cidade de

EXPERIÊNCIA

10 escritores de Joinville que você precisa conhecer e estão na Feira do Livro

A Feira do Livro de Joinville é o momento ideal para encontrar obras diferentes por preços mais acessíveis, mas também para conhecer escritores e escritoras de todo o país. O evento, que é o mais antigo de Santa Catarina a ocorrer de forma ininterrupta, reúne mais de 100 autores para sessões de autógrafos ao longo de 11 dias de evento, além de bate-papos com estrelas da literatura nacional.


Os escritores de Joinville estão sempre presentes na Feira do Livro, e é fácil localizá-los para conversar, conhecer suas histórias e conhecer suas obras. Por isso, listamos 10 escritores da cidade que estão participando do evento literário e vale a pena conhecer suas obras.


A Feira do Livro de Joinville ocorre no Centreventos Cau Hansen, com entrada gratuita. O horário de funcionamento é de 9h às 21 horas (até sábado) e das 10h às 20 horas (no domingo).

 

A realização é do Instituto da Cultura e Educação e do Instituto Inspira, com patrocínio de Britânia, Instituto Carlos Roberto Hansen, Tigre, Caixa Econômica Federal, Sebrae, Univille, RH Brasil, ArcelorMittal, Multiplike, CLAMED, Franklin Eletric, Wetzel, Buschle & Lepper, Fiesc, Acafe, Catarinense Pharma e Selbetti. Conta com apoio do Ministério da Cultura do Governo Federal, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, com apoio institucional da Prefeitura de Joinville, ABRH e OAB Joinville.



Bernadete Schatz Costa

Bernadéte é pedagoga por formação, mas sempre foi apaixonada pela literatura. Quando completou 50 anos, decidiu levar a paixão para outro nível e publicou seu primeiro livro, em 2011. Agora, já possui cinco livros publicados, além de participações em antologias e coletâneas. Também é editora e é a atual presidente da Associação das Letras, entidade criada para representar os escritores de Joinville e região. Também é membro da Academia Joinvilense de Letras.


Livros:

Sonhar, escrever e viver (poesia)

A dança que encanta criança (infantil)

Girassóis nos Sapatos (Autoria compartilhada – poesia)

Vácuo Quântico (poesia)




Elizabeth Fontes

É natural de Leopoldina (MG), mas vive em Joinville desde 1999. Além de escritora, é musicista (com bacharelado em piano), compositora, arteterapeuta e arte educadora. Coleciona premiações e menções honrosas como trovadora, e é delegada da União Brasileira de Trovadores, Seção Santa Catarina/Joinville.


Livros

História de uma Aquarela (poesia)

Sobre os Jardins (poesia)

Elas Contam (contos)

Girassóis nos Sapatos (poesia)

Um abraço é um laço (literatura infantil)

Debaixo do céu (poesia/literatura infantil)



Else Sant’Anna Brum

Else Sant’Anna Brum nasceu em Joinville em 1936. Trabalhou como bancária durante 15 anos, mas finalmente seguiu sua vocação maior: o magistério, onde atuou durante 25 anos como professora alfabetizadora, e como diretora de escola. Já aposentada, trabalhou como professora de Música.

Iniciou a carreira na literatura em 1986, ao vencer um concurso de histórias para a infância promovido pelo Governo do Estado de Santa Catarina. Como premiação, teve publicado seu primeiro livro “Miguelito Pirulito”. Depois, publicou outros sete livros infantis, além de participar de antologias da Academia Joinvilense de Letras, na qual ocupa a cadeira 28.


Livros

Miguelito Pirulito

Cri-Cró

Retetéu

Serelepe

Cri-Cró e outras histórias

1, 2, 3… Era uma Vez

Histórias de sonho e despertar

Quem mexeu no meu baú de histórias




Hilton Görresen

É um dos fundadores da Academia Joinvilense de Letras, fundada no fim dos anos 1960. Foi nessa época que começou a publicar seus contos e crônicas em jornais de Joinville e região, parcerias que manteve por décadas com os principais veículos de comunicação.

