02 - Catedral de Joinville

A Catedral de Joinville é um marco arquitetônico no centro de Joinville. 


Sua forma escultural, sua geometria e o concreto armado e aparente deixam claro que se trata de uma obra arquitetônica influenciada pela escola modernista presente na década de 60, em várias obras brasileiras.  


Seus vitrais iluminam e dão cor à Catedral. São 20 vitrais e cada um conta uma história da evolução do mundo. 


Os horários de Missa na Catedral são:

Segunda à Sexta-feira 18:00

Terça-feira à Sábado 07:30

Quarta-feira15:00 (Honra a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro)

Sábados 19:00

Domingo 8:00, 10:00 e 19:00

 

Enquanto você caminha até o atrativo escute o áudio.

http://

02 - Catedral de Joinville

Rua: Rua do Príncipe, 746- Centro - Joinville-SC

Horário Funcionamento

Seg - Dom
-
Localize no Google Maps

Se preferir acesse os Textos dos Áudios

 

Nosso próximo ponto é a Catedral de Joinville, um marco arquitetônico localizado no centro da cidade, entre a Rua do Príncipe e a Avenida Juscelino Kubitscheck. A construção da catedral começou em 1960 e demorou 17 anos para ser concluída. Ao observar as formas da edificação, podemos identificar que ela faz parte do movimento modernista dos anos 60 no Brasil, no mesmo período em que Oscar Niemeyer e Lúcio Costa projetavam Brasília, com concreto armado aparente e formas geométricas limpas e esculturais.


Na frente da igreja você verá o campanário e uma passarela super bonita que leva até o tradicional Colégio dos Santos Anjos, fundado em 1907 pela Congregação das Irmãs da Divina Providência.


A arquitetura interna da igreja é cheia de significados. Se você for entrar, lembre-se de que é um lugar sagrado e que precisamos manter o silêncio. Se você não estiver com os fones de ouvido, continue escutando o áudio na caminhada.   Mas se você estiver de fone, pode pausar o áudio agora e continuar quando estiver dentro da igreja para você conseguir visualizar os elementos que irei te contar.


DENTRO DA IGREJA


Agora que você já está dentro da Catedral de Joinville, perceba:

A Porta de Entrada é enorme e simboliza que a igreja está aberta a todos que quiserem entrar.


A Cobertura possui duas cúpulas em formato de concha, que representam as mãos de Deus sobre nós.


A Nave Central com um grande arco de 68 metros de vão livre, transmite a sensação de que somos pequenos perante Deus.

As 12 Colunas Redondas representam os 12 apóstolos de Jesus.

Agora reparem os vitrais, eles são lindos, iluminam e dão cor à igreja monocromática. São 20 vitrais que contam a história da evolução do mundo. E eu vou te contar aqui rapidinho.   A história começa no vitral 01, se você parar no corredor principal, de costas para o altar e de frente para a porta principal. Ali começa o início dessa história que eu vou te contar. 


O vitral 02 é o que está à direita do 01 e assim você vai girando e a história vai acontecendo. O vitral 01 representa o caos, o início do mundo e do reino mineral, depois vários tipos de plantas começam a aparecer até que aparece o reino vegetal onde podemos identificar pés de café, cana-de-açúcar, bananeira, flores e folhagens, trigo e uva. Depois vem o reino animal e, na sequência, o homem, deitado no berço da história, estendendo as mãos para algo divino ajudá-lo a levantar-se.   Ele olha a natureza e sente que deve transformá-la e, por isso, cria os seus instrumentos de trabalho.   Depois nasce Jesus Cristo, na cauda do cometa está a assinatura: PX. Símbolo de Jesus Cristo.


Os próximos sete vitrais representam os Sete Sacramentos, a cor amarela significa a nobreza e riqueza que Cristo representa para nossa vida. Os sete sacramentos são: o batismo, a crisma, a penitência, a eucaristia, o matrimônio, a unção dos enfermos e o sacramento da ordem.


Os próximos vitrais representam a evolução do mundo moderno.   O globo terrestre, o campo de trabalho onde o homem vai demonstrar a sua capacidade criadora, herdada de Deus. Depois aparecem as nítidas pirâmides, um rolo de papiro, pergaminhos, livros abertos e fechados para representar a evolução da imprensa e a divulgação da Bíblia. Na sequência, as fábricas com suas chaminés poluindo as cidades. Os avanços da medicina, física e química. Depois a eletricidade, a TV e tudo que veio com ela. As telecomunicações e o homem na conquista do espaço. E no final dessa história, a gente vê o vitral ao centro onde encontramos os olhos de Deus Pai. Aos pés do vitral vemos as mãos de Deus Filho oferecendo a Deus Pai o universo evoluído e transformado pelas mãos dos homens com seu criador. Deus começou a criação, mas confiou ao homem a continuação, de modo que somos responsáveis pelo mundo que construímos. E assim concluímos a nossa história.


De fato, a arquitetura é uma obra de arte com a qual interagimos, né?! Essa obra aqui conta muitas histórias, isso porque você não conheceu o cemitério que tem embaixo do altar, tem coragem de visitar? A entrada dele fica atrás do altar, perto da capela.   Ah, e aproveite para agradecer a vida, a saúde e por você estar tendo a oportunidade de estar aqui, passeando em Joinville. Quando começar a caminhada ao Mercado Municipal, aperte o play.



Você esta no ponto

 02 - Catedral de Joinville

Siga para o próximo...

Compartilhar