
03 - Mercado Público Municipal
O Mercado Municipal é muito forte na venda de peixes e frutos do mar. Ele possui 3 restaurantes que funcionam diariamente.
As mesas dos restaurantes se espalham sob as árvores na praça do mercado e aos sábados à tarde sempre tem música ao vivo. Diversas famílias se reúnem para tomar um chope ao ar livre.
Enquanto você caminha até o atrativo escute o áudio.

03 - Mercado Público Municipal
Rua: Av. Dr. Paulo Medeiros, S/N – Centro- Joinville - SC
Horário Funcionamento
- Seg - Sex
- -
- Sábado
- -
- Domingo
- Fechado

Se preferir acesse os Textos dos Áudios
Estamos caminhando para o Mercado Municipal de Joinville, ao lado dele passa o Rio Cachoeira que desemboca na Baía Babitonga. A Baía possui 14 ilhas, dentre elas a cidade histórica de São Francisco do Sul.
Ela foi descoberta em 1504 por uma expedição francesa, sendo o primeiro povoado de Santa Catarina. A cidade rapidamente se tornou um importante porto da região sul do país por ter uma localização estratégica, facilitando o comércio e a comunicação entre o Brasil e o sul do país e outros países.
Vamos pensar que naquela época, as estradas que tinham no Brasil eram poucas e ruins. A principal forma de transporte de pessoas e mercadorias era feita por embarcações.
São Francisco do Sul está na entrada da Baía Babitonga para chegar em Joinville. Os barcos grandes vinham até São Francisco e depois eram distribuídos em barcos menores para acessar o Rio Cachoeira e chegar a essa região de Joinville onde hoje está o Mercado Municipal. Foi a partir dessa região que a cidade se desenvolveu, nas fotos históricas podemos ver os veleiros atracados ao longo do Rio Cachoeira trazendo os imigrantes com seus sonhos e anseios por uma vida melhor e todo comércio entre os povoados acontecia por aqui.
Joinville sempre teve uma ligação muito forte com São Francisco do Sul, que nós chamamos carinhosamente de São Chico. Dividimos a mesma Baía Babitonga e durante 15 anos, desde que os primeiros imigrantes chegaram aqui, nosso povoado que se chamava colônia Dona Francisca fazia parte de São Francisco do Sul, depois foi crescendo e criou sua independência. O Centro histórico de São Chico é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o IPHAN, e suas praias são lindas e bastante frequentadas pelos joinvilenses.
Passeie pelo Mercado Municipal de Joinville, se estiver com tempo vale tomar um chope artesanal e um pastel de siri ou camarão. O ponto seguinte é o monumento a Barca, em frente a prefeitura de Joinville.
Na caminhada até lá te conto porque esse monumento entrou na lista dos imperdíveis da cidade. Até lá!