cidade de

EXPERIÊNCIA

Workshops do Ágora.Connect - A cocriação na prática

O ponto de partida dos workshops do Ágora.Connect era criar uma experiência única, fugindo dos métodos tradicionais e transformando a simples coleta de dados em um movimento interativo de conhecimento. Foi utilizada a plataforma Mentimeter como ferramenta de interação e os participantes acessaram as perguntas no celular, com um propósito específico: gerar reflexão sobre o estágio de maturidade, identificar obstáculos enfrentados e estimular a observação de semelhanças ou diferenças nas prioridades entre empresas e universidades.



Durante os workshops, foram adotadas duas dinâmicas principais: o uso de tecnologia para transformar os feedbacks, opiniões e ideias em apresentações em tempo real; e painéis de discussão para destacar desafios e possíveis soluções. Os resultados revelaram preocupações comuns como a
burocracia nos processos administrativos e a necessidade de alinhar expectativas e prazos. Nos painéis de desafios, foram discutidos aspectos cruciais como a gestão, os processos e os resultados esperados de parcerias entre universidades e empresas.


"Um dos papéis estratégicos do Ágora UNI é estabelecer mecanismos para desburocratizar os procedimentos para a contratação dos projetos de pesquisa envolvendo ambas as partes, facilitar os registros de propriedade intelectual e facilitar os processos de transferência de tecnologia", opina o professor
Modesto Hurtado Ferrer (UFSC) e diretor Técnico do Ágora Tech Park. "A colaboração efetiva entre academia e mercado pode potencializar a transferência de conhecimento, acelerar o desenvolvimento de novas tecnologias e estimular o crescimento econômico", completa.


A dinâmica incluiu várias etapas, como a definição de práticas recomendadas e desafios, discussões internas nos grupos, e votações para eleger os aspectos mais relevantes. Cada grupo teve a oportunidade de apresentar e discutir suas conclusões, fomentando uma troca de conhecimentos e perspectivas. "Essa abordagem permitiu uma análise coletiva dos obstáculos e soluções potenciais para fortalecer a integração entre universidades e o setor empresarial no contexto da inovação", aponta a analista Janaina Sehnem
.


Durante os workshops, representantes do mercado e da academia debateram 

demandas, desafios e sugestões para interação e atuação conjunta. 


Na avaliação de
Ricardo Santin, Diretor de Montagem BMW Group Brasil, "participar da construção do projeto Ágora.Connect através do debate construtivo com Líderes de Inovação do nosso Ecossistema foi muito gratificante. Iniciativas como esta, transformam os desafios de inovação aberta em oportunidades de trabalho conjunto entre academia e mercado e reforçam o compromisso BMW Group Brasil com o desenvolvimento regional". 


"Você só consegue aumentar a chance de sucesso de um projeto quando você mapeia realmente os benefícios, os desafios e os problemas que cada lado tem", comenta
Alexandre Barros, head de Inovação Aberta na WEG. "A empresa tem objetivos, ela quer atingir esses objetivos mas a universidade também tem, então como você consegue alinhar toda essa expectativa e toda essa demanda de todos os lados, e principalmente cada um com as suas características".


"Os insights obtidos nos workshops foram fundamentais para o desenvolvimento de programas e iniciativas no Ágora UNI, e terá aplicação direta a empresas, pesquisadores, alunos e Instituições de pesquisa. A colaboração efetiva entre academia e empresas é o caminho que iremos seguir a partir desse novo espaço que teremos à disposição do ecossistema nos próximos meses", detalha Fantinelli.


O próximo passo é a realização de um workshop com a governança do ecossistema de Joinville para apresentar os resultados e também coletar insights dos participantes, integrando a visão inicial de especialistas de mercado e pesquisados às demais lideranças que compõem o ambiente de inovação. Assim, o Ágora.Connect nasce "validado" pelo ecossistema e com um caminho claro de como desenvolver projetos e gerar resultados por meio de uma construção conjunta.



