cidade de

EXPERIÊNCIA

10 escritores de Joinville que você precisa conhecer e estão na Feira do Livro

A Feira do Livro de Joinville é o momento ideal para encontrar obras diferentes por preços mais acessíveis, mas também para conhecer escritores e escritoras de todo o país. O evento, que é o mais antigo de Santa Catarina a ocorrer de forma ininterrupta, reúne mais de 100 autores para sessões de autógrafos ao longo de 11 dias de evento, além de bate-papos com estrelas da literatura nacional.


Os escritores de Joinville estão sempre presentes na Feira do Livro, e é fácil localizá-los para conversar, conhecer suas histórias e conhecer suas obras. Por isso, listamos 10 escritores da cidade que estão participando do evento literário e vale a pena conhecer suas obras.


A Feira do Livro de Joinville ocorre no Centreventos Cau Hansen, com entrada gratuita. O horário de funcionamento é de 9h às 21 horas (até sábado) e das 10h às 20 horas (no domingo).

 

A realização é do Instituto da Cultura e Educação e do Instituto Inspira, com patrocínio de Britânia, Instituto Carlos Roberto Hansen, Tigre, Caixa Econômica Federal, Sebrae, Univille, RH Brasil, ArcelorMittal, Multiplike, CLAMED, Franklin Eletric, Wetzel, Buschle & Lepper, Fiesc, Acafe, Catarinense Pharma e Selbetti. Conta com apoio do Ministério da Cultura do Governo Federal, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, com apoio institucional da Prefeitura de Joinville, ABRH e OAB Joinville.



Bernadete Schatz Costa

Bernadéte é pedagoga por formação, mas sempre foi apaixonada pela literatura. Quando completou 50 anos, decidiu levar a paixão para outro nível e publicou seu primeiro livro, em 2011. Agora, já possui cinco livros publicados, além de participações em antologias e coletâneas. Também é editora e é a atual presidente da Associação das Letras, entidade criada para representar os escritores de Joinville e região. Também é membro da Academia Joinvilense de Letras.


Livros:

Sonhar, escrever e viver (poesia)

A dança que encanta criança (infantil)

Girassóis nos Sapatos (Autoria compartilhada – poesia)

Vácuo Quântico (poesia)




Elizabeth Fontes

É natural de Leopoldina (MG), mas vive em Joinville desde 1999. Além de escritora, é musicista (com bacharelado em piano), compositora, arteterapeuta e arte educadora. Coleciona premiações e menções honrosas como trovadora, e é delegada da União Brasileira de Trovadores, Seção Santa Catarina/Joinville.


Livros

História de uma Aquarela (poesia)

Sobre os Jardins (poesia)

Elas Contam (contos)

Girassóis nos Sapatos (poesia)

Um abraço é um laço (literatura infantil)

Debaixo do céu (poesia/literatura infantil)



Else Sant’Anna Brum

Else Sant’Anna Brum nasceu em Joinville em 1936. Trabalhou como bancária durante 15 anos, mas finalmente seguiu sua vocação maior: o magistério, onde atuou durante 25 anos como professora alfabetizadora, e como diretora de escola. Já aposentada, trabalhou como professora de Música.

Iniciou a carreira na literatura em 1986, ao vencer um concurso de histórias para a infância promovido pelo Governo do Estado de Santa Catarina. Como premiação, teve publicado seu primeiro livro “Miguelito Pirulito”. Depois, publicou outros sete livros infantis, além de participar de antologias da Academia Joinvilense de Letras, na qual ocupa a cadeira 28.


Livros

Miguelito Pirulito

Cri-Cró

Retetéu

Serelepe

Cri-Cró e outras histórias

1, 2, 3… Era uma Vez

Histórias de sonho e despertar

Quem mexeu no meu baú de histórias




Hilton Görresen

É um dos fundadores da Academia Joinvilense de Letras, fundada no fim dos anos 1960. Foi nessa época que começou a publicar seus contos e crônicas em jornais de Joinville e região, parcerias que manteve por décadas com os principais veículos de comunicação.

Alguns destes textos foram reunidos nos livros “Quando minha avó tirava a roupa”, “Histórias para ler no banheiro” e “Elefante branco”. Publicou também um livro de memórias, “São Chico Velho de Guerra” e o paradidático “O que aprendi sobre redação – e posso lhe ensinar”.


