
10 Lugares Imperdíveis para Redescobrir o Centro de Joinville a Pé
Os centros históricos de diversas cidades brasileiras estão passando por um processo de ressignificação. Cada vez mais, as pessoas têm olhado com carinho para o patrimônio histórico e os espaços culturais. Em Joinville, não é diferente: o centro está sendo redescoberto por um público jovem, descolado e curioso, que gosta de viver a rua e aproveitar tudo o que os atrativos culturais oferecem.
Para te inspirar a fazer o mesmo, preparamos um roteiro a pé com 10 lugares imperdíveis para redescobrir o Centro de Joinville.
Coloque um calçado confortável e venha viver o centro.
1A- Café Easo
Começamos nossa caminhada pelo centro no Café Easo, um espaço moderno e acolhedor. Aproveite para tomar um Iced Latte de Caramelo Salgado e apreciar a vista para o Museu Nacional de Imigração e Colonização. Alguns noites ele fazem uns eventos legais no final de tarde. Acesse o Instagram e confirma a programação: https://www.instagram.com/cafeeaso/
2B - Museu de Imigração e Colonização de Joinville
A história de Joinville começou em
1851, no mesmo período em que a
Revolução Industrial transformava a Europa e
Paris iniciava seu redesenho urbano com
Haussmann. O museu apresenta a trajetória da imigração para o sul do Brasil e preserva objetos e documentos históricos.
Horário: terça a domingo, das
10h às 16h.
Mais informações sobre o Museu acesse: AQUI
3C- Monumento a Dona Francisca na Rua das Palmeiras
O monumento homenageia a princesa Dona Francisca, irmã de Dom Pedro II e esposa do príncipe francês François Ferdinand, de Joinville-le-Pont, próximo a Paris. Antes de ser cidade, Joinville era conhecida como Colônia Dona Francisca, em referência à princesa.
4D - Opa Bier + Empadas Jerke
O Opa Jerke une dois clássicos de Joinville: a cerveja Opa Bier e as tradicionais Empadas Jerke. Sentar no bar, degustar uma cerveja gelada e provar a empada com receita especial de massa folhada é uma experiência única para o paladar. Além disso, o espaço oferece uma vista privilegiada de prédios históricos do centro da cidade.

5E - Sebo Universo Cultural
Todo centro de cidade que se preze tem seus bons sebos. Para os apaixonados por livros, vinis e descobertas culturais, o Sebo Universo é um verdadeiro tesouro escondido no coração de Joinville. Um lugar onde raridades esperam ser encontradas e onde é fácil se perder entre prateleiras que respiram nostalgia e história.
6F - Biblioteca Pública Municipal Prefeito Rolf Colin + Mural Fritz Alt
A Biblioteca Pública de Joinville é um espaço para quem ama cultura e leitura. Dois sábados por mês, às 10h, acontece o Sábado Cultural, com contação de histórias infantis — um programa perfeito para famílias.
Na praça da biblioteca, há um parquinho ideal para crianças. Na fachada principal, destaca-se um mosaico de Fritz Alt, um dos artistas mais importantes da cidade. Para quem quiser conhecer mais sobre sua obra, a Casa e Ateliê Fritz Alt também estão abertos à visitação, no Museu Casa Fritz Alt.
7G - Monumento do Imigrante
Já que estamos falando de Fritz Alt, não dá para deixar de dar uma passadinha no Monumento ao Imigrante, obra-prima do escultor Fritz Alt. Localizado na Praça da Bandeira, o monumento em bronze retrata uma família de imigrantes, representando os pilares da colonização: homens com ferramentas de trabalho, uma mulher com seus pertences e crianças que simbolizam a continuidade da história.
Inaugurado em 1951, no centenário de Joinville, é um dos marcos mais importantes do patrimônio histórico e artístico da cidade.
8H - Trilha do Patrimônio - Edifício Eugênio Lepper
A Trilha do Patrimônio é um roteiro audioguiado que transforma a forma de enxergar a Rua do Príncipe. Durante o passeio, não deixe de olhar para cima e apreciar os edifícios históricos, que contam a história de Joinville através da arquitetura.
Clique aqui para ouvir o áudio sobre o Edifício Eugênio Lepper e mergulhar ainda mais nessa experiência.

9i - Trilha do Patrimônio - Palacete Niemeyer
Seguindo pela caminhada, é possível perceber o contraste entre o histórico Palacete Niemeyer e o prédio modernista do Banco do Brasil, construído em 1984, durante a gestão do joinvilense Oswaldo Colin como presidente nacional do banco e que em Brasília tem um prédio igual a esse de Joinville.
Essa é a primeira parada da Trilha do Patrimônio.
Escute aqui o áudio e conheça mais sobre essa história.
10J - Zepp Discos de Vinil e Sebo Joinville
Se você gosta de garimpar e ama história do design, vai adorar conhecer o Zepp Discos e Sebo. O espaço reúne livros, vinis, roupas, objetos de decoração, louças e uma infinidade de itens com mais de 30 anos. É preciso procurar com calma, mas essa é justamente a parte mais divertida da experiência.
Notícias do Convention Bureau

