
18- Opa Jerke
Enquanto você caminha até o atrativo escute o áudio.

Se preferir acesse os Textos dos Áudios
Chegamos ao final da nossa caminhada por Joinville. E terminamos aqui, na Rua do Príncipe. Nesta rua, 18 edifícios foram tombados para manter viva parte de toda essa história que te contei ao longo de todo o percurso. Essa rua é tão especial para a gente que fizemos um roteiro só para ela, o Walking Tour Trilha do Patrimônio da Rua do Príncipe. Essa caminhada começa no início da rua, no Palacete Niemeyer, ao lado de um prédio alto preto, onde hoje está o Banco do Brasil.
Nosso passeio nos 18 pontos imperdíveis do centro de Joinville termina aqui, mas tem outros três lugares que eu gostaria de te recomendar para visitar em Joinville, mas você teria que ir de carro.
O primeiro é o Hemero, ele é um parque de flores lindo que tem floradas o ano inteiro. Em julho, eles fazem o Festival dos Girassóis, com mais de 20 mil pés de girassóis plantados e, em novembro, o Festival de Primavera Hemero. O segundo é o Barco Príncipe de Joinville é um passeio de barco que navega pela Baía Babitonga até São Francisco do Sul e volta, sai às 10h da manhã e retorna às 15h30 da tarde. E o terceiro é o Mirante de Joinville. Esses três são totalmente imperdíveis, mas também temos turismo rural, trilhas de aventura na Serra Dona Francisca durante o inverno, boiacross e banho de rio no verão. Somos também a cidade base para conhecer a região, estamos a uma hora de carro de Balneário Camboriú, 50 minutos do Beto Carrero, 30 minutos da praia de Barra Velha e 40 minutos de Campo Alegre, na serra. A agenda de eventos completa da cidade e informações sobre todos os atrativos você encontra no visitejoinville.com.br.
Para a gente encerrar esse passeio em clima de brinde, vamos falar um pouquinho mais sobre cerveja? Muita gente não sabe, mas Joinville tem uma rica história de pioneirismo cervejeiro no Brasil. Em 1852, um ano após a fundação da cidade, o imigrante suíço Albrecht Gabriel Schmalz chegou a Joinville trazendo com ele equipamentos necessários para a produção de cervejas.
A Cervejaria Schmalz foi a primeira cervejaria da cidade de Joinville e uma das primeiras do Brasil e funcionava na casa bem próximo a Praça da Bailarina, que passamos agora a pouco. A partir da fama da Cervejaria Schmalz, outras importantes cervejarias surgiram na cidade, como a Cervejaria Kuehne, Cervejaria Berner e a Cervejaria Tiede, que em 1928, foi rebatizada de Cervejaria Catharinense, a maior cervejaria de Santa Catarina na década de 1940.
Em 1948, a Cervejaria Catharinense foi vendida para a Companhia Antarctica, que passou a produzir aquela que foi considerada por décadas “a melhor cerveja do Brasil”. Em 1999, porém, a fábrica da Antarctica de Joinville encerrou as suas atividades, deixando a cidade sem nenhuma cervejaria em operação e interrompendo uma história cervejeira de quase 150 anos. Essa fábrica funcionava onde hoje é a Cidade Cultural Antarctica, já passamos por ela no nosso Walking Tour. Sete anos depois, foi fundada a OPA BIER, responsável por retomar a atividade cervejeira da cidade no início de 2006. Com a missão de resgatar a tradição cervejeira de Joinville, terra de uma das primeiras e da melhor cerveja de Joinville, a OPA BIER é atualmente a maior cervejaria da região e uma das mais premiadas do Brasil, produzindo mais de 70 rótulos de cervejas. A fábrica da OPA BIER fica a cerca de 10 quilômetros do centro de Joinville. Você pode visitar e conhecer a linha de produção da cervejaria, degustar as cervejas produzidas pela marca, além da experiência de tirar um chopp fresquinho direto de um tanque de 20 mil litros. As visitações ocorrem aos sábados pela manhã em uma visita audioguiada. A OPA BIER tem sua cervejaria na Praça Nereu Ramos, aqui na Rua do Príncipe, um espaço gastronômico e cultural que conta mais sobre a história da tradição cervejeira de Joinville.
E aqui encerramos nosso Walking Tour Imperdíveis de Joinville, em clima de celebração da nossa cultura e agradecimento por você estar aqui comigo nesta caminhada por essa cidade que eu amo tanto! Deu tempo de ficar apaixonada pela minha cidade? Então volte sempre, Joinville esta sempre de braços abertos para receber, você, seus amigos e sua família. Te vejo em breve!