Livros

Quando minha avó tirava a roupa

Histórias para ler no banheiro

Elefante branco

São Chico Velho de Guerra

O que aprendi sobre redação – e posso lhe ensinar

Por que matei Rocky Lane

Na calada da tarde




Jura Arruda

Paulista radicado em Joinville, Jura Arruda começou sua trajetória na literatura como dramaturgo, mas foi na literatura infantojuvenil que tornou-se um nome conhecido no cenário local. Seu livro de estreia foi “Fritz, um sapo nas terras do príncipe”, em 2007, em que narra a chegada de um sapo alemão à Colônia Dona Francisca na esperança de virar membro da família real. Anos depois, a aventura ganhou uma continuação com “Fritz, olha o trem!”.


Possui 14 livros publicados. Entre suas obras de destaque estão “Uma árvore que dá o que falar” (2013) e “Elizabel e o Sabiá” (2022), este último lançado nacionalmente pela Editora Paulinas por meio do selo Saberes e Letras. Ele também foi cronista dos principais jornais de Joinville e é autor das peças “Nós (e um laço)” e “Uma festa para Eulália”, entre outras.


Livros

Fritz, um sapo nas terras do príncipe

Uma árvore que dá o que falar

O vento que me voa

Livros pra África

Fritz, olha o trem!

Dona Zica Roda Mundo

Berenice, se você visse!

Esse Mundinho Gigante

Elizabel e o sabiá

O sorriso de Monalisa

O sétimo salto

O mergulho de Jujuba

Nós (e um laço)

Fogo Brando




Lucio Mattos

Lucio Mattos é jornalista, com atuação em veículos de comunicação de Santa Catarina e de São Paulo. Seu primeiro livro publicado foi “Jornal Retrô”, no qual reúne histórias curiosas e instigantes sobre os comportamentos, costumes, mitos e verdades sobre a Joinville de antigamente a partir de uma pesquisa realizada em periódicos que circulavam na região entre 1877 e 1945.


Também é de sua autoria o romance “Dança dos Caramujos”, em que um funcionário público de Joinville encontra um baú de madeira ao demolir a casa da família que o leva a uma busca pelo passado do avô alemão.


Livros

Jornal Retrô (não-ficção/história de Joinville)

Sem retorno (romance/suspense)

Dança dos Caramujos (romance de mistério)



Maria Cristina Dias

É jornalista e desenvolve um trabalho contínuo de resgate da memória de Joinville a partir de entrevistas e pesquisas em fontes primárias, como documentos e periódicos da cidade. A partir de suas pesquisas, publicou os livros “Se essas paredes falassem… – Um breve olhar sobre antigas casas que marcaram a construção de Joinville” e “Ruas de Joinville - Um passeio pelas histórias da cidade”. Também é coautora de livros biográficos e do infantil “Corruíra voou, voou”.


Livros

Se essas paredes falassem - Um breve olhar sobre antigas casas que marcaram a construção de Joinville

Ruas de Joinville - Um passeio pelas histórias da cidade

Corruíra voou, voou




Mario Cezar da Silveira

Sua trajetória profissional foi na área de arquitetura. O nascimento de sua única filha Carolina, com paralisia cerebral, o levou a se especializar em Acessibilidade e Desenho Universal e o inspirou a contar a história da família no romance "a.C., d.C. - ...antes da Carolina, ...depois da Carolina". A obra ganhou notoriedade ao aparecer sendo lido por cinco participantes do Big Brother Brasil 2018, especialmente porque o projeto gráfico do livro levava o leitor a virar o exemplar de cabeça para baixo para continuar a leitura ao chegar à metade da história.

Em 2023 lançou o romance “O que me falta…”, que tem como tema central as perdas do Alzheimer. Na Feira do Livro de Joinville de 2025 lançou seu primeiro livro infantil “Piruá - a galinha diferente”.