Conclusões e Desafios

  1. Burocracia é um obstáculo comum: tanto os heads de inovação quanto os pesquisadores enfrentam desafios similares relacionados aos processos administrativos. Desafio: simplificação e agilização desses procedimentos para uma colaboração mais eficaz;
  2. Alinhamento no Estágio de Maturidade: ambos os públicos reconhecem a necessidade de testar e validar ideias (prototipagem e prova de conceito) antes de escalá-las.
  3. Conexão com Universidades: os pesquisadores, em especial, indicaram que a colaboração universidade-empresa é essencial para o avanço em suas pesquisas. Uma demanda estratégica para todo o ecossistema.
  4. Realidades distintas: as barreiras culturais e estruturais mencionadas pelos Heads de Inovação indicam a necessidade de uma compreensão mais profunda dos contextos acadêmico e empresarial. 
  5. Parcerias e atração de talentos: mais um ponto de convergência entre mercado e academia. A busca por parcerias em projetos de P&D e atração de talentos é estratégica e atende demandas de ambas as áreas


Expectativas distintas
: ainda que ambos os lados desejem ampliar a capacidade de pesquisa e desenvolvimento, os pesquisadores ouvidos focam mais na validação do produto. Desafio: definir expectativas claras, e complementaridades, antes de iniciar parcerias


O que fazer para engajar Gestor / Colaborador no Programa de Inovação com Universidades?

  • Métricas claras: Payback/VPL
  • Fazer na universidade em vez de fazer em casa
  • Trazer cases que deram certo com resultados
  • Benchmarking com outras empresas
  • Clareza de proposta de valor para todos os envolvidos


O que não fazer.

  • Soberba tecnológica e de conhecimento (ambos os lados)
  • Falta de alinhamento de expectativas
  • Devaneios teóricos
  • Dificuldades burocráticas (falta de suprimentos)



QUER CONHECER EM DETALHES A METODOLOGIA E O RESULTADO DESTA COCRIAÇÃO? ACESSE O E-BOOK AQUI



Por Joinville Convention Bureau 28 de janeiro de 2026
O Musicarium promove até 7 de fevereiro o VIII Festival de Verão, uma programação intensiva que reúne mais de 180 alunos em uma experiência formativa voltada à música de concerto. O evento, que teve início em 24 de janeiro, oferece concertos gratuitos abertos ao público de 2 a 7 de fevereiro, com ingressos disponíveis
Por Joinville Convention Bureau 21 de janeiro de 2026
O Carnaval de Joinville: 7 de fevereiro tem desfiles das Escolas de Samba na Avenida Beira Rio e dia 8 de fevereiro os blocos de Rua animam o Centro da Cidade.
Por Joinville Convention Bureau 21 de janeiro de 2026
O Instituto Festival de Dança de Joinville e o Saltare Centro de Dança promovem na próxima semana, dias 27 e 28 de janeiro, uma audição para seleção de novos integrantes da segunda edição do Projeto Saltare – Formação de Bailarinos. Ela ocorrerá na sede do Saltare, em Joinville.
Por Joinville Convention Bureau 21 de janeiro de 2026
Em setembro, o Museu de Arte de Joinville (MAJ) completa 50 anos e, para iniciar as comemorações, vai receber o primeiro Convescote de 2026 no domingo, dia 25 de janeiro.
Por Joinville Convention Bureau 15 de janeiro de 2026
A Galeria 33 abre ao público, em 22 de janeiro de 2026 (quinta-feira), às 19h, a exposição Cidade em Processo, resultado de três residências artísticas realizadas em Joinville no contexto do projeto Arte e a Cidade.
Por Joinville Convention Bureau 15 de janeiro de 2026
Joinville integra novamente o circuito internacional do cinema de curta-metragem no dia 21 de janeiro, às 19h, com a exibição do Shortcutz Amsterdam – Prêmio do Público Internacional, na Galeria 33. O evento faz parte da turnê mundial do festival holandês e marca mais de uma década de parceria entre o Shortcutz Amsterd
Por Joinville Convention Bureau 13 de janeiro de 2026
Príncipes do Samba, escola ligada a um dos primeiros clubes sociais negros do sul do Brasil, o Kênia Clube, segue com sua agenda de ensaios técnicos para abrilhantar e fazer bonito no carnaval 2026 de Joinville, norte catarinense. A escola nasceu em 1986, e o clube no ano passado, completou 65 anos.
Por Joinville Convention Bureau 22 de dezembro de 2025
O que fazer em Joinville entre Natal e Ano Novo! Atrativos e Gastronomia que estarão abertos neste período.
Por Joinville Convention Bureau 19 de dezembro de 2025
O Natal se aproxima e o comércio em Joinville se prepara para os dias mais movimentados das festividades: o horário de funcionamento das lojas (tanto de rua quanto shoppings) segue estendido de forma a favorecer o cliente, ampliando o tempo de procura e de compra de presentes para os eventos natalinos e de final de ano
Por Joinville Convention Bureau 17 de dezembro de 2025
Virada Criativa encerra temporada com shows, dança, circo e feira de artesanato neste fim de semana em Joinville. Programação gratuita ocupa a Praça Tiradentes e a GutBrau Expoville com atrações multiculturais para despedida do evento antes do Natal.
Por Joinville Convention Bureau 17 de dezembro de 2025
A Leebri passará a operar voos de helicóptero por aplicativo, utilizando o Heliporto do Shopping Mueller. O serviço estará disponível a partir do dia 20 de dezembro, com rotas que incluem São Francisco, BC, Blumenau, Brusque e Florianópolis.
Por Joinville Convention Bureau 12 de dezembro de 2025
Cantos e encantos natalinos são a atração deste fim de semana, no palco da Praça Nereu Ramos, Centro de Joinville. Em uma parceria do Festival de Corais Joinville com o Instituto Natal, onze corais levam ao público o melhor do repertório alusivo às boas festas.
Mais Posts