Alguns destes textos foram reunidos nos livros “Quando minha avó tirava a roupa”, “Histórias para ler no banheiro” e “Elefante branco”. Publicou também um livro de memórias, “São Chico Velho de Guerra” e o paradidático “O que aprendi sobre redação – e posso lhe ensinar”.


Livros

Quando minha avó tirava a roupa

Histórias para ler no banheiro

Elefante branco

São Chico Velho de Guerra

O que aprendi sobre redação – e posso lhe ensinar

Por que matei Rocky Lane

Na calada da tarde




Jura Arruda

Paulista radicado em Joinville, Jura Arruda começou sua trajetória na literatura como dramaturgo, mas foi na literatura infantojuvenil que tornou-se um nome conhecido no cenário local. Seu livro de estreia foi “Fritz, um sapo nas terras do príncipe”, em 2007, em que narra a chegada de um sapo alemão à Colônia Dona Francisca na esperança de virar membro da família real. Anos depois, a aventura ganhou uma continuação com “Fritz, olha o trem!”.


Possui 14 livros publicados. Entre suas obras de destaque estão “Uma árvore que dá o que falar” (2013) e “Elizabel e o Sabiá” (2022), este último lançado nacionalmente pela Editora Paulinas por meio do selo Saberes e Letras. Ele também foi cronista dos principais jornais de Joinville e é autor das peças “Nós (e um laço)” e “Uma festa para Eulália”, entre outras.


Livros

Fritz, um sapo nas terras do príncipe

Uma árvore que dá o que falar

O vento que me voa

Livros pra África

Fritz, olha o trem!

Dona Zica Roda Mundo

Berenice, se você visse!

Esse Mundinho Gigante

Elizabel e o sabiá

O sorriso de Monalisa

O sétimo salto

O mergulho de Jujuba

Nós (e um laço)

Fogo Brando




Lucio Mattos

Lucio Mattos é jornalista, com atuação em veículos de comunicação de Santa Catarina e de São Paulo. Seu primeiro livro publicado foi “Jornal Retrô”, no qual reúne histórias curiosas e instigantes sobre os comportamentos, costumes, mitos e verdades sobre a Joinville de antigamente a partir de uma pesquisa realizada em periódicos que circulavam na região entre 1877 e 1945.


Também é de sua autoria o romance “Dança dos Caramujos”, em que um funcionário público de Joinville encontra um baú de madeira ao demolir a casa da família que o leva a uma busca pelo passado do avô alemão.


Livros

Jornal Retrô (não-ficção/história de Joinville)

Sem retorno (romance/suspense)

Dança dos Caramujos (romance de mistério)



Maria Cristina Dias

É jornalista e desenvolve um trabalho contínuo de resgate da memória de Joinville a partir de entrevistas e pesquisas em fontes primárias, como documentos e periódicos da cidade. A partir de suas pesquisas, publicou os livros “Se essas paredes falassem… – Um breve olhar sobre antigas casas que marcaram a construção de Joinville” e “Ruas de Joinville - Um passeio pelas histórias da cidade”. Também é coautora de livros biográficos e do infantil “Corruíra voou, voou”.


Livros

Se essas paredes falassem - Um breve olhar sobre antigas casas que marcaram a construção de Joinville

Ruas de Joinville - Um passeio pelas histórias da cidade

Corruíra voou, voou




Mario Cezar da Silveira

Sua trajetória profissional foi na área de arquitetura. O nascimento de sua única filha Carolina, com paralisia cerebral, o levou a se especializar em Acessibilidade e Desenho Universal e o inspirou a contar a história da família no romance "a.C., d.C. - ...antes da Carolina, ...depois da Carolina". A obra ganhou notoriedade ao aparecer sendo lido por cinco participantes do Big Brother Brasil 2018, especialmente porque o projeto gráfico do livro levava o leitor a virar o exemplar de cabeça para baixo para continuar a leitura ao chegar à metade da história.

Em 2023 lançou o romance “O que me falta…”, que tem como tema central as perdas do Alzheimer. Na Feira do Livro de Joinville de 2025 lançou seu primeiro livro infantil “Piruá - a galinha diferente”.