Livros

a.C., d.C. - ...antes da Carolina, ...depois da Carolina

O que me falta

Piruá - a galinha diferente




Marlete Cardoso


Formada em pedagogia, Marlete Cardoso foi professora em Joinville entre 1993 e 2009. Também atuou na Biblioteca Pública de Joinville entre 2009 e 2014, ano em que se aposentou. Desde então, dedica-se à literatura infantil, à causa indígena - tema do qual se aproximou após lançar seu primeiro livro, “Coração Guarani” - e à população de rua.

É uma das fundadoras da Confraria do Escritor, movimento que promoveu o encontro e união de autores de Joinville no início dos anos 2010. Em 2024 foi publicada pela Editora Paulus, com circulação nacional, com a obra “História baseada em aldeias reais”.


Livros

Coração guarani

Macacos na teia

Eu sou uma pessoa

Filhos do caminho

História baseada em aldeias reais




Valério Mattos

É artista plástico e atuou como educador nas redes municipal e estadual de ensino de Joinville. Seu livro de estreia foi “O mundo mágico das cores”, no qual ensinava o círculo cromático das cores por meio da literatura. Em 2016 lançou “Desenhando com Chimbica: bichinhos no quintal”, também com foco na arte educação.


Em seu trabalho como escritor e ilustrador de livros para a infância também se dedica a difundir o respeito às diferenças. Recentemente, seu livro “Centopeia de rodinhas” foi adaptado para a série animada “Rodopeia, a centopeia de rodinhas”, disponível no YouTube. 


Livros

O Mundo mágico das cores

Desenhando com Chimbica: bichinhos no quintal

O mundo mágico das cores 2 - Resgatando as cores neutras

Boi de mamão, boi de inclusão

A centopeia de rodinhas

Por Joinville Convention Bureau 21 de julho de 2025
Nos dias 22, 25 e 27 de julho o Musicarium preparou uma programação especial com três apresentações no Teatro Coree.
Por Joinville Convention Bureau 21 de julho de 2025
A programação contará com a inauguração do Espaço Lago, uma ambientação especial dedicada ao universo do livro e à beleza do ballet, aberta ao público a partir de 21 de julho. Uma manhã de autógrafos com a autora será realizada no dia 26 de julho, das 10h às 13h. Ambas as atrações ocorrerão no piso térreo.
Por Joinville Convention Bureau 16 de julho de 2025
Se existe uma cidade onde a dança encontra cenários perfeitos, essa cidade é Joinville. Se você dança (ou ama o universo da dança!), prepare o figurino tenha os melhores registros da Capital Nacional da Dança.
Por Joinville Convention Bureau 10 de julho de 2025
De 21 de julho a 2 de agosto de 2025, Joinville se transforma na capital mundial da dança. Sabemos que o evento é gigante e pode gerar dúvidas para quem vem pela primeira vez — por isso, preparamos um RESUMÃO com tudo o que vai rolar no Festival de Dança 2025.
Por Joinville Convention Bureau 10 de julho de 2025
A 61ª Festa do Colono de Joinville promete quatro dias de celebração às tradições germânicas! De 17 a 20 de julho, a Sociedade Rio da Prata recebe o público com gastronomia típica, danças folclóricas, jogos, bandas, feira colonial e muito mais. E no domingo (20/07), tem a tradicional Corrida da Banana.
Por Joinville Convention Bureau 4 de julho de 2025
Nos dias 5 e 6 de julho de 2025, Joinville será palco da quarta edição do Medieval Joinville, um evento imersivo que celebra o universo medieval e da fantasia, com atrações para todas as idades em meio à natureza exuberante do Parque Caminho das Águas.
Por Joinville Convention Bureau 30 de junho de 2025
De 3 a 6 de julho, Joinville se transforma na cidade das vozes! O 5º Festival de Corais Joinville chega com tudo, reunindo 42 grupos vocais de 21 cidades do Brasil e da Argentina para celebrar a beleza do canto coral em uma programação recheada de emoção, aprendizado e arte — e o melhor: com entrada gratuita!
Por Joinville Convention Bureau 24 de junho de 2025
Joinville vem se consolidando como um dos polos de inovação mais promissores do Brasil. Essa vocação não é fruto do acaso, mas de um esforço coletivo que envolve empresários, academia, poder público e a sociedade civil organizada. Para Rogers Pereira, diretor executivo do Join.Valle, associação que atua como promotora do ecossistema local de inovação, o segredo está na visão de longo prazo que começou a ser desenhada há alguns anos.
Por Joinville Convention Bureau 20 de junho de 2025
Entre os dias 18 de julho e 10 de agosto ocorre a 8ª edição da florada dos girassóis, no parque Hemero, em Joinville.
De 18 de junho a 3 de julho de 2025, Joinville se transforma em palco para a maior circulação de art
Por Joinville Convention Bureau 20 de junho de 2025
De 18 de junho a 3 de julho de 2025, Joinville se transforma em palco para a maior circulação de artes cênicas do Brasil. Pela primeira vez na cidade, o Festival Palco Giratório Sesc traz uma programação 100% gratuita, com espetáculos de teatro, dança, circo, oficinas e ações formativas.
Por Joinville Convention Bureau 18 de junho de 2025
Grupo de coralistas celebra os 103 anos da tradicional entidade Joinvilense nesta quarta–feira, dia 18 de junho 2025
Por Joinville Convention Bureau 17 de junho de 2025
A SuperXP 2025 está chegando com tudo e promete transformar Joinville no centro do universo nerd nos dias 20, 21 e 22 de junho, na Expoville.
Mais Posts

