13 - Cemitério dos Imigrantes

No Cemitério do Imigrante estão enterrados os primeiros imigrantes luteranos que colonizaram Joinville. O primeiro sepultamento ocorreu em dezembro de 1851 e o cemitério funcionou até o ano de 1913. 


Hoje ele é um bosque muito querido pelos Joinvilenses e palco dos Domingos Musicais, um evento de música que acontece de manhã no primeiro domingo do mês.

 

Enquanto você caminha até o atrativo escute o áudio.

http://

13 - Cemitério dos Imigrantes

Rua: XV de Novembro, 1.000 – Centro – Joinville – SC

Horário Funcionamento

Segunda-feira
Fechado
Ter - Dom
-
Localize no Google Maps

Se preferir acesse os Textos dos Áudios

 

Estamos caminhando para o Cemitério dos Imigrantes. Assustador? Nem tanto vai! Neste cemitério não se enterra mais ninguém desde 1913. Este cemitério foi construído no ano em que chegaram os primeiros imigrantes em Joinville, em 1851.   


Hoje, o cemitério tem 490 sepulturas e é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o Iphan, e é um bosque muito querido da cidade. neste local   inicialmente eram enterradas as pessoas da religião protestante e católicas, posteriormente com a abertura do cemitério católico, somente os protestantes eram sepultados aqui, lembrando que a maioria dos imigrantes eram suíços e alemães, e a maior parte deles era protestante.


A casa que você ver na entrada do cemitério era a antiga Casa do Coveiro e, em 1984, se transformou na Casa da Memória, que pertence a Prefeitura de Joinville e que hoje conta com uma sala de exposição de artes, além de ser ponto de encontro da Sociedade Cultural Alemã de Joinville. Eles se reúnem semanalmente para praticar conversação em alemão e manter viva a língua na comunidade.


Esse grupo também é responsável pela organização dos Domingos Musicais, que geralmente acontecem de manhã, no primeiro domingo do mês, de março a dezembro. Parte da rua é fechada para acomodar tendas, cadeiras e um grupo musical que se apresenta. O cemitério recebe dezenas de famílias que vêm prestigiar o evento musical, com direito a discurso em alemão.

Repare também na cobertura da edificação que fica à esquerda do cemitério. Ela tem uma solução de cobertura chamada Shed, muito encontrada nas antigas fábricas de Joinville. 


Os imigrantes trouxeram essa solução arquitetônica para dar mais ventilação e iluminação aos galpões das indústrias. Em diversos lugares de Joinville você vai conseguir reparar neste tipo de cobertura.


A visita ao cemitério pode ser feita de terça a domingo das 10h às 16h. Seguiremos sentido a Via Gastronômica de Joinville, passando pela Otto Boulevard. Aperte o play!



Você esta no ponto

 13 - Cemitério dos Imigrantes

Siga para o próximo...

Compartilhar