
"O que permanece..." celebra o diálogo entre gerações na tradição da pintura.

Uma exposição que tece um diálogo artístico entre a pintora Maria Ines e seu neto, o emergente artista contemporâneo Smekatz. A mostra, em cartaz a partir de 08 de agosto de 2025, na AAPLAJ- Associação Joinvilense de Artistas Plásticos, revela um encontro poético entre tradição e vanguarda, explorando as possibilidades da pintura como meio de conexão afetiva e estética.
Com curadoria de Nadja Lamas, a exposição apresenta obras que refletem dois tempos e duas abordagens distintas da arte. Maria Ines, exibe telas que destacam sua técnica refinada no tratamento de flores, frutos e objetos cotidianos - um legado que dialoga diretamente com as intervenções de Smekatz. O jovem artista, conhecido por seu trabalho multifacetado entre pintura, instalação e performance, apropria-se de telas abandonadas no ateliê da avó para criar sobreposições, onde gestos contemporâneos revelam (e ressignificam) camadas do passado.
"O que permanece..." não é uma exposição sobre arte, mas sobre herança e memória. Enquanto Maria Ines representa a permanência de um gênero histórico - a natureza morta, que ganhou força no Renascimento e foi revolucionada por mestres como Cézanne e Morandi -, Smekatz incorpora o espírito inquieto da arte atual, onde a apropriação e a releitura são ferramentas fundamentais. O resultado é uma experiência visual, que convida o público a refletir sobre o que se preserva e o que se reinventa.
Serviço:
Exposição "O que permanece..."
Artistas: Maria Inês e Jean Smekatz
Curadoria: Nadja Lamas
Local: Endereço: Cidadela Cultural - Galpão 13 Av, R. XV de Novembro, 1383 - América, Joinville - SC (AAPLAJ).
Data: De 08/08/2025 a 14/09/2025
Horário de visitação: 14h às 18h
Entrada: Gratuita.


Notícias do Convention Bureau