Livros

a.C., d.C. - ...antes da Carolina, ...depois da Carolina

O que me falta

Piruá - a galinha diferente




Marlete Cardoso


Formada em pedagogia, Marlete Cardoso foi professora em Joinville entre 1993 e 2009. Também atuou na Biblioteca Pública de Joinville entre 2009 e 2014, ano em que se aposentou. Desde então, dedica-se à literatura infantil, à causa indígena - tema do qual se aproximou após lançar seu primeiro livro, “Coração Guarani” - e à população de rua.

É uma das fundadoras da Confraria do Escritor, movimento que promoveu o encontro e união de autores de Joinville no início dos anos 2010. Em 2024 foi publicada pela Editora Paulus, com circulação nacional, com a obra “História baseada em aldeias reais”.


Livros

Coração guarani

Macacos na teia

Eu sou uma pessoa

Filhos do caminho

História baseada em aldeias reais




Valério Mattos

É artista plástico e atuou como educador nas redes municipal e estadual de ensino de Joinville. Seu livro de estreia foi “O mundo mágico das cores”, no qual ensinava o círculo cromático das cores por meio da literatura. Em 2016 lançou “Desenhando com Chimbica: bichinhos no quintal”, também com foco na arte educação.


Em seu trabalho como escritor e ilustrador de livros para a infância também se dedica a difundir o respeito às diferenças. Recentemente, seu livro “Centopeia de rodinhas” foi adaptado para a série animada “Rodopeia, a centopeia de rodinhas”, disponível no YouTube. 


Livros

O Mundo mágico das cores

Desenhando com Chimbica: bichinhos no quintal

O mundo mágico das cores 2 - Resgatando as cores neutras

Boi de mamão, boi de inclusão

A centopeia de rodinhas

Por Joinville Convention Bureau 21 de janeiro de 2026
O Carnaval de Joinville: 7 de fevereiro tem desfiles das Escolas de Samba na Avenida Beira Rio e dia 8 de fevereiro os blocos de Rua animam o Centro da Cidade.
Por Joinville Convention Bureau 21 de janeiro de 2026
O Instituto Festival de Dança de Joinville e o Saltare Centro de Dança promovem na próxima semana, dias 27 e 28 de janeiro, uma audição para seleção de novos integrantes da segunda edição do Projeto Saltare – Formação de Bailarinos. Ela ocorrerá na sede do Saltare, em Joinville.
Por Joinville Convention Bureau 21 de janeiro de 2026
Em setembro, o Museu de Arte de Joinville (MAJ) completa 50 anos e, para iniciar as comemorações, vai receber o primeiro Convescote de 2026 no domingo, dia 25 de janeiro.
Por Joinville Convention Bureau 15 de janeiro de 2026
A Galeria 33 abre ao público, em 22 de janeiro de 2026 (quinta-feira), às 19h, a exposição Cidade em Processo, resultado de três residências artísticas realizadas em Joinville no contexto do projeto Arte e a Cidade.
Por Joinville Convention Bureau 15 de janeiro de 2026
Joinville integra novamente o circuito internacional do cinema de curta-metragem no dia 21 de janeiro, às 19h, com a exibição do Shortcutz Amsterdam – Prêmio do Público Internacional, na Galeria 33. O evento faz parte da turnê mundial do festival holandês e marca mais de uma década de parceria entre o Shortcutz Amsterd
Por Joinville Convention Bureau 13 de janeiro de 2026
Príncipes do Samba, escola ligada a um dos primeiros clubes sociais negros do sul do Brasil, o Kênia Clube, segue com sua agenda de ensaios técnicos para abrilhantar e fazer bonito no carnaval 2026 de Joinville, norte catarinense. A escola nasceu em 1986, e o clube no ano passado, completou 65 anos.
Por Joinville Convention Bureau 22 de dezembro de 2025
O que fazer em Joinville entre Natal e Ano Novo! Atrativos e Gastronomia que estarão abertos neste período.
Por Joinville Convention Bureau 19 de dezembro de 2025
O Natal se aproxima e o comércio em Joinville se prepara para os dias mais movimentados das festividades: o horário de funcionamento das lojas (tanto de rua quanto shoppings) segue estendido de forma a favorecer o cliente, ampliando o tempo de procura e de compra de presentes para os eventos natalinos e de final de ano
Por Joinville Convention Bureau 17 de dezembro de 2025
Virada Criativa encerra temporada com shows, dança, circo e feira de artesanato neste fim de semana em Joinville. Programação gratuita ocupa a Praça Tiradentes e a GutBrau Expoville com atrações multiculturais para despedida do evento antes do Natal.
Por Joinville Convention Bureau 17 de dezembro de 2025
A Leebri passará a operar voos de helicóptero por aplicativo, utilizando o Heliporto do Shopping Mueller. O serviço estará disponível a partir do dia 20 de dezembro, com rotas que incluem São Francisco, BC, Blumenau, Brusque e Florianópolis.
Por Joinville Convention Bureau 12 de dezembro de 2025
Cantos e encantos natalinos são a atração deste fim de semana, no palco da Praça Nereu Ramos, Centro de Joinville. Em uma parceria do Festival de Corais Joinville com o Instituto Natal, onze corais levam ao público o melhor do repertório alusivo às boas festas.
Evento aconteceu no último final de semana no Saltare Centro de Dança em Joinville, com a presença d
Por Joinville Convention Bureau 9 de dezembro de 2025
Evento aconteceu no último final de semana no Saltare Centro de Dança em Joinville, com a presença de grandes nomes do cenário artístico e literário nacional
Mais Posts