Notícias do Convention Bureau

Por Luciana Imhof 15 de julho de 2025
o La Faet oferece uma experiência gastronômica que combina técnica, elegância e sabor em cada prato.
Por Luciana Imhof 15 de julho de 2025
Localizado em um ambiente acolhedor, O Guará é um convite para quem deseja explorar o melhor da culinária catarinense com um toque autoral.
Por Luciana Imhof 11 de julho de 2025
Para participar do concurso Sabor de Pinhão, o candidato pode inscrever uma sugestão de receita doce ou salgada. É necessário informar a lista de ingredientes, descrever o modo de preparo e enviar uma foto do prato.
Por Luciana Imhof 9 de julho de 2025
A Banda Encantada, também conhecida como Banda do Noel, é um grupo musical temático e performático de Joinville reconhecido por sua criatividade e excelência artística.
Por Luciana Imhof 9 de julho de 2025
Ao longo do segundo semestre, outros perfis com alto engajamento nas redes sociais passarão pela cidade, incluindo jornalistas e influenciadores especializados em viagens
Por Luciana Imhof 8 de julho de 2025
Esta é a segunda vez que Joinville marca presença na feira, reforçando a estratégia de ampliar a divulgação do destino para além do eixo Sul-Sudeste e explorar o potencial emissor de turistas dos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.
Por Luciana Imhof 7 de julho de 2025
Consolidado como o principal evento da região Sul do Brasil e um dos principais da indústria metalmecânica da América Latina, a feira concentra 250 estandes e mais de mil marcas expositoras.
Por Joinville Convention Bureau 4 de julho de 2025
Nos dias 5 e 6 de julho de 2025, Joinville será palco da quarta edição do Medieval Joinville, um evento imersivo que celebra o universo medieval e da fantasia, com atrações para todas as idades em meio à natureza exuberante do Parque Caminho das Águas.
Por Luciana Imhof 2 de julho de 2025
A iniciativa integra as estratégias de divulgação do destino e reúne representantes da Catraca Livre, Melhor Viagem, Jornal O Tempo (MG), Mercado & Eventos e Folha de Pernambuco, além da Imaginadora, agência de marketing de destino que promove Joinville.
Por Luciana Imhof 27 de junho de 2025
Localizado em Joinville, o Celeiro Bar e Brasa é uma parada obrigatória para os amantes da boa gastronomia e experiências autênticas. Com ambiente inspirado nos antigos celeiros, une o charme rústico ao conforto moderno.
Por Luciana Imhof 25 de junho de 2025
Para quem é esse encontro? Se você trabalha diretamente com pessoas que visitam Joinville – em hotéis, bares, restaurantes, cafés, táxis, Ubers, propriedades rurais ou como guia de turismo – esse momento é pra você!
Por Luciana Imhof 24 de junho de 2025
“Fechamos a primeira metade do ano satisfeitos com nossos resultados e preparados para receber o segundo semestre, onde teremos a realização de grandes feiras industriais e outros eventos que são sucesso de público. Estão todos convidados a prestigiar”, finaliza Luciano Coradi.
Mais Posts