Notícias do Convention Bureau

Por Luciana Imhof 19 de dezembro de 2025
Boas Festas!!!
Por Luciana Imhof 19 de dezembro de 2025
A cidade esteve presente em 14 feiras nacionais e internacionais, com estande próprio ou compartilhado, além da participação ativa em road shows e sessões de negócios estratégicos. As ações de promoção contemplaram mercados internacionais como Portugal, Argentina, Chile e Costa Rica,
Por Mariana Tomita 18 de dezembro de 2025
Ridein Transportes: Excelência em Transporte Executivo em Joinville
Referência em entretenimento de alto padrão para eventos corporativos, congressos e feiras.
Por Mariana Tomita 18 de dezembro de 2025
Rodrigo Auad é o Novo Associado do Joinville Convention Bureau
Por Luciana Imhof 17 de dezembro de 2025
De acordo com a coordenadora da pesquisa, Profª. Dra. Yoná da Silva Dalonso, o levantamento permitirá construir um retrato detalhado do visitante e de sua relação com a cidade.
Por Luciana Imhof 4 de dezembro de 2025
O portfólio reúne atrativos culturais, naturais e de turismo rural, além de serviços, espaços e experiências desenhadas para receber demandas personalizadas do mercado corporativo.
Por Mariana Tomita 4 de dezembro de 2025
Villa Passaredo: charme, natureza e estrutura em Tijucas do Sul (PR)
Por Luciana Imhof 27 de novembro de 2025
O 2º Encontro de Líderes da Hotelaria de Joinville e Região reuniu nesta 3ªfeira (25), no Rooftop Rolf Colin, diretores e gerentes dos hotéis da região. Organizado pelo Joinville e Região Convention & Visitors Bureau (JRCVB), o evento possibilitou a troca de conteúdo e networking, em comemoração ao Dia do Hoteleiro.
Por Mariana Tomita 27 de novembro de 2025
Meu Menu é a Nova Associada do Joinville Convention Bureau
Por Luciana Imhof 26 de novembro de 2025
Em parceria com a Associação Joinvilense de Amadores de Orquídeas (AJAO), o Joinville e Região Convention & Visitors Bureau (JRCVB) levou os Embaixadores de Eventos para a Festa das Flores, na noite de segunda-feira (17), antes mesmo da sua abertura oficial.
Por Luciana Imhof 26 de novembro de 2025
“A escolha de Joinville reforça o posicionamento da cidade como um destino de destaque no turismo de negócios e eventos, segmento que movimenta a economia local e impulsiona setores como hospedagem, gastronomia, transporte e serviços”, comenta o executivo.
Por Luciana Imhof 26 de novembro de 2025
A programação contou com rodadas de negócios, capacitações e encontros Institucionais, reunindo representantes do trade turístico catarinense, operadoras internacionais, companhias aéreas e autoridades dos dois países.
Mais Posts