para todas as idades em meio à natureza exuberante do Parque Caminho das Águas.
Por Joinville Convention Bureau 30 de junho de 2025
De 3 a 6 de julho, Joinville se transforma na cidade das vozes! O 5º Festival de Corais Joinville chega com tudo, reunindo 42 grupos vocais de 21 cidades do Brasil e da Argentina para celebrar a beleza do canto coral em uma programação recheada de emoção, aprendizado e arte — e o melhor: com entrada gratuita!
Por Joinville Convention Bureau 24 de junho de 2025
Joinville vem se consolidando como um dos polos de inovação mais promissores do Brasil. Essa vocação não é fruto do acaso, mas de um esforço coletivo que envolve empresários, academia, poder público e a sociedade civil organizada. Para Rogers Pereira, diretor executivo do Join.Valle, associação que atua como promotora do ecossistema local de inovação, o segredo está na visão de longo prazo que começou a ser desenhada há alguns anos.
Mais Posts

Notícias do Convention Bureau

30 de julho de 2025
O programa "Por Dentro do BMW Group Brasil" proporciona uma imersão profunda na história e nos processos de produção da BMW, destacando a precisão e a tecnologia que tornam os carros da marca sinônimo de qualidade e inovação.
Por Luciana Imhof 24 de julho de 2025
“É a primeira vez que participamos desse congresso e a ideia é mostrar a nossa infraestrutura para a realização de diversificados eventos, de pequeno a grande porte, a qualidade da rede de serviços e os atrativos que a cidade oferece”, destaca Giorgio Augusto Souza, executivo do Joinville e Região Convention & Visitors
Por Luciana Imhof 23 de julho de 2025
De 21 a 2 de julho, Joinville recebe um FAM Trip estratégico promovido pelo Joinville e Região Convention & Visitors Bureau em parceria com o HotelDo, do Grupo Decolar. A ação reúne 14 agentes de viagem vindos do Sudeste e Centro-oeste, dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Goiás, Minas Gerais e Distrito Federal.
Por Luciana Imhof 15 de julho de 2025
o La Faet oferece uma experiência gastronômica que combina técnica, elegância e sabor em cada prato.
Por Luciana Imhof 15 de julho de 2025
Localizado em um ambiente acolhedor, O Guará é um convite para quem deseja explorar o melhor da culinária catarinense com um toque autoral.
Por Luciana Imhof 11 de julho de 2025
Para participar do concurso Sabor de Pinhão, o candidato pode inscrever uma sugestão de receita doce ou salgada. É necessário informar a lista de ingredientes, descrever o modo de preparo e enviar uma foto do prato.
Por Luciana Imhof 9 de julho de 2025
A Banda Encantada, também conhecida como Banda do Noel, é um grupo musical temático e performático de Joinville reconhecido por sua criatividade e excelência artística.
Por Luciana Imhof 9 de julho de 2025
Ao longo do segundo semestre, outros perfis com alto engajamento nas redes sociais passarão pela cidade, incluindo jornalistas e influenciadores especializados em viagens
Por Luciana Imhof 8 de julho de 2025
Esta é a segunda vez que Joinville marca presença na feira, reforçando a estratégia de ampliar a divulgação do destino para além do eixo Sul-Sudeste e explorar o potencial emissor de turistas dos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.
Por Luciana Imhof 7 de julho de 2025
Consolidado como o principal evento da região Sul do Brasil e um dos principais da indústria metalmecânica da América Latina, a feira concentra 250 estandes e mais de mil marcas expositoras.
Por Joinville Convention Bureau 4 de julho de 2025
Nos dias 5 e 6 de julho de 2025, Joinville será palco da quarta edição do Medieval Joinville, um evento imersivo que celebra o universo medieval e da fantasia, com atrações para todas as idades em meio à natureza exuberante do Parque Caminho das Águas.
Por Luciana Imhof 2 de julho de 2025
A iniciativa integra as estratégias de divulgação do destino e reúne representantes da Catraca Livre, Melhor Viagem, Jornal O Tempo (MG), Mercado & Eventos e Folha de Pernambuco, além da Imaginadora, agência de marketing de destino que promove Joinville.
Mais Posts