
7º ANIMANECO - Festival Internacional de Teatro de Bonecos

7º ANIMANECO - Festival Internacional de Teatro de Bonecos
Com mais de 170 apresentações, edição de 2025 se expande para Jaraguá do Sul, estreia os mamulengos e recebe, pela primeira vez, participantes da Alemanha e Ásia
Não importa se feitos de madeira, manipulados por cordas, se diminutos ou com cinco metros de altura; se feitos de papel, de um utensílio doméstica ou de partes do corpo; se dentro de uma caixa, num grande palco ou projetado na parede.Eles virão de todos os lugares para serem as estrelas da maior festa do teatro de formas animadas do Brasil, o ANIMANECO - Festival Internacional de Teatro de Bonecos, que chega à sétima edição entre os dias 14 e 24 de agosto. Uma edição que adiciona Jaraguá do Sul ao tradicional roteiro por Joinville e São Francisco do Sul. E esta é apenas uma das novidades do evento deste ano, que conta com uma vasta programação - gratuita e para todas as idades - de espetáculos, exposições e ações formativas.
Serão
mais de 170 apresentações nas três cidades ao longo de 11 dias, uma verdadeira celebração da criatividade que caracteriza o teatro de animação. Mais uma vez os diversos gêneros que formam esse universo cênico estarão contemplados, das tradicionais marionetes ao teatro de sombras, dos fantoches às caixas de lambe-lambe, dos manequins à manipulação de objetos. Como novidade, a chegada dos mamulengos, um tipo de fantoche típico do nordeste com uma ligação íntima com a cultura popular daquela parte do país.
Por falar em regiões, 12 Estados estarão representados no ANIMANECO. Reforçando seu caráter internacional, o festival receberá novamente grupos da Espanha, Argentina, do Chile, da Colômbia e, pela primeira vez, da Alemanha, Turquia e Armênia. Este último traz um possível destaque da edição: “Thumbelina”, do Teatro Estatal de Bonecos Yerevan, espetáculo de sombras e fantoches que adapta o conto homônimo de Hans Christian Andersen.
Merecem menção ainda o espetáculo de abertura, “Azul”, em que a Artesanal Cia. de Teatro (Rio de Janeiro/RJ) usa bonecos e máscaras para tratar de temas como autismo e respeito à diversidade; e “Mira”, dramaturgia com bonecos gigantes concebida pelo grupo gaúcho De Pernas pro Ar.
EXPOSIÇÕES
Mas nem só de espetáculos vive o 7º ANIMANECO. Três exposições aproximam os bonecos do público e revelam pormenores técnicos e estilísticos do trabalho dos artistas: Mostra “Giramundo – Gêneros e Técnicas de Teatro de Bonecos”, do tradicional Grupo Giramundo, de Belo Horizonte (MG), e duas exposições com bonecos gigantes, uma de Joinville e outra de São José dos Pinhais (PR).
SEMINÁRIO
Já o Seminário Internacional de Teatro de Animação de Joinville é um espaço habitual para discussão, trocas e novos conhecimentos a respeito desse universo. Em sua sexta edição, o seminário acontece entre os dias 15 e 17, no galpão da Ajote, sob o tema “Rituais e o Teatro de Animação”. A proposta é analisar as fricções entre o teatro de animação e os rituais que o atravessam: rituais populares, cênicos, simbólicos, questionando como essas práticas têm resistido, se transformado ou se fragilizado diante das pressões do tempo presente.
OFICINAS
Além do seminário, outra ação formativa oferecida pelo festival é as oficinas, ministradas por artistas que também se apresentam no evento. É o caso de Cemal Faith Polat, de Istambul, com um workshop sobre o Karagotz, teatro de sombras tradicional da Turquia; Cacá Sena, da TIM Marionetes (RS), que dará uma oficina de vídeo com bonecos; a paulista Nina Vogel, que ministra uma oficina de playing costumes (figurinos animáveis); o grupo mineiro Girino, com uma oficina de teatro em miniatura; e o Teatro Mamulengo do Mestre Valdeck de Garanhuns, com uma oficina sobre manipulação, criação de personagens, voz e improviso no teatro e bonecos. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site
www.animaneco.com.br ou no linktree que consta no @animanecojoinville (Instagram).
ESPAÇOS
Toda essa vasta programação se espalhará por 14 palcos de Joinville, entre locais fechados e espaços abertos:
- Teatro Juarez Machado,
- Galpão da Ajote
- Teatro do Sesc
- Céu do Aventureiro
- Biblioteca Municipal
- Travessa Bachmann
- Parque São Francisco
- Museu Nacional de Imigração e Colonização
- Museu de Arte de Joinville (MAJ)
- Casa da Cultura
- Garten Shopping, Vigorelli
- Cidade das Águas e Praça da Bandeira
O 7º ANIMANECO - Festival Internacional de Teatro de Bonecos é um projeto cultural realizado pela Essaé Produções Ltda, por meio do Programa de Incentivo à Cultura (PIC) do Governo do Estado de Santa Catarina, aprovado pela Fundação Catarinense de Cultura. Conta com o Incentivo das empresas: Bistek Supermercados, Tirol Alimentos, Tigre SA, Urbano Alimentos, Condor SA, Siedschlag Embalagens e Celesc. Também possui recursos do Circuito Catarinense de Cultura da PNAB, Política Nacional Aldir Blanc.
NÚMEROS DO 7º ANIMANECO
11 dias de programação
12 espetáculos selecionados
5 espetáculos convidados
8 grupos de mamulengo
24 caixas de teatro lambe-lambe
9 performances
12 Estados
8 países
5 oficinas
3 exposições
1 seminário
Mais de 170 apresentações
SERVIÇO
O QUÊ: 7º ANIMANECO - Festival Internacional de Teatro de Bonecos.
QUANDO: De 14 a 24 de agosto.
ONDE: Espaços em Joinville, São Francisco do Sul e Jaraguá do Sul.
QUANTO: Gratuito . Ingressos para locais fechados disponíveis AQUI e 1 hora antes de cada espetáculo, conforme disponibilidade.
PROGRAMAÇÃO COMPLETA no @animanecojoinville (Instragram) e
www.animaneco.com.br.





Notícias do Convention Bureau