Notícias do Convention Bureau

Por Luciana Imhof 19 de dezembro de 2025
Boas Festas!!!
Por Luciana Imhof 19 de dezembro de 2025
A cidade esteve presente em 14 feiras nacionais e internacionais, com estande próprio ou compartilhado, além da participação ativa em road shows e sessões de negócios estratégicos. As ações de promoção contemplaram mercados internacionais como Portugal, Argentina, Chile e Costa Rica,
Por Mariana Tomita 18 de dezembro de 2025
Ridein Transportes: Excelência em Transporte Executivo em Joinville
Referência em entretenimento de alto padrão para eventos corporativos, congressos e feiras.
Por Mariana Tomita 18 de dezembro de 2025
Rodrigo Auad é o Novo Associado do Joinville Convention Bureau
Por Luciana Imhof 17 de dezembro de 2025
De acordo com a coordenadora da pesquisa, Profª. Dra. Yoná da Silva Dalonso, o levantamento permitirá construir um retrato detalhado do visitante e de sua relação com a cidade.
Por Luciana Imhof 4 de dezembro de 2025
O portfólio reúne atrativos culturais, naturais e de turismo rural, além de serviços, espaços e experiências desenhadas para receber demandas personalizadas do mercado corporativo.
Por Mariana Tomita 4 de dezembro de 2025
Villa Passaredo: charme, natureza e estrutura em Tijucas do Sul (PR)
Por Luciana Imhof 27 de novembro de 2025
O 2º Encontro de Líderes da Hotelaria de Joinville e Região reuniu nesta 3ªfeira (25), no Rooftop Rolf Colin, diretores e gerentes dos hotéis da região. Organizado pelo Joinville e Região Convention & Visitors Bureau (JRCVB), o evento possibilitou a troca de conteúdo e networking, em comemoração ao Dia do Hoteleiro.
Por Mariana Tomita 27 de novembro de 2025
Meu Menu é a Nova Associada do Joinville Convention Bureau
Por Luciana Imhof 26 de novembro de 2025
Em parceria com a Associação Joinvilense de Amadores de Orquídeas (AJAO), o Joinville e Região Convention & Visitors Bureau (JRCVB) levou os Embaixadores de Eventos para a Festa das Flores, na noite de segunda-feira (17), antes mesmo da sua abertura oficial.
Por Luciana Imhof 26 de novembro de 2025
“A escolha de Joinville reforça o posicionamento da cidade como um destino de destaque no turismo de negócios e eventos, segmento que movimenta a economia local e impulsiona setores como hospedagem, gastronomia, transporte e serviços”, comenta o executivo.
Por Luciana Imhof 26 de novembro de 2025
A programação contou com rodadas de negócios, capacitações e encontros Institucionais, reunindo representantes do trade turístico catarinense, operadoras internacionais, companhias aéreas e autoridades dos dois países.
Mais Posts